Shrek Terceiro

Shrek é um filme feito pra pessoas de 8 meses a 88 anos. Tem tiradas engraçadas, ótima trilha sonora, lições de moral, “tiração” de onda com grandes filmes e personagens singularmente bacanas. Dá vontade de assistir zilhonésimas vezes. Esperei tudo isso do terceiro, mas dessa vez, não senti o clima dos anteriores. Trocaram o diretor e o resultado não foi muito cômico…

O rei Harold, de Tão Tão Distante, pai de Fiona, está a beira da morte. Como ela é sua única filha, deve se tornar rainha e Shrek, o rei. Mas, ele ainda não está adaptado à vida no reino e percebe que não consegue desempenhar as funções reais. Para escapar da responsabilidade e voltar com sua amada para o pântano, Shrek vai atrás de Arthur, o segundo na linha de sucessão.

O problema é que o garoto (sim, garoto) é o mais zoado dentre os zoados e acha que não será capaz de assumir o reinado. Além de tentar convencer Arthur, Shrek fica assustado com a gravidez de Fiona (sim, ele será papai! [ow, isso não é nenhum spoiler*]). Ele conta com a ajuda do Burro (lindo, engraçado e charmoso como sempre) e do gato (um gato! Hehehe).

Enquanto isso, no castelo, o príncipe encantado (aquele da exuberante juba loira) prende Fiona, sua mãe e outras princesas. Ele pretende tomar o reino para si e se vingar de Shrek.

* “Spoiler é uma palavra inglesa que vem do verbo “spoil”, estragar. Pode ser traduzida como “estraga-prazeres” ou “desmancha-prazeres” (sendo este mais comum em Portugal), e é usada para definir revelações de fatos importantes da trama de filmes, televisão, livros e jogos”. By Wikipédia

Quando o filme acabou e assistíamos aos créditos, meu amigo comentou: “Sara, você esperou muito do filme”. Vim pensando nisso e me dei conta de que nem as crianças riram a contento. E convenhamos que os seres infantes riem de qualquer coisa. E geralmente os adultos que assistem comédias riem também, mesmo que a cena não seja lá muito hilária. Basta dizer que é comédia que o povo entra na sala rindo até dos infames comerciais antes do filme. O filme é ruim? Não. O que acontece é que os dois primeiros foram excelentes e ficamos na expectativa do padrão ser mantido ou superado. O Burrinho e o Gato salvam da “semgraceira” total.

Ah! Tem uma lição de moral muito bacana, sobre superação e auto-imagem. “A única pessoa que pode te atrapalhar é você. Você é o único que pode atrapalhar seu caminho”. E aí eles falam da confiança em si mesmo.

Vale a pena assistir? Sim, mas não espere gargalhar até ficar com o maxilar dolorido. Sabe aquela vontade de assistir a próxima sessão do filme? Pois é, dessa vez não rolou. . [No fim das contas, parece que o terceiro filme saiu só pra gerar mais grana pros cofres de uma porção de gente que lucra com o ogro =(].

Para quem já assistiu (selecione com o mouse):

– Estou ouvindo uma música do primeiro Shrek. A trilha desse foi legalzinha. Algumas “clássicas” e bacanas, mas as trilhas dos primeiros é muuuuito melhor! Só aquele clip no fim do primeiro, ao som de “I`m a believer” já vale a trilha do terceiro. E “Accidentally love”, do segundo? Ganhou até prêmio (merecidamente!).

– O que foi aquela cena da morte do rei?! Kkkkk!

– Ponto alto: os detalhes. Repararam na fibra da camisa do Shrek? E a peruca dele e da fiona, então? Aquele brilho deu um efeito muito legal! O cavalo marrom do oponente do Arthur é lindo! E a cabeleira esvoaçante do Encantado, então?

– A melhor cena do filme sem dúvida é o olhar-gato do Burrinho. Liiiindo! Toda a platéia suspirou, rsss.

– Gato: “Meu amigo, você está literalmente…” (som do berrante). Hahuahuahua!

– O Shrek pergunta como é que pôde acontecer da Fiona ficar grávida e o Gato começa a explicar e o Shrek diz que sabe e o Burro pergunta “mas como é que acontece”? Hahahahahah!

– Aliás, como é que um simples Burrinho engravida uma Dragoa? Nem Freud explica! Mas os babies ficaram engraçadinhos, hehehe.