1408

1408 é inspirado em um livro de Stephen King e é um terror (?) psicológico, que não apela para baldes e baldes de sangue, e sim no desespero do ser humano quando vê coisas sobrenaturais. Mesmo sendo classificado como “terror”, está mais pra suspense medíocre…

Mike Enslin (John Cusack) é escritor de livros de terror. Suas histórias falam sobre espíritos, fantasmas, seres de outro mundo e lugares assombrados. Mike está escrevendo um livro sobre locais onde possíveis coisas paranormais acontecem. Ele se hospeda nesses lugares e adota uma postura à la padre Quevedo: para Mike, fantasma non ecxist. Faltando um capítulo para o término do novo livro, ele recebe uma propaganda do hotel Dolphin, em NY, convidando-o a se hospedar em qualquer quarto, exceto no 1408.

Gerald Olin (Samuel L. Jackson), gerente do Dolphin, avisa que ninguém que se hospeda nesse quarto fica vivo e que mais de 50 pessoas morreram desde a sua inauguração. E é justamente no 1408 que Mike quer passar a noite, mesmo sendo dissuadido por Gerald. Após algum tempo no quarto, coisas muito estranhas começam acontecer e Mike acha que está ficando louco…

O interessante nesse filme é ver como as pessoas se apegam a Deus em situações críticas, mesmo que digam que não crêem nEle. Mike Enslin fica cético com a doença de sua filha. Após a sua morte, acha que o fato de sua esposa ter falado sobre vida após a morte e Deus, fizeram com que a menina desistisse de viver. No auge do desamparo, trancado em um quarto assombrado, Mike pede ajuda a Deus e até tenta ler a Bíblia. Deixando o quarto 1408 de lado: será que temos agido assim? Só clamamos a Deus nas horas de medo, aflição e desespero?

Pra quem já assistiu ao filme: (Selecione com o mouse ou use CTRL + A):

– Terror? Humpf! Fala sério! Embora uma parte histérica (e feminina) da platéia gritasse de 5 em 5 segundos, o filme não dá medo. Pelo trailer, achei que seria algo amedrontador e surpreendente, mas foi apenas um filme mediano com sustinhos bobos.

– Na boa, quem é que faria propositalmente uma propaganda negativa sobre seu estabelecimento?! Não era mais fácil ignorar a existência do quarto 1408? Enfim, esse foi o mote pro filme…

Curiosidades:

Além do próprio título (1408 -> 1+4+0+8 =13), o filme faz várias outras referências ao número 13:
– O quarto 1408 fica no 13º andar, porque nos EUA é costume não existir o 13º andar, assim sendo o 14º andar é de fato o 13º
– De acordo com o gerente Olin, o hotel foi inaugurado em 1912: (1+9+1+2=13)
– Em uma das cenas, a temperatura do quarto mostra 45-40: (4+5+4+0=13)
– Mike abre a bíblia em Samuel 2 capítulo 11: (2+11=13)
– Quando Mike alerta Lily para chamar a polícia, diz que está no endereço 2254 Lexington: (2+2+5+4=13)
– “Michael Enslin” tem 13 letras.
– A música que toca no rádio do quarto, “We´ve Only Just Begun”, é da banda The Carpenters que tem 13 letras.

Dica: quer assistir um suspense com um bom roteiro e final surpreendente, com o John Cusack? Veja Identidade. Muito bom!!