Ester: chamada para orar (4)

Nesta história, onde Xerxes representa Deus e Hamã representa Satanás, adivinhe quem o representa – Ester. Ester representa você. Você e Ester têm muito em comum. Veja, Ester era uma órfã abandonada. Nós não sabemos por que seus pais a deixaram, mas ela era uma órfã abandonada. Nós, também. Não temos nome. Não temos futuro. Mas alguém veio amavelmente e nos adotou. Nosso Rei nos adotou. Neste caso, Mordecai, seu primo, a criou. Ele era mais do que apenas um pai. Ele também era um conselheiro para ela. E quando foi necessária uma rainha para servir na Pérsia – estamos encurtando muito uma longa história aqui por nem mencionar por que foi necessária uma nova rainha – é suficiente dizer que ela entrou no concurso de Miss Pérsia e ganhou. E o rei teve uma nova rainha. Mordecai, então, chega como seu conselheiro. Mordecai no livro de Ester representa o papel do Espírito Santo, porque você, também, tem o Espírito Santo que chega como seu conselheiro, que o orienta, que o aconselha. E ele sabiamente disse a Ester para não revelar que ela era judia. E então ela assume o trono como rainha e ninguém sabe que ela é judia. Ele também foi quem disse a ela para ir ao rei Xerxes e pedir misericórdia por causa do que Hamã estava para fazer.

Agora, ela estava resistente em fazer isso, o que pode deixá-lo curioso. Deixa a mim. Acho que a primeira coisa que eu faria seria pedir ajuda. Então ela explica a Mordecai por que ela não quer ir e falar com o rei Xerxes. Em Ester capítulo 4 e versículo 11 ela diz, “Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva; mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei.”

Bem, por mais peculiar e remoto que isso possa soar para nós, essa era a prática do reino, que ninguém, nem mesmo a rainha, poderia entrar na sala do trono a não ser que ela ou ele fosse primeiramente convidado. E se eles entrassem e o rei não estendesse seu cetro, que é seu ato simbólico de recebê-los, eles perderiam suas cabeças. E Ester meio que gosta de sua cabeça. E ela não está pronta para correr esse risco. Então Mordecai vai até ela e oferece sua palavra de encorajamento, assim como o Espírito Santo vai até você e oferece suas palavras de encorajamento. Ele diz, “Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?”

Note, por favor, que Mordecai tem certeza de que o povo judeu terá livramento. Ele não está preocupado a respeito da salvação do povo judeu. Ele sabe que alguém irá aparecer e salvá-los, porque eles são a linhagem através da qual Jesus nascerá. Ele fala com sabedoria como o Espírito Santo fala conosco. O que está em questão aqui não é a sobrevivência do povo. O que está em questão aqui é o papel de Ester na história de Deus. O que está em questão na sua vida não é se algum dia haverá céu e se algum dia haverá inferno, se Deus mais cedo ou mais tarde reinará supremo. Isso acontecerá. O que está em questão é se o Max Lucado estará ao Seu lado ou não.

Dizem a Ester que, a menos que você se envolva, sua família sofrerá. Bem, eu não sou muito esperto, mas posso fazer essa tradução. A menos que eu me alinhe com o meu Rei, minha família sofrerá. Sua família sofrerá. As pessoas a sua volta sofrerão. Ao contrário, sua família será abençoada. Sua família será conservada. Sua santidade – seu senso de santidade e constante intercessão por sua família serão honrados, se você realmente se alinhar com o Rei.

Agora, temos que ir rápido aqui. Aqui está o que Ester responde no capítulo 4 e versículo 16. Ela diz, ”Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.”

Agora, se você já leu a história de Ester, o que você quer fazer agora é ir rápido para aquela conversa que ela teve com o rei Xerxes. Mas espere só um segundo. Eu quero dar uma palavra de um parágrafo aqui que é muito importante. Você acabou de ler sobre os heróis do livro de Ester. Mordecai é digno do nosso aplauso. Ester é digna de nossa admiração. Mas os verdadeiros heróis são esses cidadões anônimos, que passaram três dias em jejum e oração. E se o rei Xerxes receberá a rainha Ester, será apenas porque esse povo foi primeiro ao seu Rei e ficou em Sua presença. Muito é dito a respeito do fato de o livro de Ester ser o único livro da Bíblia onde o nome de Deus nunca é mencionado. Sua marca é encontrada em todas as páginas, mas Seu nome nunca aparece. Acho igualmente curioso o fato de que nenhuma religião é mencionada. Sem templo. Sem sacerdote. Sem igreja. Apenas simples pessoas – sapateiros e cozinheiros e ladrões e seus povos regulares que vivem em uma vizinhança que sabe que o mundo inteiro está caindo a menos que orem. Então eles, em um ato de coragem desesperada, dizem, “Nós iremos orar.” Estes são os heróis da história. E meu pressentimento é que, quando todos nós chegarmos em casa, encontraremos os verdadeiros heróis de nossa história.

Continua »

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com