Tropa de Elite

ATENÇÃO: o filme é lotado de palavrões e diálogos nada edificantes.

Confesso que fico com os dois pés atrás com relação a filmes brasileiros. Quando me falaram sobre um tal de filme do BOPE, achei que era um filme antigo (que nada! Eram as primeiras cópias piratas. Sem demagogia: eu não compro pirata. Não dá. O áudio e vídeo não são bons e quando é gravado do cinema, fica aquele monte de gente sassaricando. E a tela do cinema é a tela do cinema, oras!). Na faculdade, naquela mesma semana, me chamaram pra ver o filme. Peguei já do meio pro fim. Se não fosse por isso, talvez não ficasse motivada a assistir no cinema. Gente, o que é Tropa de Elite? O que é a atuação do Wagner Moura?

Tropa de Elite é ambientando nos morros cariocas, em 1997. Segundo a narração do Capitão Nascimento (Wagner Moura), do BOPE, “Aqui nesta cidade, o policial tem que escolher: ou se omite, ou se corrompe, ou vai para guerra.” Durante um baile funk em uma favela, policiais corruptos sobem o morro com más intenções. É iniciado um tiroteio e o BOPE é chamado para resolver a situação.

A partir daí, entra em cena o capitão Nascimento e sua tropa “Se é para fazer direito, deixa com o BOPE”. Nascimento é um policial honesto, que repudia acordo com bandidos e vagabundos. Depois de dez anos no batalhão, Nascimento quer se afastar da linha de frente. Sua mulher está grávida e seus nervos estão em frangalhos, por causa do estresse. Apesar disso, continua em missão.

Durante essa incursão no morro, os policiais militares Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro) ficam fascinados com a tática e a eficiência do grupo. Eles decidem entrar para o BOPE e se candidatam ao curso de formação, junto com seu superior corrupto: Fábio (Milhem Cortaz). Tapa vai, soco vem, Neto destaca-se pela bravura e Matias pela inteligência. Matias é negro e enfrentou dificuldades na infância. Por isso, dá valor ao que tem atualmente. Ele cursa faculdade de direito e acaba se envolvendo com “estudantes engajados”, que mantém uma ONG em um morro enquanto usam e traficam drogas.

Nascimento não é um bicho papão sem sentimentos. Ele até chora. Como está próximo de ser pai, precisa encontrar um substituto à altura o mais breve possível. Essa é uma tarefa árdua para ele e para os que almejam um lugar no grupo dos “caveiras”.

O diferencial do filme é mostrar a violência e a problemática dos morros cariocas pela ótica dos policiais.

Tropa de Elite é bom demais! A melhor parte é a mais óbvia: filhinhos de papai, “estudantes” que financiam o tráfico. (Coisa que todo mundo já sabe, mas é muito bem passada no filme). As falas do capitão Nascimento grudam na cabeça e o público sai repetindo da sala do cinema. “Tropa de Elite” é ao mesmo tempo violento e cômico. Wagner Moura dá um show de atuação (a postura corporal, as expressões, a entonação da voz, os olhares…) por falar em olhares, Caio Junqueira (o Neto) também dá um banho de atuação. Começa como um “aspira” com cara de otário e transforma-se num “quase caveira”. Preciso comentar de novo: Wagner tá muito bem! Merece um prêmio, pela atuação. Milhem Cortaz e Fábio Junqueira também estavam ótimos!

Tropa de Elite: eu recomendo!

Curiosidades:

– O filme Tropa de Elite, de José Padilha, foi alvo de pirataria e muito antes da estréia já estava sendo vendido em cópias ilegais por camelôs, no Rio de Janeiro e por todo o país. A versão pirata, que está sendo oferecida a média de R$ 10 no comércio informal, corresponde, segundo o diretor, ao terceiro corte [versão editada] do filme e, de acordo com Padilha, há registros de todos os que puseram a mão nessa cópia.
– O cineasta diz que, no ponto em que estão, as investigações demonstram que o elo entre o cara que roubou e o mercado de pirataria é um PM, o que comprova a tese do filme. Durante as filmagens, em 2006, no Rio, a equipe foi alvo de um roubo. Os ladrões abordaram uma van que transportava um carregamento de armas cenográficas e levaram o armamento.

Algumas frases do capitão Nascimento:

“Aqui nesta cidade, o policial tem que escolher: ou se omite, ou se corrompe, ou vai para guerra.”

“Pra mim estratégia só tem lógica quando a operação tem sentido”

“Bota na conta do papa”

“Nunca serão.”

“O senhor é um fanfarrão.”

“Tira essa roupa preta que tu num é caveira! Tu é moleque!”

” Tira a calça dele. Pega a vassoura!”

“Você é estudante? Sabe voar?”

“Traz o saco!”

“07, me dá a 12!”

Só para quem já viu o filme:

– Ele já perdeu o sotaque da Bahia, mas na hora do “nojinho”, escapou.

– Matias era meio imbecil. Só pode… Enfim: gente, pode fazer aquele treinamento sinistro de óculos?!

