Home Notícias Brasil Comunicadores debatem espaço para religião na mídia

Comunicadores debatem espaço para religião na mídia

Durante um encontro promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Jornalistas de instituições religiosas discutiram o papel da imprensa com relação aos temas que envolvem religião.

Segundo o repórter especial de O Estado de São Paulo, José Maria Mayrink, não há preconceito da mídia em relação ao assuntos religiosos, mas há resistência dos veículos na forma de abordagem, evitando expor doutrinas, evangelização e divulgação de agendas.

Questionado sobre temas religiosos que seriam noticiosos, Mayrink apontou para concentrações evangélicas, visitas de um líder religioso ou um pronunciamento de representantes dessa ou daquela igreja.

Para o pastor Nilo Wacholz, assessor de Comunicação do Colégio Luterano de São Paulo, a mídia desconfia de certas denominações e vice-versa. “Os veículos parecem não saber o que publicar e o que dizer”, destacou. Por outro lado, o pastor percebe que as igrejas estão despreparadas para oferecer matéria-prima jornalística de qualidade para os veículos. Outros comunicadores participaram dos debates, tais como o jornalista Aldo Quiroga, da TV Cultura, e os assessores de comunicação Maria Angélica Rittes, da Igreja Católica, e a monja Coen, do budismo.