O Vigarista do Ano

Pelo título você pode imaginar que o cara em questão, realiza vários golpes e é considerado o mais gatuno do ano? Certo? Errado! Na verdade ele realiza apenas um golpe: a incrível história verídica da falsa biografia de Howard Hughes.

No filme O Vigarista do Ano (The Hoax), o esperto escritor Clifford Irving (Richard Gere, que me surpreendeu com sua atuação marcante) escreve uma carta falsa do bilionário Howard Hughes autorizando ele a escrever sua biografia. Hughes vive recluso e há quinze anos não fala com a imprensa. Acompanhado de seu assistente Dick Suskind (Alfred Molina), Irving dá início ao projeto e vende a biografia que escreveu a uma editora nos anos 70.

Para nós, brasileiros, o nome Howard Hughes não significa nada, afinal ele é um ícone da cultura americana. Hughes está para os EUA, assim como o Silvio Santos está para nós, aliás, amo o SS, ráráeee!!! O filme de 2004 “O Aviador”, estrelado

por Leonardo DiCaprio e dirigido

por Martin Scorsese, tem como base a vida de Howard Hughes. Mas vamos conhecê-lo um pouco mais.

Howard Robard Hughes, Jr. (24 de dezembro de 1905 – 5 de abril de 1976) foi um aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico, playboy e um dos homens mais ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões, produzir o filme “Hell’s Angels” e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas estadunidenses, a TWA. Nas últimas três décadas da sua vida, Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso. O cara ficou completamente pirado! Não pegava em nada. Tinha tanta fobia aos microorganismos que em seus últimos anos de vida nem se movia com medo da suposta contaminação. Portanto ele também não falava com ninguém.

O escritor Irving, sabendo de tudo isso, forjou uma carta dizendo que o Hughes não queria morrer sem antes publicar a história de sua vida. Foi então com essa carta que as portas da editora se abriram para Irving enchendo seus bolsos de dinheiro. Mais do que depressa Irving mergulha na vida Hughes para escrever seu livro.

Esse é o desenrolar da trama. Editores acompanhando o processo do livro. Irving, seu amigo Richard e a sua esposa (Marcia Gay Harden), correndo atrás das notícias sobre Hughes. E as evidências aparecendo de que o livro era fake e Irving tentando contornar a situação.

O filme é um drama que se passa num contexto político dos anos 70. O presidente Nixon está intimamente envolvido na vida do Aviador, que em seu final surpreendente nos mostra quem realmente é o grande vigarista.

E para concluir: o filme é muito bom e recomendo assití-lo quem gosta de uma trama bem desenvolvida.

Só para quem já viu o filme:

– Nossa! Estou abismada até agora com a inteligência do Hughes. Ô loco! O cara força o Irving a delatar a lavagem de dinheiro do Nixon e depois diz que não tem nada a ver! Ele livra a cara dele, salda sua dívida com o governo e fica em paz com o Nixon! É a Inteligência do Mal!
– Meio nada a ver a veracidade das falsas cartas do Hughes, né? Mas daí surgiu o filme.
– E na vida real… em 07/01/1971 Howard Hughes denuncia que a sua suposta biografia é uma farsa (com 65 anos e 14 dias).