– Estudantes, é? Sei…

– Foi uma vibração geral no cinema durante a cena da passeata. Uhu!

  • https://www.irmaos.com/membro/adriana/ Adriana Degaspari

    Eita filme doido!!! Assisti ontem com meu marido no cinemark. A força acabou duas vezes e nas duas vezes saíram palavrões de monte! hahaha.. acho que o povo tava no clima. Estou muito curiosa com relação as cópias piratas. Será que o filme que foi ao cinema foi igualzinho ao exibidos nas cópias piratas? Tem algumas cenas que acho que foram amenizadas, pelos cometários do povo. Não sei… quem aí pode me esclarecer?

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Assisti de novo no sábado! Muito bom!!

  • https://www.irmaos.com/membro/cintia/ Cintia

    Gente! O filme é simplesmente muuuuito bom! É o melhor filme nacional que eu já assisti! E quanto ao Wagner Moura, que show de interpretação, viu???? Assistam! É muiiito bom!

  • https://www.irmaos.com/membro/lidi/ Lidiane de Souza Saiol

    Sem comentários…Muito BOM! quando ouvi os comentários eu achava que era exagero…. A galera deu a cara para bater,não tiveram medo e mostraram a verdade…

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Realmente o melhor filme brasileiro que já vi.. bem realista… e não tem como não falar que o Wagner Moura foi brilhante na sua atuação… Quem não viu não sabe o q ta perdendo..

  • https://www.irmaos.com/membro/thaise/ Thaíse

    O filme é MTOOO BOMM!!! Fiquei indignada por não ter ganho daquele outro brasileiro e ter ido concorrer ao oscar. Saco! É um filme extremamente realista, mas que traz uma solução, que mostra que bandido é bandido, seja morando no morro ou na zona sul, e deve ser punido como tal, sem alusão à tortura, claro. Mas, q infelizmente é uma realidade. Dri…as cópias piratas são fiéis às versões nas telonas..era só lenda urbana..hehe

  • https://www.irmaos.com/membro/thaise/ Thaíse

    Ah, nem precisa falar nada da atuação do Wagner Moura né?! O cara fez um show a parte! P-I-R-E-I!

  • https://www.irmaos.com/membro/adriana/ Adriana Degaspari

    Ahhh bom! hehehehe…então vou segurar a tentação pecaminosa da pirataria.. mas como vc sabe?

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    – Nascimento. – Nascimento, não! Meu nome é capitão, CAPITÃO Nascimento! Hahuaahuahuahuahuhau!

  • Cadu

    Cadu, traz ai a sementinha do mal.. rssss Sara, quanto tempo você precisa para comentar o filme? 10 minutos? Tu é uma fanfarrona … você tem 10 segundos para comentar.. Thaise, vocâ acha que aqui ng sabe que você gosta de sandy & jr., acha que aqui ng sabe que voce foi no ultimo show? Você vai deixar de gostar, nem que seja na base do rock. Senhor Capitao, a Elis_ama está dormindo. Adriana, o que fazemos com o Uno Vermelho do Rodrigo? Bota na conta do papa! Aí capitão, o M***** quer contar não. Tira a calça dele, pega a vassoura.

  • https://www.irmaos.com/membro/rfmacedo/ Rodrigo Fm

    Deixa a minha Uno vermelha em paz! Eu vou dirigí-la quando quiser e ng vai ter carona, nem vc nem o Cap. Nascimento rsrsrsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    O filme vem a ser uma história no estilo Serpico, ou ainda mais violento? Eu gostaría saber.

  • https://www.irmaos.com/membro/thaise/ Thaíse

    Dri, eu sei pq um colega viu na base da pirataria e no cinema tbém..hehehe Cadu…HAUHAUHAU, pede pra sair, pede pra sair..vc é moleque, M-O-L-E-Q-U-E!

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Cadu, PERDEUUUUU!!! rsrsrs… Ah.. num to durmindo não Senhor!

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Achei que Serpico era o nome em espanhol e cogitei até que você estava falando do Scarface. Mas, o google tirou minhas dúvidas. O filme chama-se Serpico mesmo. Só que eu nunca assisti e tem até poucas informações sobre ele na internet. Como é de 1973 e não é famoso, acho difícil encontrar em uma locadora pra te falar se é mais ou menos violento. O fato é que o filme foi muito bem produzido. Por isso, vale a pena você assistir (deve estar disponível na internet, heheheh).

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Cadu, o senhor é o novo xerife. HUAHUAHUAUHAUHAHU!

  • https://www.irmaos.com/membro/betinha/ Elizabeth de Paula

    Muito bom o filme mesmo. Assisti ontem. A atuação do Wagner Moura dispensa comentários, mas gostei muito da atuação do ator q fez o “Matias”. Aliás, na verdade ele não é ator profissional. Por isso, acho q ele se saiu muuuuuito bem.

  • https://www.irmaos.com/membro/betinha/ Elizabeth de Paula

    Ah, Sara, agora q entendi pq vc entra no MSN como: “07, me dá a 12!” rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    Serpico mesmo fiz muito ruido. Se até saiu publicado na seçao de livros de Seleçoes.

