Alegria que embeleza

    “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” Provérbios 15:13.

    Como essa Palavra é verdadeira! Basta ficarmos tristes para que não somente nós mesmos, mas outros de nosso convívio, percebam em nossa fisionomia que estamos tristes. Até pela voz dá pra conhecer a tristeza.

    Não é que não podemos ficar tristes. O que não podemos é permanecer na tristeza; ou ainda pior, usar desses momentos para colocar em descrédito as promessas que Deus tem para nós através de Sua Palavra. Para isso, precisamos de discernimento para identificar o tipo de tristeza que nos acomete.

    Há sofrimentos do espírito que cada alma passa no seu processo de aperfeiçoamento, porém, estes não são comparados àquelas aflições impostas e diretamente vindas de sentimentos ainda não crucificados. Sentimentos estes que tendem a se levantar a cada dia em nossas vidas, muito embora saibamos perfeitamente que são maléficos a nós mesmos. Se ficarmos lamentando circunstâncias naturais desagradáveis, nada trarão senão mais tristeza ainda. A angustia desmedida acerca de acontecimentos tristes, arruína a alma e você sabe muito bem disso.

    A única espécie de tristeza que Deus pode usar para nosso bem, é a tristeza espiritual do verdadeiro arrependimento. Esta sim é um tipo de tristeza que de certa forma o Senhor se agrada, pois leva-nos a um quebrantamento diante dEle.

    Alguma dificuldade lhe causou tristeza? Volte-se para o Senhor, e entregue cada dificuldade a Ele. Não se distancie do Senhor, pois assim você atrairia tristeza sobre tristeza.

    Nós estamos tão próximos de Deus quanto escolhemos estar, portanto, Ele está pronto para receber em meio à nossa tristeza uma nota de louvor demonstrando nossa alegria nEle. Assim, transformará essa nota de alegria em força, afinal, a alegria no Senhor é nossa força.

    Lembre-se: há um Deus que luta por nós, e Ele não cochila e nem dorme! Está ciente da situação de cada filho e filha dEle, e no momento certo agirá. Portanto, permaneça na alegria, não pelo fato em si, mas pelo cuidado que o Pai tem por você. Além de tudo, você vai até ficar mais bonito.