O valor da leitura bíblica

    A nossa campanha para incentivar você a ler a Bíblia toda em 2005 continua! Se você estiver interessado em participar, escreva uma mensagem no espaço de comentários deste post e aceite conosco este desafio que certamente transformará vidas.

    6 pessoas já aceitaram o desafio:
    Paulinho, SBC
    Esdras, Sorocaba
    Marcos, Piracicaba
    Adriana, Maringá
    Diego, Várzea Grande
    Rafael, Araraquara

    O melhor de aceitarmos juntos este desafio é que estaremos sempre lendo a mesma parte da Bíblia e poderemos tirar dúvidas com os outros companheiros de jornada e trocar impressões de nossa leitura.

    « Leia o post anterior

    O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a nos equipar para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hábitos de estudo reflitam a atitude expressada no Salmo 119:14-17:

    “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.”

    Através da leitura da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus.

    Samuel aceitou a instrução de Eli e recebeu as palavras de Deus com uma atitude de humildade: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” (1 Samuel 3:9-10). Cada vez que abrirmos as páginas das Escrituras, deveremos demonstrar exatamente esta atitude. O estudante humilde tem que ter também um coração aberto. Pedro nos diz que precisamos nos esvaziar do mal para que possamos aceitar o puro evangelho com o ardente desejo dos recém-nascidos querendo leite (1 Pedro 2:1-3). Com humildade e corações abertos, procuramos cumprir o compromisso de cada servo fiel de Cristo: obedecer tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:19-20).

    O estudo proveitoso também depende de uma valorização correta do texto que estamos estudando. A Bíblia contém a completa, suficiente e final revelação da vontade de Deus para o homem, por isso deverá ser estudada cuidadosa e respeitosamente.

    Devemos estudar também com respeito pelo silêncio das Escrituras. Muitos erros podem ser evitados se temos o cuidado de não falar presunçosamente quando Deus não falou. Agir quando Deus não disse nada é mudar sua palavra. Jesus tinha o direito de mudar a lei, mas nós não. Passagens como 2 João 9; 1 Coríntios 4:6 e Apocalipse 22:18-19 nos lembram do perigo de ir além ou acrescentar à palavra revelada.

    (Na semana que vem tem mais)