  • https://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    Serpico o nome em espanhol de Scarface… hahahahahaha :-P… Bom, ao menos é o mesmo ator.

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Na não. Scarface é de 1983 e Serpico é de 1973. São 2 filmes diferentes. Olhe o item 41 e o 33 [http://www.imdb.com/name/nm0000199/]

  • https://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    Por isso mesmo. Eu ri por a sua confusao, mas nao diz que foram o mesmo filme. Sim tem o mesmo ator: Al Pacino.

  • Cadu

    vamos la galera.. todo mundo cantando: “No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros Com a faca entre os dentes explodem eles inteiros Mata, estoura usando sempre o seu fuzil No BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil!!!”

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    valeu cadu.. eu num entendia várias destas palavras.. rsrs “No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros Com a faca entre os dentes explodem eles inteiros Mata, estoura usando sempre o seu fuzil No BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil!!!”

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagomaciel/ Kaká

    Tbm gostei muito do filme, tirando a parte dos palavrões e tal… a hiostória e pricipalmente a forma como ela é contada somada à espetacular atuação dos atores fez com que o filme ganhasse um status muito grande, não só na mídia, mas tbm com todos que assitiram o filme!! Quero falar sobre o novo formato do podcast, parabéns galera ficou muito bom, foi um dos mais engraçados que eu já ouvi!!

  • https://www.irmaos.com/membro/forcaeluz06/ Leonardo Deuschle

    O filme é muito bom..!!! Assisti aqui em casa , a versão pirata (afff…rs) …. Achei bastante interessante aquela hora que o Nascimento pega o estudante lá no morro e mete a cara dele no traficante assassinado , culpando-o por financiar o tráfico…. é pra se pensar .,.,. meu irmão é tenente do exército e ele comentou que a atuação do wagner moura é irreprensível ….disse que se parece muito, realmente , com um cara das forças especiais…

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Uma jornalista que cobre essa guerra urbana aqui no Rio disse que o Nascimento lembra um cara do Bope…

  • https://www.irmaos.com/membro/rfmacedo/ Rodrigo Fm

    Um bom filme, nada mais que isso. Pra quem é de fora do Rio empolga mais por não conhecerem a realidade. Destaco o enfoque dado aos viciados de classe média (mantenedores do sistema) e a forma com que relata a grande engrenagem de corrupção policial, onde todos tem uma parcela de culpa, inclusive os honestos.

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Depende, Rodrigo. Nós conhecemos da mesma forma que o pessoal de outros Estados: através da mídia. Graças a Deus não convivemos com essa realidade na porta de nossas casas, não temos que correr pela favela pra fugir de tiro e por aí vai.

  • https://www.irmaos.com/membro/nano/ Nano

    Dri..o filme é o mesmo do pirata….assisti 5 vezes..rsrsr faltou uma frase lá em cima: traz a sementinha do mal!!! hauhauauha

  • https://www.irmaos.com/membro/thaise/ Thaíse

    Nossa, isso aqui virou forum, hehehe…` Sara, às vezes o Rodrigo viva mais essa dura realidade, hehehe…afinal, ele até sabe das criações de jacarés e porcos..argh! Dri, eu não vi a versão pirata, mas quem viu os dois me garantiu e taí o Nano pra não me deixar mentir, hehe Kaká, os palavrões são comuns p/ eles, fazem parte de tudo o que o filme é, e o filme todo nos faz pensar bastantão! Rodrigo, não é apenas um bom filme, é um filme excelente, porque mostrou o que o RJ se tornou e a dura realidade da segurança nesse país e que quem deveria fazer algo, não se importa. Querem é a $ no final do mês e só! A corrupção começa lá em baixo, dentro das casas, e se alastra.

  • https://www.irmaos.com/membro/rfmacedo/ Rodrigo Fm

    Thaíse Cada um com seu cada um. Pra mim foi um bom filme, conceitos diferentes.

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Rodrigo Claro que é mais que “um bom filme” vc é muito chato e exigente! rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/rfmacedo/ Rodrigo Fm

    Eu não sou chato, eu sou teimoso e do contra rsrs Vcs que são chatos e não respeitam minha opinião kkkkkkkkkkk Peço pra sair. Eu desisto. Não dá mais pra mim, capitão.

  • https://www.irmaos.com/membro/fabinhoef/ Fabio

    O filme é mto bom mesmo… Só tinha mtos palavroes, mas tb faz parte. pra quem ta acostumado com os filmes dubrados que nao passam do:” filho da mae”, se é que isso é palavrao.rs. A musica nao sai da cabeça…pa, pa, pa, pa, pa…

  • https://www.irmaos.com/membro/thaise/ Thaíse

    ELE DESISTIU! O/ hahahahaahha.. “Tropa de Elite…” “Nunca serão!” Elisama, liga não…o Rodrigo é sempre do contra mesmo..rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagomaciel/ Kaká

    Rodrigo (papai) O Sr. é moleque, mo-le-que ta ouvindo!!! Vc não pode desistir tao facil assim…”Vc tem que escolher, ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra” rsrsrsrsrsr Thaíse Eu sei que é assim mesmo, mas no final eu fiquei feliz, pq teve um avanço, pelo menos não teve cena de pornografia!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/weliton_opo/ Weliton ((mano))

    Nossa! que massa esse fime hem galera, vamos tirar o chapeu pra cinema brasileiro, muito 10 dezzzzz. o Wagner muora atual bem de+++++.

