Resposta

“Tu lhes respondestes, ó Senhor, nosso Deus; foste para eles Deus perdoador, ainda que tomando vingança dos seus feitos” Salmo 99:8.

O salmista não estava passando por um momento bom. Não estava na plenitude de seus êxitos. Não sabemos exatamente qual era o problema que estava preocupando-o e o que lhe tirava o sono, mas algo é certo: Não estava bem.

Ter problemas é algo muito comum. Cada um tem os seus. Não conheço ninguém que possa dizer: não tenho nenhum problema. Talvez os problemas do outro sejam insignificantes para você e os minimize. Mas para você, os seus problemas são muito graves e justificam seu incômodo ou o decaído estado de ânimo.

O salmista não estava tendo um dia bom, e como nós, tinha que enfrentar um problema que para ele era grave e angustiante. E nos deixa hoje um recurso para superarmos esses momentos difíceis que a vida nos toca.

Ele poderia ter ficado deprimido em sua cama, poderia ter insultado seus familiares, poderia ter brigado com seus conhecidos ou agredido aos seus companheiros de trabalho. Seu mal-estar alterava o seu caráter e justificava suas más reações.

O Salmista resgatou a memória. E se lembrou da história de seu povo, Israel. Das vezes que haviam dado as costas a Deus, das vezes que o haviam desobedecido, das vezes que se haviam esquecido de Sua Pessoa e o tinham trocado por ídolos baratos de madeira e pedra.

E lembrou que, apesar de tantas faltas e de tantos esquecimentos, Deus permanecia perdoando. Deus nunca fez silêncio diante do pedido de seu povo arrependido.

Talvez hoje você está triste por coisas que não gosta e estão acontecendo e gostaria de poder mudá-las, mas não pode. Angustia-se por problemas que não pode solucionar e que tiram a sua paz. Dóem em você os fracassos e as frustrações e não vê saída.

Deus hoje volta a convidar você que resgate memória. E se lembre de como Deus respondeu nos dias passados. Deus nunca o deixou só, nunca o abandonou. Mesmo nos momentos mais difíceis e de mais dor, Deus esteve ao seu lado. Ainda que você não pudesse vê-lo, Ele o acompanhava.

Hoje será igual. Ele sabe o que você está vivendo e tem a Sua resposta preparada. Talvez deixe você passar por esse problema, para utilizar sua experiência para que ajude a outros.

REFLEXÃO – No que for afligido, nisso será abençoado.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe