Dicas para ler a Bíblia em 1 ano

    “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples” Salmo 19:7.

    É excelente que se leia a Bíblia toda. Ao ritmo de um capítulo por dia, levaria mais de três anos para ler todas as Escrituras. Se ler três ou quatro capítulos por dia, levará cerca de um ano.

    Para ter uma idéia geral do conteúdo da Bíblia, talvez pudesse começar pelos Salmos e Provérbios. Daí volte para Gênesis, Êxodo e o Primeiro de Samuel, antes de passar para a era cristã, com Mateus, Atos, e algumas das cartas escritas aos primitivos cristãos, tais como Filipenses, Tiago, e a Primeira ou a Segunda de Pedro. Agora, se você já tem um conhecimento global da Palavra, leia na ordem dos capítulos, que é o que eu prefiro, pois a visualização da ordem bíblica dos acontecimentos fica mais fácil.

    Acredito que seja o momento propício para lançar o desafio de lermos a Bíblia toda no ano de 2005. Se você já tentou isso várias vezes mas sem sucesso, vale deixar aqui algumas dicas para que seu objetivo não fracasse mais uma vez. Essas dicas são inspiradas em conversas que tive com pessoas que já tentaram ler mas abandonaram o propósito no meio do caminho e nas vezes em que consegui (e que não consegui) a graça de ler a Bíblia toda em um ano.

    1. Leia todos os dias. O objetivo de fazermos o compromisso de ler a Bíblia em um ano, além de ter uma panorâmica geral da Palavra de Deus e conhecer mais do Seu poder, é criar uma disciplina de leitura diária da Palavra de Deus. Normalmente o que se propõe para quem deseja ler a Bíblia toda em um ano é que leia por volta de 4 capítulos por dia, lendo menos aos fins-de-semana, por volta de 2 aos sábados e 2 aos domingos. Dependendo da sua agenda, você pode adequar isso da melhor maneira possível à sua vida.

    2. Não desanime depois de Êxodo 20. Tem uma porção de pessoas que é expert em Gênesis pois sempre fracassa na leitura da Bíblia quando começa aquela “lista interminável” de leis do livro de Êxodo que se estendem ainda por todo o livro de Levítico. É preciso que você entenda que “toda escritura é INSPIRADA por Deus e ÚTIL para o ensino, para a correção e para a admoestação na justiça”, por isso é importante que você leia também as leis dadas por Deus pois elas tipificam Aquele que estava por vir para cumprir em Si mesmo essa lei.

    3. Não pule as genealogias. Outra coisa que as pessoas reclamam muito de ter que ler são as genealogias. Não-sei-quem gerou não-sei-quem que gerou não-sei-quem e daí em diante. Elas, apesar de cansativas para uns, também são importantes pois nos dão um bom pano de fundo histórico para a correta compreensão dos acontecimentos bíblicos.

    4. Sempre ore antes e depois de ler a Bíblia. A Palavra de Deus transforma aquele que a lê e se apropria de suas promessas. É importante contar com a direção de Deus para a correta compreensão de Sua Palavra.

    5. Procure visualizar os acontecimentos, medite sobre as qualidades de cada personagem e de que forma podemos aplicar em nosso dia-a-dia os princípios envolvidos. Acima de tudo, faça com que a leitura bíblica fortaleça a sua relação pessoal com o Criador, conhecendo melhor Suas qualidades e Seus propósitos.

    6. Se possível, leia numa Bíblia com comentários no rodapé. Esses comentários, embora muitas vezes reflitam a opinião pessoal do comentarista, são muito importantes para dar alguns esclarecimentos históricos e de possibilidades de tradução.

    7. Se você deixar de ler um dia, leia o dobro no dia seguinte. Não deixe a sua leitura atrasar pois isso causa desânimo. É até interessante que você sempre fique adiantado na leitura bíblica

    Aceite desde já o desafio de começar a ler a Bíblia toda no primeiro dia do próximo ano. Com certeza, 2005 será um ano inesquecível para sua vida.

    Se você estiver disposto, escreva um comentário aqui embaixo para que possamos acompanhar um ao outro nesse grande projeto de vida. Eu tô nessa!