  • https://www.irmaos.com/membro/filiph/ Filiph – Ame

    é manin, realmente temos que tirar o chapéu pro cinema brasileiro… esse filme teve uma produção excelente!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/osvaldom/ Osvaldo Maccio

    Kaká disse a verdade. Isso de “ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra” dava para incluir alguma cena barata, mas ao menos esta vez nao cairam nesse mal gosto. :-p

  • https://www.irmaos.com/membro/onebarba/ Onésimo G. Barbalho

    Seu fanfarão!!! Nunca serão!!! Tira essa farda preta!!! O que Deus falaria para nós nun curso para ser um “soldado do evangelho”?

  • Maisa

    Eu gostei mt do filme tirando os palavrões rs é um vilme corajoso contando um pouquinho pq creio q a crueldade e violência é mt maior… da guerra de anos entre policiais e traficantes…. Agora a cena do moleque da vassoura rsrs ” Tira a calça dele. Pega a vassoura!” rapidinho contou o segredo kkkkkk

  • https://www.irmaos.com/membro/felipemagal/ Felipe

    Esse filme é show!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Retrata de verdade a realidade nua e crua do que acontece nos morros do Rio, tirando alguns exageros que é quase impossível estarem ausentes, o filme 1000!!!!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/**aline**/ Aline Favaris Jekl

    Gostei mto desse filme… demaaaais… Achei meio forte, mas não podemos fechar os olhos pra uma coisa que é real…acontecem coisas até piores, né?!

  • https://www.irmaos.com/membro/dezinho/ André Pereira de Lima

    Esse filme é bom d+, criticado pelos palavrões, mas se for por isso fimes norte americanos tambem tem palavrões, so que na hora de passar pra português eles tiram os palavrões fortes. eu mesmo já assistí umas sete vezes e recomendo para todos é bom mesmo, mas pra gostar tem que ser faca na caveira ,se não pede pra sair!!

  • https://www.irmaos.com/membro/gerson/ Gerson de Abreu Farias Junior

    Sempre gosto de comparar os filmes impactantes com a minha vida espiritual. Com TROPA DE ELITE não poderia deixar de ser de outra forma; atuações e palavreado a parte, desde que assisti ao filme fiquei me pergutando se sou um soldado do “BOPE DO EVANGELHO”. Lógico que não penso em andar atrás de colegas corruptos, mas será que estou usando a ESTRATÉGIA de resgate certa? Gostaria de pedir a quem ler este comentário que esteja orando pela miha vida e por nossa MISSÃO.

  • Prih

    FORTE! heheh poréém… excelentee filme!! as musiquinhas eah um shoow kkk ” tropa de elite osso duro de roer, pega um, pega geral, tbm vai pegah vcc! ” hauehah =]

  • Alexsandra Bezerra da Silva

    Como diz o Gérson,oremos pelos policiais.O filme é muito forte.Fiquei pensando na vida espiritual deles.Será que oramou rezam.Na realidade é aquela pressão mesmo.Policiais honestos e outros corruptos.A luta é grande.Conheço alguns irmãos policiais e sei que eles vivem na palavra,buscando força em Deus.Oremos por todos os policiais,para que nenhum se perca no mundo da corrupção.

  • https://www.irmaos.com/membro/pauliana/ Pauliana Figueiredo

    É um filme que me surpreendeu pela atuação dos atores, gosto muito do Wagner Moura. Lógico que o filme deixou de retratar muita coisa, mas cumpriu o seu papel inicial de fazer as pessoas mudarem a forma de ver as coisas, e pensar um pouco na vida dos policiais. Pra mim foi de suma importancia pois meu padrasto é policial, e agora o entendo melhor, até os pesadelos que ele tem..kkk Enfim, só para completar…eu li ima matéria na revista Eclésia deste mês sobre o Bope, e pasmem a maioria deles são Cristãos evangélicos, fazem culto e tudo, a reportagem disse que a presença dos policiais cristão ajuda muito a manterem padrões de conduta como: honestidade, fidelidade e etc. Resumindo, vale a pena assistir…

  • https://www.irmaos.com/membro/ismael/ Ismael Ribeiro

    Apesar dos palavrões, gostei do filme, acredito eu que trate bem a realidade ali naquele local, principalmente na policia, os honestos e os corruptos….

  • https://www.irmaos.com/membro/carolina_ac/ Carolina

    Muito bom… Infelizmente, muito real…

  • https://www.irmaos.com/membro/vandeco/ Vander Lee

    O realismo é fantástico, a filmagem também , só que é filme brasileiro, e sendo assim, tenho resalvas, mas é um bom filme.

