Como estudar a Bíblia: O teste da intenção

Qual foi a intenção original do autor?

Quando você olha para a figura ao lado, o que você vê?

Um pato? Um coelho? Uma cabra? Um martelo com garra? Muitas pessoas olham o mesmo desenho e vêem um objeto diferente. Como nós verificamos a verdade?

Uma maneira seria perguntar ao artista. Qual foi sua intenção quando desenhou este esboço?

Freqüentemente quando duas pessoas olham o mesmo versículo das Escrituras, elas enxergam coisas diferentes. Como sabemos o que o versículo quer dizer? Uma maneira seria perguntar ao Escritor. Quando Você escreveu este versículo, o que Você pretendia dizer?

Deveríamos começar determinando o gênero ou tipo de literatura no qual o versículo foi encontrado. Se eu escrevesse um poema para você, eu não teria a intenção de que você o usasse como um documento científico. Por outro lado, se eu escrevesse um trabalho sobre a história para você, eu não iria querer que você entendesse meus pensamentos como poéticos.

A Bíblia contém muitos tipos de literatura. Alguns livros são históricos; outros são cartas pessoais. Alguns são poéticos e outros são proféticos. Algumas histórias são parábolas; outras são reais.

Quando se trata de um versículo em particular, é importante perguntar, O que esta seção quer dizer? Qual é a implicação do livro?

A propósito, não fique desanimado quando um versículo ou uma passagem em particular for extremamente difícil de entender. Há uma relação direta entre a compreensibilidade de um assunto e sua importância para sua vida. Um Deus bondoso esconderia uma verdade crucial? Eu acho que não. Talvez nunca saibamos o que Paulo quis dizer quando falou em “batismo dos mortos” em 1 Coríntios 15:29 ou a pregação de Jesus para os “espíritos em prisão” em 1 Pedro 3:19.

Em alguns casos, esses versículos não foram dirigidos a nós. O autor original e seu público estão se referindo a um evento ou problema que você e eu não sabemos a respeito. Estamos ouvindo por casualidade um lado da conversa. Esses versículos podem compor um diálogo interessante, mas nós não devemos ficar neles caso eles ocultem os grandes assuntos da Bíblia.

Continua »

Leia todos os artigos da série

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com