Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

A produtora Lionsgate Entertainment optou por dividir o terceiro e último livro em dois filmes, seguindo a tendência de Harry Potter e A Saga Crepúsculo.

O filme continua o que foi mostrado na decepcionante primeira parte, com Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, e sendo enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe. Eles arriscam suas vidas em uma missão para assinar o ditador, que fica cada vez mais obcecado em acabar com Katniss.

Falta sentimento nesse longa. Os personagens estão totalmente imersos no clima de guerra, que além da cena do epílogo, o filme só emociona quando Katniss parte escondida ao front de batalha e recebe o tradicional cumprimento em três dedos erguidos dos seus seguidores. O âmbito político envolvendo o universo de Jogos Vorazes também não é aprofundado, talvez pela ausência de Philip Seymour Hoffman nas filmagens devido seu falecimento. O seu personagem Plutarch Heavensbee é o grande vencedor dos Jogos Vorazes.