  • https://www.irmaos.com/membro/nunes/ Adaias Ferreira Nunes

    Gostei do deste filme.Mostra a realidade nos morros do Rio de Janeiro.E isso não adianta tampar o sol com peneira, tem que mostra a realidade.O Mundo é cruel por isso que falo . Hora vem Senhor Jesus.

  • https://www.irmaos.com/membro/blackw/ Douglas Castelo Nunes

    Pra mim Tropa de Elite e Cidade de Deus foram os dois melhore filmes feitos aqui no brasil , porque eles retratam a realidade do nosso povo em especial Rio de Janeiro Tropa de elite Fala sobre a corrupção da poilicia militar e retrata o que acontece hoje não somente no rio mas em são paulo e em outros estados O filme parece aqueles de holliwood

  • https://www.irmaos.com/membro/vieira/ Cleice Rogerio

    ele só mostra a realidade das favelas né? apesar dos palavrões doerem em meu ouvido gostei.

  • https://www.irmaos.com/membro/d_eliasantos/ Danilo

    PEDE PRA SAI!!! PEDE PRA SAI!!! krekerkerkerker tá era uma modinha chata isso… mas foi um bom filme!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/melo/ Rodrigo S Melo

    Gostei do filme, infelismente não tiram os palavrões e tal, mas fazer o que né?! Em uma palavrra …. Impactante!

  • https://www.irmaos.com/membro/leiamartins/ ValdilÉa Martins da Rocha

    GOSTEI, POIS MOSTRA A REALIDADE DO NOSSO PAÍS E DA NOSSAS AUTORIDADES DA JUSTIÇA QUE MUITAS VEZES SÃO CÚMPLICES DESSES TRAFICANTES QUE DEVEM SER PUNIDOS.

  • https://www.irmaos.com/membro/rogersilva9/ Rogério Silva

    Um filme que fez diferença. Trouxe uma série de questionamentos a superfície. A polícia e o Estado de forma geral é responsabilizada pela maioria dos problemas sociais do país, esse filme questiona o quanto a sociedade tem de culpa nessa história. Muitas cenas emblemáticas… muito bom mesmo!

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    [off] nuss este deve ter sido um dos filmes mais comentados aki no site hein? rsrsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/widney/ Widney Maycon

    Wagner Moura… este cara é muito fera!!! Vi uma entrevista com ele no Programa Roda Roda Viva da TVE Brasil e fiquei muito contente pelo que ouvi da parte dele… Muitas idéias que compartilho, inclusive sobre a imprensa O filme, ah… só cito um lado ruim… fez surgir um programa rídiculo do Tom Cavalcante (tem gente que gosta, ahuaha… fazer o quê?) As frases do filme presentes nos diálogos de norte a sul do país, hehe… sensacional…

  • https://www.irmaos.com/membro/milinhajp/ Camila C Cassiano de Paiva

    assisti e gostei tabm…. amei a interpretação dos atores… fiquei na expectativa e qdo vi o filme ja tinha acaba…pena que acabou mei sem graça…não sei se era porque oque eu assisti era pirata!! mas acabou com um cara lah levando um tiroo…ai eu fui dormir de tanta raiva…mas e pura aventura o filme todo!! parabens….. so não leva nota dez… pq acabou sem graça!!!! bjuxx galera!!

  • https://www.irmaos.com/membro/biano/ Fabiano Noronha Pinheiro

    Muito bom, mostrou o retrato das comunidades do Rio de Janeiro.Infelizmente é isso que acontece todos os dias.

  • https://www.irmaos.com/membro/shuenque/ Alessandro Shuenquener de Aguiar

    Acho que ja assisti este filme umas 10 vezes e vi que neste filme eles falam menos palavrões que em outros… só não dá pra criança assistir… Mas vale a pena…

  • Elisama de Borba

    interessante… li o livro primeiro.. mas gostei mais do filme.. mostra muito a realidade do povo brasileiro… Apesar de ser um filme brasileiro, ficou muito famoso. Fiquei de cara..

  • https://www.irmaos.com/membro/evebeavis/ Everton de Borba

    Filmão!!! o Melhor dos Brasileiros até agora …!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/edvalter/ Edvalter Neves

    JAMAIS IMAGINEI QUE OS BRASILEIROS ALCANÇARIAM TAMANHO NÍVEL PROFISSIONAL AO COLOCAREM NAS TELAS UM FILME TÃO BOM. EXCELENTE!!!

  • Claudinete Henrique Correia

    Vi e não gostei muito: achei um filme muito pesado, cheio de palavrões, muita violência, mesmo sabendo que é a realidade da polícia. Agora a interpretação do Wagner Moura é realmente muito boa.

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiofraga/ Claudio Roberto Fraga

    Um Filme muito bom com uma interpretação sensacional de Wagner Moura e todo o elenco, merece parabés!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/mkapobianco/ Marcelo Capobianco

    Tirando os milhares de palavrões durante o filme, que diga-se de passagem retrata muito bem o cenario brasileiro, o filme é muito bom… Nem sou fã de filme brasileiro mas este foi uma boa produção dos brazucas….

