Deus manda um terremoto para salvar

Atos 16:25-31:

“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos. Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos. Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”

INTRODUÇÃO

Sabemos que Paulo estava na sua 2ª Viagem Missionária e o Espírito Santo impediu de anunciar o Evangelho na Ásia.

Paulo chega em Trôade e tem uma visão de noite. Nessa visão teve um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa a Macedônia, e ajuda-nos.

Chega em Filipos, e ali uma jovem tinha um espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava lucros aos seus senhores. Paulo expulsou os demônios em nome de Jesus. Por isso, Paulo e Silas são açoitados e logo após foram lançados na prisão.

TERREMOTO

Atos 16: 25-26 – Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus e os outros presos estavam escutando.

Podemos aprender que, quando estamos passando por momento difícil, devemos louvar a Deus, e até mesmo outros estarão ouvindo e prestando atenção no que você está fazendo.

Para Deus mandar um terremoto para salvar a sua família, você precisa de oração.

Quando Deus mandou um terremoto, os alicerces do cárcere se moveram, abriram-se todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

No dicionário Michaelis:

ter.re.mo.tos. m. 1. Tremor da crosta terrestre; abalo sísmico; sismo. 2. Grande estrondo. 3. Grande abalo social.

Podemos aprender que, quando o terremoto vem, o que era antes passa a não ser, isto é, a situação em que você estava se transforma. Abrem-se portas, são soltos os grilhões (s. m. 1. Corrente de metal, formada de anéis encadeados. 2. Cordão de ouro. 3. Cadeia, prisão. 4. Algema. – Michaelis)

CARCEREIRO

No Capítulo 16 consta a história de 3 famílias:

– Do Timóteo
– Da Lídia, vendedora de púrpura
– Do Carcereiro

Gostaria de falar sobre o Carcereiro e a sua família

Observe que das 3 famílias os seus componentes são revelados os nomes: Timóteo e Lídia, mas o do Carcereiro não.

Esse homem e toda a sua família estavam também numa prisão. Como escravo do inimigo. Após o terremoto, queria se matar, mas Paulo o impediu.

O Carcereiro queria saber o que era necessário para se salvar. Responderam eles: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.

CONCLUSÃO

Aquele homem e a sua família foram batizados.

Se for preciso, Deus manda um terremoto para salvar a sua família.

E saiba que, quando você aceita Jesus como Único Salvador, Ele tem uma aliança com você.

“Saberás, portanto, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia, até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.” Deuteronômio 7:9.

Que Deus os abençoe.