Jogos Mortais IV

Quando a gente pensa que o quarto filme será sem pé nem cabeça e só será lançado pra engordar os cofres da produtora, eles arrumam sentido pra trama! (Claro que forçam uma barra, mas nada que chegue a comprometer seriamente). Aviso ao povo de estômago fraco: levem saquinhos para o cinema.

O filme começa com um trailer que foi proibido na internet: a autópsia de Jigsaw (Tobin Bell). Osso vai, músculo vem, o legista descobre algo estranho no corpo de Jig e chama o Detetive Hoffman (Costas Mandylor). Mesmo morto, Jigsaw atormenta a vida dos policiais, pois deixa armadilhas preparadas antes de sua morte. O agente Strahm (Scott Paterson) e a agente Perez (Athena Karkanis), do FBI entram na investigação para ajudar a descobrir quem é o novo assassino, já que Jigsaw e sua aprendiz Amanda estão mortos.

O Comandante Rigg (Lyriq Bent), da SWAT fica chocado ao ver o corpo de sua colega de profissão Kerry, morta de forma brutal, e percebe que todos os policiais envolvidos acabam morrendo, assim como Eric, que já havia sido capturado por Jigsaw. Agora, a vítima da mente doentia do psicopata é o próprio Rigg. Ele tem 90 minutos para salvar vidas e ver as situações como o Jigsaw vê. Em cada fase do jogo, Rigg tem a decisão de salvar pessoas ou deixar que elas aprendam lições por si próprias.

Enquanto Rigg segue um rastro de sangue pela cidade, Strahm e Perez investigam o passado de Jig e chegam a desconfiar que sua ex-mulher, Jill (Betsy Russell), pode estar envolvida com as torturas e assassinatos.

Não dá pra contar mais, pra não tornar o texto cheio de spoilers. Jogos Mortais IV segue o mesmo estilo dos filmes anteriores: muito sangue, torturas, objetos pontiagudas, dor e violência, além das reviravoltas e o vai e vem temporal, para explicar e dar sentido à trama. Se você não assistiu aos filmes anteriores ou passa mal quando vê sangue, passe longe!

Alguns cortes do filme são ótimos (e não estou me referindo aos cortes nos corpos com sangue jorrando). A edição de algumas cenas é demais! A cena passa de um ambiente ao outro de forma natural que demoramos um átimo pra perceber que a câmera está focalizando outro lugar.

Ah! A produtora já anunciou que filmará Jogos Mortais 5 e 6. Haja sangue falso!

P.S.: Até a fixação por porcos é explicada no 4º filme.

Pra quem já assistiu ao filme (selecione com o mouse):


– Alguém aí reparou a cara da prostituta que aborda o Jig enquanto ele espera a mulher sair da clínica? Mais alguém achou que ela é parecida com a prostituta presa na casa, no segundo filme?

– Na boa, ninguém consegue ficar 3 horas em pé no gelo…

– Tadinho do Eric! Sofreu um tempão…

– Alguém entendeu o lance dos corpos? Porque cargas d´água o corpo dele ainda estava na cama? Assim que o filme começou, imaginei: se pegaram o corpo dele, pegaram também o da Amanda, da médica e de todos os outros mortos naquele local. Mas, o corpo dele estava lá. E, se aquele fosse o começo do filme, não faria sentido o lance da fita…