  • https://www.irmaos.com/membro/lplopes/ Luciano Lopes

    Apesar dos palavrões o filme relata um pouco do nosso Brasil, “Rio de Janeiro muda a direção o redentor esta de braços abertos”. Vale à pena assistir

  • https://www.irmaos.com/membro/emburaman/ Lincoln Moraes de Souza

    Esse é um ótimo filme pra se refletir em muita coisa. Na condição degradante que o país coloca aqueles que nos fazem segurança; as mazelas que o tráfico causa nas pessoas que se deixam levar; as pressões de se querer ser o melhor e se ver forçado a coisas grotescas; desejo de vingança… Depois de ver esse filme eu louvei a Deus por ter sido salvo, mas lamentei que muita gente troca a salvação pelas “ofertas” de Satanás…

  • https://www.irmaos.com/membro/frizzaro/ Fernando Rizzaro

    É o tipo de filme que não destualiza. Assisti minha cópia pirata (passou de mão em mão na faculdade e me deram, não ia jogar fora) essa semana. Faca na caveira!

  • https://www.irmaos.com/membro/herick/ Herick Patrick

    O filme é massa d+ vei, o mais interessante é que mostra a realidade de tudo, alguns ficam espantados..mas tem gente que não sabe ver a nossa realidade. Como filme brasileiro foi muito bom mesmo, filmes brasileiros muitos deixam a desejar e esse mostrou muito a realidade do BOP e tal.

  • https://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    Wagner Moura lindãooo, acabando de sair da telinha da Globo, em uma novela show.. ahh, tive que assistir.. mas tinha mta cena d violencia, o q causa dor no estômago, kkkk

  • https://www.irmaos.com/membro/sayuri/ Gabi Maebara

    tirando os palavroes> que retratam a realidade neh de la, maiis . MUITO BOM

  • https://www.irmaos.com/membro/adv.cleilton/ Cleilton

    Apesar de ter assistido a muito tempo só comentei agora. Quem ainda não assistiu, se dê essa oportunidade. Apesar da proposta violenta do filme, não destoa muito do nosso dia-a-dia. Então, fica minha observação quanto a violência da película. Tenho uma afinidade muito grande com a atividade policial, e sou até suspeito para recomendar o filme. rsrsrss abç

  • https://www.irmaos.com/membro/francine/ Francine Michelin

    Melhor filme brasileiroo showw….e o Wagner Moura esta um gatoo rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/jugigante/ Juliana Fernandes Gigante

    Meu, eu sou considerada um alienígena por ter demorado tanto pra assistir esse filme… mas tá assitido e APROVADÍSSIMO!!! Muito bom mesmo! 😀

  • https://www.irmaos.com/membro/ale18/ Alessandra

    Sinceramente eu não gostei do filme … muito palavrões…….. “;”

  • https://www.irmaos.com/membro/cranudo/ Fellyp Cranudo

    “Cadê o baiano?” Creio que é a frase do filme… Envolvente… crítico… Até que enfim um filme brasileiro que chama à reflexão.

  • https://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    Ansiosa esperando um tempinho para ver a segunda versao do filme… :):):)

  • https://www.irmaos.com/membro/edelvio/ Edélvio

    Filme bem bolado, pow, “bolado” mesmo mano!! rsrsrs. Retirando a chuva de palavrões (que sempre têm que estar nos filmes brasileiros, pq será, einh?), a trama permite, inexoravelmente, escorregar à crítica aos sistemas de poder presentes na sociedade: governos, polícias, poderes paralelos… É um filme para se pensar as relações, a manutenção de poder e a corrupção. Todo cristão deveria assisti-lo, ao menos para ter um posicionamento diferente para com a corrupção e a violência – que, diga-se de passagem – parecem-nos ser tão normais! Vale a pena assistir. Abrç.

  • https://www.irmaos.com/membro/joedsonsax/ Joedson Silva

    Ótimo filme, mostra um pouco da realidade do nosso Brasil, devemos orar pelos nossos representantes como está escrito, pois assim como o policial, militar, bandido e qualquer outra classe social precisam de Deus, abraço fica na paz.

  • https://www.irmaos.com/membro/meire.souza/ Meire Ferreira

    Caraca! Nem lembrava que não tinha dado meu pitaco sobre o filme! Não há como negar o impacto que esse filme causou no Brasil. Tudo muito bem elaborado e com um marketing de gênio!

