Ester: chamada para orar (5)

O que acontece depois? Capítulo 5 e versículo 1: ”Ao terceiro dia, Ester se vestiu de trajes reais, e se pôs no pátio interior do palácio do rei, defronte da sala do rei.” Por favor, note este ponto muito importante – Ester não é burra. Só porque você ora, isso não lhe dá licença para inatividade. Você não ora por um emprego e nunca envia um currículo. Você não pede direção a Deus e nunca lê Sua palavra. Não peço a Deus para abençoar um sermão e nunca estudo. Já nos foi dito em Ester capítulo 2 que ela era abençoada com um rosto bonito e um corpo bonito. Então ela pega esse corpo bonito e começa a enfeitá-lo de tal maneira que ela conseguirá a atenção do rei. E ela fica em pé do lado de fora da sala do trono.

Agora, eu não vou começar a tentar reproduzir como ela estava lá. Mas deixe sua imaginação fluir só um pouquinho. Ela não é burra. E ela sabe que faz 30 dias desde que o rei viu sua rainha. E aí está ele. Ele está sentado no trono na sala do trono. Dos dois lados dele está um par de guardas troncudos. Atrás dele está um eunuco tagarela. Em frente dele está uma longa lista de coisas que ele tem para fazer naquele dia. E ela pisa adiante com um olhar como se tivesse saído direito da capa da revista Mademoiselle. E ele está sentado lá lendo seu exemplar de Carro e Carruagem. E ele desliza no seu trono e a nota pelo canto do seu olho e apenas diz, “Ester!”.

E aqui está exatamente o que está escrito. “Vendo o rei a rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou favor dele”. Agora, não sou nenhum acadêmico hebreu, mas aqui está como eu gostaria de traduzir este versículo. “Quando o rei viu a rainha Ester em pé no pátio, ele disse, ´Oba, oba, oba!´ E ele estendeu para ela o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro.”

Você vê a cena lá? Você vê a cena da Noiva de Cristo – a Igreja – entrando na presença de Deus e Ele estende Seu cetro e nós o tocamos. E o que o rei disse a Ester, “Qual é a tua petição? Dar-te-ei ainda que seja metade do reino”.

Não temos tempo para enfeitar o resto da história. Mas por favor, lembre-se que a história não acaba aí. Há ainda os dois banquetes. Ela dá uma festa. E ela convida o rei e Hamã para estarem presentes. Ainda há Hamã, que ainda está irritado com Mordecai, porque Mordecai é a única pessoa em toda Susã que não se curvará diante dele. Então Hamã decide construir uma forca e enforcar Mordecai. Bem, ao final do segundo banquete, o rei está tão curioso para saber por que Ester fica sempre o convidando para esses banquetes, então finalmente diz, “Vai. Fala para mim. O que você quer? Eu realmente darei a você até metade do reino”. Então ela olha timidamente para o chão e depois olha para ele e sorri. E ela diz, “Bem, há um favorzinho bem pequenininho que você pode fazer. Veja, há este anti-semita furioso, que veio para o nosso país. E ele está teimosamente determinado a destruir todo o povo judeu, e eu não sei se já comentei com você, amor, mas eu sou judia. E se eles matá-los, então ele me mata, e você não quer isso, quer, amor?”

E ele, agora incentivado pela testosterona, fica em pé e diz, “Diga-me quem é este homem.” Bem, a essa hora, Hamã está agachando-se e olhando, e ele está tentando achar uma saída. E Ester se vira e aponta o dedo direto para ele. E o rei está tão furioso que precisa sair e encontrar um pouco de Prozac. E, quando ele volta, Hamã está prostrado diante de Ester suplicando por misericórdia. Mas o rei acha que Hamã está tentando violar sua esposa. Hamã não tem nem tempo de dar uma explicação antes de ser levado à mesma forca que construiu para enforcar Mordecai.

Mordecai ganha o trabalho de Hamã. Ester ganha uma boa noite de sono. O povo de jejum e oração de Susã sai e tem uma grande refeição. E até hoje, eles celebram todos os anos. E nós ganhamos uma boa lição. E ela é nunca, nunca, nunca subestimar o poder de uma oração sincera.

E quando você entra na presença de Deus, Ele estende aquele cetro, porque você é Sua noiva, porque você é Seu filho. E Ele diz, “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á”. E então você pede pela maior petição que qualquer cristão já pediu. Você pula todas essas coisas sobre aumentos de salário e Cadillacs e casas novas, e vai direto ao ponto e diz,”Venha, reino. Venha. Faça com que Sua presença seja percebida em minha casa, em meu coração, em minha igreja, em meu trabalho. Venha, reino. Não deixe que meus filhos cresçam sem perceber Seu reino. Não deixe que meu dia de trabalho passe sem perceber Seu reino. Venha, Reino.”

E, em todo tempo em que você está orando, Satanás, que era Hamã, está começando a fugir para a saída. E ele começa a sentir seu colarinho ficar apertado. E ele pode sentir aquele laço que está começando a apertar em volta de seu pescoço. Porque é isso o que acontece quando o povo de Deus ora.

Fim da série

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com