O Amor nos Tempos do Cólera

Pra início de conversa, vamos esclarecer. Cólera é a doença cólera mesmo.

Se você conhece Silvio de Abreu, Jaime Monjardim e Glória Perez, chorou quando Dom Lázaro Venturini morreu, vibrou quando a Açucena ficou com o Franchico, ligou para o 0800 para chutar quem matou Thaís e pulou de alegria quando acertou quem matou Odete Roitman, então corra ao cinema que O Amor nos Tempos do Cólera foi feito para você.

O filme é baseado em um romance escrito

por Gabriel García Márquez onde conta-se a história de amor de Florentino Ariza por Fermina. Narra seus encontros e desencontros, por tantos anos em meio à explosão da doença cólera pelo continente.

O filme não passa de uma novelona misturada com pornô-chanchada. Aliás, mesmo não sendo noveleira, consegui me emocionar mais em algumas delas do que com o próprio filme.

Primeiro: Não saí do filme convencida do amor de Fermina por Florentino. E por isso não torcia pelo casal (ai que fofo! A gente torce pelo amor!), aliás, acho que ela não conseguiu demonstrar amor, raiva, alegria, desprezo, nada. E pra piorar ela nem era bonita!

Segundo: Não acredito no amor na forma como o Florentino Ariza pinta. Ele parece mais um doente obcecado por uma mulher que mal fala com ele.

Florentino Ariza é um telégrafo, filho da viúva Transito (Fernanda Montenegro) e do desconhecido pai cujo tudo que sabe dele é seu comportamento voraz com as mulheres. O último suspiro de seu pai em seu leito de morte foi uma lástima de não ter morrido de amor. Pelo que percebi, Florentino Ariza estava seguindo bem os passos do pai. O amor é tudo que importa para Florentino. Ele vê Fermina e neste instante já se encontra amando. Escreve uma carta de amor e se inicia o ciclo de cartas entre Fermina e Florentino. Ele, bastante apaixonado, adoecido de amor. Ela, uma folha de papel manteiga.

O pai, que é contra o romance, leva Fermina para bem longe de Florentino. As cartas agora se transformaram em telegramas. Depois de um tempo Fermina volta e casualmente encontra Florentino e se convence de que o que ela sentia por ele no passado foi apenas ilusão.

Casa-se com o Urbino para o desespero de Florentino. Ele se convence de esperar a morte de Urbino para tentar algo com Fermina novamente. Nem que para isso leve sua vida inteira.

Por quanto tempo você esperaria por seu amor?
Florentino: Para sempre!

Fala se isso não é enredo de novela? Agora, se você gosta de novela, você vai se emocionar com o filme. Chego a dizer que lágrimas correrão.

Já para mim, bocejos correram no cinema.

Ah! Antes de terminar a crítica… palmas para a Fernanda Montenegro! Ela foi uma das poucas coisas boas no filme. Deu um show atuando em inglês. Ô atriz arretada! Muito boa mesmo. Parabéns!