  • https://www.irmaos.com/membro/sarabosco/ Sara Bosco

    Gostei, porem detestei os palavroessssssssssssss

  • https://www.irmaos.com/membro/dihribeiro/ Diego José Ribeiro

    Gostei muito filme pois mostra uma realidade escondida debaixo dos pés dos secretarios de defesa e dos comandantes de batalhoões que existe nesse Brasil, a minha critica aos filmes Brasileiros é que so mostra o lado ruim do Brasil palavrão,sexo,malandragem e tudo que não presta. Vamos mostra uma outra cara do Brasil para o mundo! quem quiser ler a resenha que escreve sobre o filme tropa de elite 2 é so acessa meu blog http://www.dhiegoribeiro.blogspot.com

  • https://www.irmaos.com/membro/waguin/ Wagner Martins

    Nota…. Dezzzzzzzzzzzzz…. Muito bom, quebrou o paradigma de que todo filme nacional é ruim… O som, as imagens, a trama, a realidade… Nossa esse filme é demais, e o Nascimento é muito doido…

  • https://www.irmaos.com/membro/alejf/ Ale Franco

    É um filme muito bom, sim. Mas vá preparado para muita violencia e palavrão.

  • https://www.irmaos.com/membro/drii/ *´¨adri*´¨

    …”Tropa de Eleite, osso duro de roer, pega um pega geral, tbm vai pegar vc…” Meu esposo colocou essa música até no PS3.. rsrs… e d tanto ele jogar eu ja aprendi todinha… Ótimoooo filme.. Wagner Moura está sensacional… que ator… esse nasceu pra ser ator… Dá um show de interpretação… O Caio Junqueira… da outro show… “faca na caveira, meu!’… rsrs… Gostei da hora em que o André da uma surra no “filhinho de papai” que estava fazendo passeata pelos amigos que morrerram (patrocinadores do tráfico)… Assisto e assisto… e agora que saiu o 2°… ainda assim assisto

  • https://www.irmaos.com/membro/pgso13/ Pedro G. Oliveira

    tropa de elite foi muiito legal cara ele se passa com a fala do diabo “não vai subir ninguem” (entendeu o diabo tentando nos deixar fora do céu ai o diabo diz para todos aqueles que acham que irão para o céu, ai o diabo vira e fala “não vai subir ninguem” kkkkkkk…)

  • https://www.irmaos.com/membro/drii/ *´¨adri*´¨

    essa foi boa, Pedro… mtoo boa…

  • https://www.irmaos.com/membro/paulooli/ Paulo Rafael Carvalho de Oliveira

    huahuahuahuahuahuahuahua… Eu gostei muito do filme, porém gostei mais da resenha da Sara #EstouRindoLitrosAqui. Parabéns!

  • https://www.irmaos.com/membro/deantarik/ Dean Tarik

    Filme muito bom, assisti ele ja faz tempo, inclusive também já assisti o Tropa de Elite 2. O 1 é mais tiroteio, ou seja mais louco, e o 2 é mais bem pensado, mais é muito bom também. 🙂

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Muito palavrão para a velha história básica de corrupção policial brasileira.Rasoável o filme.

  • https://www.irmaos.com/membro/douglasweege/ Douglas Weege

    O melhor filme nacional sem dúvida!

  • https://www.irmaos.com/membro/joaocrz/ João Cruz

    Este filme dispensa comentários. Melhor filme brasileiro de todos os tempos.

  • https://www.irmaos.com/membro/sequeiroz/ Sérgio Queiroz

    Falar que Tropa de Elite é “show de bola”, é chover no molhado. Um grande filme. Grande bilheteria (e pirataria). Uma história com cenas e frases antológicas, com uma maneira muito inteligente de analisar o cenário da violência no Rio de Janeiro. Destaco a cena quando Cap. Nascimento critica as paceatas pela paz; visão corretíssima da causa. Porém, concordo que existem palavrões em excesso, e, para que acha que este é o melhor filme brasileiro da história, recomendo assistir “O Pagador de Promessas”.

  • https://www.irmaos.com/membro/fraga/ Lenilson Fraga

    Aprendi algo com este filme: No mundo tentam ganhar pela Pressão, Gritaria, Palavrões, Força e violência; porém no Reino de Deus é pelo seu Espírito (Frutos). Os gigantes caem!

  • https://www.irmaos.com/membro/tinthy/ Cinthia Esteves

    Um dos melhores filmes nacionais. O Tropa 2 é ainda mais chocante.

  • https://www.irmaos.com/membro/sdsbarbosa/ Daniel Sas

    É um grande apanhado da realidade do Rio de Janeiro, isso é fato. Ótimo filme!

  • https://www.irmaos.com/membro/kleberp/ Kleber Pereira

    Ótimo. Já vale por ser um dos mais ovacionados filmes brasileiros da atualidade. Dinâmico forte e instigante.

  • Luciano Coelho Alves

    Certamente um filme brasileiro, que retrata, ou pelo menos tenta; a realidade de uma corporação militar. Pra mim o interessante é que lembra muito o exército brasileiro em seus treinamentos; pelo menos quando eu servi em 1990.

  • https://www.irmaos.com/membro/jhonguitar/ Jonathan Bruno Silva Santos

    Capitão Nascimento, o primeiro super-heroi brasileiro, hehehehe. Filmasso, espero que as produções brasileiras continuem com o foco na realidade do Brasil, e quem sabe, esse tipo de cultura ajude a mudar algo no nosso país !!

  • Felipe Fraga

    acho o segundo ,bem melhor ,como filme ,faz um tempo que vi esse ,mas as pessoas entederam que o filme elogiava ao BOPE ,mas na verdade é uma crítica

  • https://www.irmaos.com/membro/taleshns/ Tales Henrique do Nascimento da Silva

    Vamos lá…como diria o Capitão Nascimento numa palestra no meio do mato: “O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”

  • https://www.irmaos.com/membro/maclaud7/ Claudio Marcio de Souza

    Cinema nacional como há muito não sei via (ou será que alguma vez já se viu algo parecido?)!!! Roteiro e atuações magistrais, lida com a corrupção de forma direta e honesta, sem pudor. Recomendo pra quem tem a mente aberta e sabe onde põe o seu “pézinho”! 😀

  • https://www.irmaos.com/membro/maclaud7/ Claudio Marcio de Souza

    Muita gente disse que gostou e deu nota baixa. Não entendi… será que é por causa dos palavrões? Acho que se essa turma soubesse um pouquinho de inglês, iria “cair da cadeira” com os filmes americanos, kkkkk!

  • https://www.irmaos.com/membro/tatsuo/ Natan Tatsuo

    O filme é bom, mas deixa muito a desejar no quesito de produção, afinal os Americanos fazem ação como ninguém não tem como comparar, porem esquecemos algumas falhas por causa de um roteiro muito interessante, é claro que é um filme comercial, a realidade é bem diferente, se você acha o contrario é melhor acordar e ver a realidade, mais é um ótimo entretenimento vale a pena assistir

  • https://www.irmaos.com/membro/petalah/ Pétalah Morais

    O filme retrata bem a realidade brasileira, infelizmente. Não é um filme que eu recomendo pra se assistir em família – lógico -, mas vale a pena assistir sim. Apesar dos palavrões e cenas fortes, traz muita reflexão.

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Bonsinho, mas exageraram nos palavrões gratuitos. Podiam maneirar um pouco.

  • https://www.irmaos.com/membro/lucianov/ Luciano Valério

    Gostei muito desse filme e a continuação pra mim é melhor ainda…. Palavrões a cada minuto, mas gostei! Não recomendado para as criancinhas..não mesmo…rs

  • https://www.irmaos.com/membro/afc2006/ André Carvalho

    Recomento, pois o filme é bom mesmo, nos leva a refletir sobre o que ocorre nos bastidores do crime e entre as autoridades policiais. Em se tratando de cinema nacional, é sim o melhor filme. Vale a pena ver!

  • https://www.irmaos.com/membro/mayara.andde/ Mayara Andrade

    Nunca assisti xD crime né! Mas eu espero um dia poder assistir, quando eu tiver tempo, hehehe

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    O mal dos filmes brasileiros são os palavrões constantes.Lá fora devem pensar que o nosso dialeto é como nesses filmes.

  • https://www.irmaos.com/membro/pcdob/ Pedro César

    Esse filme retrata bem uma realidade que nos brasileiros vivemos

  • https://www.irmaos.com/membro/duda18/ Airton da Silva Moraes

    Herói ou vilão? O capitão Nascimento provocou um embate em nós mesmos. O sistema exige algo que esquece que o ser humano tem limitações e cria algo inimaginável e eles usam farda preta, parceiro!

  • https://www.irmaos.com/membro/vinisouza/ Marcus Vinicius de Souza

    O Capitão Nascimento acabou se tornando um herói pra nação Brasileira. Um tipo de Jack Bauer carioca que faz o que tem que ser feito independente dos métodos. Uma representação cinematográfica da máxima: “bandido bom é bandido morto”… vi muita gente aplaudindo esse tipo de abordagem. Assimilando esse discurso. Eu me pergunto se os valores cristãos são compatíveis com essa lógica. e se “Matar Bandido”, “Botar na conta do Papa” é uma forma eficiente de tratar o problema da violência. Quanto a linguagem cnematográfica: mais um filme de ação, pouco contribui como expressão artística… um desserviço pro Cinema brasileiro

  • Anita Rocha

    O filme é bom. relata a realidade brasileira da policia e das comunidades comandadas pelo trafico. Acho que parte dos palavrões são forçação de barra e a sua ausência não compromete o filme.

  • https://www.irmaos.com/membro/derlylana/ Derly de Lana Cordeiro

    Assisti esse filme no ensino médio, na aula de geografia. Achei simplesmente de mais. E os mimizentos que vem falar dos palavrões, aceitem somos um país que fala muito palavrão.

  • https://www.irmaos.com/membro/ricalv/ Ricardo Lima

    Ótimo! Um filme que entrou pra historia do cinema nacional. Abordagem realista bem colocada. Colocou na tela tudo que já sabemos, mas ninguém tinha coragem de mostrar. Pena que nada mudou.

  • https://www.irmaos.com/membro/josueg3/ Josué de Matos

    Realmente esse filme é lotado de palavrões e imagens fortes. filme brasileiro. Mas o foco e enredo do filme é que valem. Parece ser a realidade dos dois lados.