Gênesis

    Foi dada a largada e quem se propôs a ler a Bíblia toda em 2005 já está em meados do livro de Gênesis.

    Gênesis é um livro fantástico! O poder de Deus é visto criando tudo a partir do nada. Quanta grandeza! Quanta criatividade!

    Conforme vamos lendo, algumas coisas chamam nossa atenção e sempre é legal ter alguém para comentar sobre essas coisas. Você pode aproveitar o espaço reservado abaixo para comentar com a gente as suas impressões sobre sua leitura de Gênesis. Vou relatar rapidamente algumas coisas que me saltaram aos olhos nos primeiros capítulos.

    Você reparou em Gênesis 1:7 que Deus fez separação entre as águas debaixo e de cima do firmamento? Existe uma teoria muito convincente de que Deus criou a Terra revestida por uma grossa camada de água que protegia inclusive dos raios nocivos do sol. Essa camada veio abaixo no dilúvio relatado nos capítulos 6, 7, 8 e 9 e, a partir daí, o homem reduziu (e muito) o seu tempo de vida devido ao aumento da incidência dos raios solares que comprovadamente envelhecem mais rapidamente.

    E para onde foi tanta água? Essa camada que revestia a Terra servia como uma câmara hiperbárica mantendo a temperatura igual em todo o planeta. Com a abertura das comportas do céu, essa camada desapareceu e passaram a existir as grandes diferenças climáticas e grande parte da água descarregada no dilúvio foi congelada nos pólos. Você nunca ouviu falar que se o gelo dos pólos derretesse a Terra seria toda inundada? Muitas ilhas e praias já desapareceram devido ao aumento da temperatura global que causou o derretimento de algumas geleiras.

    Pode ser que tudo isso que eu escrevi acima seja uma grande bobagem, mas fundamento até que tem e eu gosto de pensar nisso. Deus faz as coisas funcionarem tão perfeitamente quanto um relógio feito na mais alta precisão.

    Outra curiosidade: Você sabia que o ser humano e todos os animais foram criados vegetarianos? Veja Gn 1:29: “Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.” Mas essa regra mudou depois do dilúvio quando Deus deu os animais como alimento: “Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado” Gn 9:3.

    Se você notou mais alguma coisa interessante, escreva logo abaixo e se envolva conosco nessa leitura da Bíblia que só pode trazer coisas boas para a sua vida.