Fortalecido

“Durou muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi se ia fortalecendo, porém os da casa de Saul se iam enfraquecendo” 2 Samuel 3:1.

Enquanto era assessor financeiro, meu trabalho era o de assegurar aos potenciais clientes um futuro melhor, com uma aplicação no presente. Como ninguém tinha assegurado seu futuro, oferecíamos planos de investimento para minimizar os riscos que poderiam aparecer no dia de amanhã.

E aprendi que tem que se estar bem o assessorado, associado e assegurado para não ter contratempos sérios, ou para poder enfrentá-los com mais segurança. É preciso saber prever para o futuro e buscar minimizar as possíveis contingências. Dessa maneira, os sonhos e esperanças podem se converter em realidade.

A situação em Israel era bastante estranha. Havia um rei que havia morrido e um rei que havia sido coroado. Mas, de famílias distintas. A sucessão não havia sido familiar e, por isso, o setor fiel à família de Saul seguia lutando para conseguir que algum descendente do falecido rei fosse quem ocupasse o trono.

Do outro lado, o jovem e inexperiente rei Davi tratava de consolidar seu reino, mas tinha uma forte oposição. Assim houve guerra entre ambos. Uma guerra entre irmãos, que desgastava e empobrecia o país. Não foram alguns dias. Foi uma guerra longa e sangrenta.

Dividindo à guerra, se nota esta realidade. A casa de Saul ia perdendo terreno, e a de Davi estava cada dia mais fortalecida. Davi tinha o domínio e de pouco em pouco ia encurralando seu inimigo. Era questão de tempo antes da vitória final.

Por acaso Davi era melhor estrategista, tinha melhor armamento, um exército poderoso, aliados mais importantes? Não. O êxito na gestão de Davi não estava nessas variáveis. Davi se fortalecia porque Deus estava com ele. Para tristeza da casa de Saul e para alegria da casa de Davi, Deus havia escolhido abençoar a Davi.

Com Deus como aliado, não havia possibilidades de derrota. Davi sabia isso, por isso, se colocou debaixo de Seus Mandamentos, sabendo que a obediência a Deus tem resultados extremamente favoráveis para as pessoas. Davi queria ser vitorioso em tudo que empreendia e sabia que se obedecesse a Deus podia conseguir.

Se você quer assegurar seu futuro, se alinhe com Deus, obedeça-o e desfrute dos benefícios. Fortaleça-se!

REFLEXÃO – Associe-se a Deus e assegure o seu futuro.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe