Eu Sou a Lenda

Parece sonho de moleque: ter uma cidade inteirinha à disposição, para entrar na loja que quiser, pegar o que quiser sem pagar, nem ter que dar satisfação pra ninguém. Um “sonho”, porém, retratado como um terrível pesadelo em Eu Sou a Lenda, misto de drama, horror e ficção científica dirigido for Francis Lawrence, o mesmo de Constantine.

Intrigante, a boa trama é ambientada num futuro muito, muito próximo, quando o cientista e militar Robert Neville (Will Smith, em excelente momento) é o último sobrevivente humano de toda a cidade de Nova York. Talvez do mundo. O motivo foi um vírus devastador que matou bilhões de pessoas em poucos anos e transformou em vampirescos zumbis os poucos sobreviventes. Menos Neville, misteriosamente imune à doença. Acompanhado apenas pela sua cadela, seu cotidiano agora se resume a “alugar” DVDs durante o dia e se trancar em seu “bunker-casa-laboratório” à noite, período em que… bom, vamos guardar o suspense. Entre uma coisa e outra, continua buscando a cura para o tal vírus.

O clima de tensão e desespero é total. Não apenas pela constante ameaça da escuridão, como pela profunda solidão que assola o personagem, obrigando-o a “conversar” com manequins para não enlouquecer. O diretor Lawrence, que iniciou sua carreira nos videoclipes, finalmente ousou o que nenhum blockbuster hollywoodiano tem ousado ultimamente: utilizar o silêncio como formador de clima de suspense e não irritar os espectadores com doses maciças e insuportáveis de trilha sonora. Os ouvidos da platéia e bom gosto cinematográfico agradecem.
Os mais velhos (ou os mais antenados na história da televisão) podem até dizer que “Eu Sou a Lenda” parece um episódio da antiga e cultuada série Além da Imaginação. Parece mesmo. E não é à toa: o roteiro é baseado no livro de Richard Matheson, escritor responsável pela autoria de nada menos que 16 episódios do clássico seriado.

“Eu sou a Lenda” é o terceiro longa baseado no mesmo texto de Matheson. O primeiro, de 1964, tinha Vincent Price no papel principal, enquanto o segundo, de 1971, foi protagonizado por Charlton Heston. Agora, com Will Smith à frente, prova-se mais uma vez que um filme comercial não precisa ser nivelado por baixo para ser sucesso. Que o digam os mais de US$ 240 milhões arrecadados nas bilheterias dos EUA.

E enquanto Rodrigo Santoro chama a atenção dos brasileiros com participações mudas em filmes e atuações apagadas em seriados, Alice Braga, outra brasileira perdida por lá, destaca-se numa pequena mas marcante atuação e abre assim uma porta das mais felizes para o mercado internacional.

  • https://www.irmaos.com/membro/lucneto/ Lucas Neto

    O filme é bom, mas é muito triste quando ele tem que matar a Sam…

  • https://www.irmaos.com/membro/adriana/ Adriana Degaspari

    Don´t worry! Be happy!

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    Ai, que coisa dramática a cena com a totó! De cortar o coração (I love dogs. So much). P.S.: Ela atuou muuuuito bem!

  • https://www.irmaos.com/membro/sara/ Sara 8:)

    + alguém lembrou de “Abismo do medo” e uma cena de “Perfume”?

  • Renato Fonsêca Vieira Filho

    Interessante… Gostei da história…um pouco triste mas foi legal…muito bom os filmes feitos will smith…(axo q eh assim o nome dele =D)

  • Líllyan Gonzaga

    nOssa.. =P chOkntt… mas bakannaa =D

  • https://www.irmaos.com/membro/danuzarosa/ Danuza Rosa

    Os filmes com o Will Smith são muito legais…mais desse filme não gostei tanto como de outros feitos por ele… Não sei explicar, mas n gostei muito e o final foi mt triste. Não tinha precisão dele morrer!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/pauliana/ Pauliana Figueiredo

    Muito triste…mas faz sentido…só que ele não podia ter morrido, estamos acostumados a finais tipo, felizes para sempre, e fiquei meio frustrada…rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/filiph/ Filiph – Ame

    boa produção… só naum gostei do enredo…

  • https://www.irmaos.com/membro/rogerjc/ Roger J Cris

    o Will Smith é mesmo um excelente ator!!! acho q a maioria das pessoas estavam esperando por algo do tipo “Eu, robo”, talvez uma ficção… ñ q deixou de ser ficção mas acredito q a ênfase foi drama…

  • https://www.irmaos.com/membro/blackw/ Douglas Castelo Nunes

    Esse filme é muito bom.

  • https://www.irmaos.com/membro/melo/ Rodrigo S Melo

    Meu………. foi um dos melhores filmes que já assisti. Tem de tudo, humor, drama, suspense, terror…. O final poderia ser diferente, mas como ficou não deixa a desejar. Eu sou a Lenda……. assitam!

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Muito boa a história… fiquei encantada pelo cachorrinho… pena que acabou de uma forma tão triste… mas é mt bom!

  • https://www.irmaos.com/membro/keul/ Raquel Martins

    Gostei muito desse filme!

  • https://www.irmaos.com/membro/rogersilva9/ Rogério Silva

    Filme muito bom.

  • https://www.irmaos.com/membro/widney/ Widney Maycon

    Will Smith é brilhante no filme! Aquele cachorro é um ótimo ator (rá). Não consegui ver o final alternativo que é disponiilizado em Blu-ray, mas gostei sim do final do cinema, até acho que poderia ser ainda mais triste pelo que se passa em todo o filme.

  • Monize

    Muito, muito, muito bom! Gostei mesmo.

  • https://www.irmaos.com/membro/biano/ Fabiano Noronha Pinheiro

    Filme muito bom! é de deixar roendo as unhas! Will Smith, como sempre atuando muito bem.

  • https://www.irmaos.com/membro/shuenque/ Alessandro Shuenquener de Aguiar

    Muito xiqui…

  • https://www.irmaos.com/membro/tokus/ Ana Paula Pasqualin Tokunaga

    Gostei bastante do filme… morri de pena da Sam… bastante suspense… recomendo.

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagomaciel/ Kaká

    Tbm gostei muito do filme, como ja foi dito, o Will Smith está numa ótima fase!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/evebeavis/ Everton de Borba

    Também gostei muito do filme … parecia um Resident Evil … mas td bem … hehehe

  • https://www.irmaos.com/membro/edvalter/ Edvalter Neves

    EXCELENTE, POR DIVERSOS ASPECTOS, PELA ATUAÇÃO DO INIGUALÁVEL WILL SMITH, ATÉ O CÃO DO FILME FOI LEGAL, E UM FUNDAMENTO CRISTÃO NA QUESTÃO. DIZEM QUE TEM TRÊS VERSÕES COM FINAIS DIFERENTES. MAS É ESTUPENDO!!

  • https://www.irmaos.com/membro/etvargas/ Ederson Tavares de Vargas

    Don´t worry about the things, cause every little thing is gonna be all right. Gostei muito, principalmente por ter uma atriz brasileira que não estraga em nenhum momento o filme. Também traz a idéia de que existe ainda um lugar de salvação…

  • https://www.irmaos.com/membro/mkapobianco/ Marcelo Capobianco

    Acho o Will Smith um excelente ator, e até achei a atuação dele boa, mas este filme ficou muito ruim… achei o roteiro fraco, e sem duvida este filme não marca nem de longe a carreira do Will..

  • https://www.irmaos.com/membro/ita./ Itajacy

    Ninguém merece ficar só. E qdo a Sam morreu… meu… ele ia ter que trocar idéia com as baratas tipo o Walle. Mas excelente filme!

  • https://www.irmaos.com/membro/sayuri/ Gabi Maebara

    aah gosteii mesmo… pena que o cachorrinho dele morre… como todos disseram: foi um pouco chata essa parte mas td bem.. do resto o filme é excelente… eu indico siim!

  • Lucas Alexandre

    Exelente!!! Ótimo como filme, e ótimo como mensagem!! Inclusive mansegem bíblica!! Will Smith como sempre muito bom, e destaque pra Alice Braga, amei a atuação e o inglês dela!!

  • https://www.irmaos.com/membro/luizalbrecht/ Luiz Felipe Ely Albrecht

    Will Smith o cara é demais! Excelente o filme! Gostei da produção! Muito bom mesmo!

  • https://www.irmaos.com/membro/frizzaro/ Fernando Rizzaro

    Ainda prefiro o livro. Nada contra o filme, achei legal, mas… Sei não. Ainda assim, o fim é muito bom. Queria ver a edição em dvd com final alternativo.

  • https://www.irmaos.com/membro/thalitadias/ Thalita Dias Umbelino

    Por mais que seja um filme bem parado, eu gostei muito e me emocionei. O fim do filme me lembrou a história de Jesus. Toda a humanidade estava condenada por uma doença (no nosso caso, o pecado) e Ele morreu pra que todos pudessem viver.

  • https://www.irmaos.com/membro/adv.cleilton/ Cleilton

    Um filme muito bom. Em parte pela interpretação do Will. Mas por não ser muito fã de ficção, minha empolgação foi moderada. Mas, mesmo assim, recomendo.

  • https://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    Will Smith é um ótimo ator, e interpretou mto bem… só gostei dessa parte, pq o enredo do filme foi mto irreal… além de assustador….

  • https://www.irmaos.com/membro/potyra/ Potyra

    Will é show de bola, gosteii mt dele, nesse filme ! mas, o filme eh uma viiagem !(:

  • https://www.irmaos.com/membro/falasamuca/ Samuel Felix

    Gosto do Will Smith e gosto deste filme. A atuação de Smith é muito boa, repare na cena em que ele tem que sacrificar seu animal, mas para saber o que é atuar mesmo é só ver a ponta que Emma Thompson faz no filme, como uma atriz pode fazer tanto com tão pouco? O que mata o filme são as criaturas digitalizadas e totalmente artificiais. Pra que isso meu filho? Dava pra fazer com gente maquiada e ficaria muito convincente, uma prova é o filme ” O Labirinto do Fauno”.

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Essa refilmagem foi boa e com efeitos especiais melhores do que o original ” A Ultima Esperança da Terra”. Mas valeu assistir.

  • https://www.irmaos.com/membro/jader/ Jader Vinicius

    Eu sou apaixonado por todos os filmes do Will.. Mais esse, deixou muito a desejar.. A história é muito previsível.. achei que poderia ter sido melhor..

  • https://www.irmaos.com/membro/ale18/ Alessandra

    eu achei esse filme muiiiiiiiiiiiitoooo.. triste… eu gostei mais muito triste…

  • https://www.irmaos.com/membro/pablo.godson/ Pablo Diniz Rocha

    Outro filme bombamte de Will Smith! Nota 10! Só deu dó da cadela que virou zumbi! Recomendo!

  • https://www.irmaos.com/membro/sarabosco/ Sara Bosco

    Gostei muito do filme, é logico que me influenciei pelo Ator, que é espetacular atuando;;;; Nota 10 ah, cherei bastante

  • https://www.irmaos.com/membro/carlosatos/ Carlos Carvalho

    Bom filme,o will é d+,mas nossa cidade tem muitos ’zumbis’ nas cracolandias das metropoles como há também os solitários co algum animalzinho.que tal pensar nisso.

  • https://www.irmaos.com/membro/cranudo/ Fellyp Cranudo

    Interessantíssimo…. Gostei muito como o Will Smith virou coadjuvante perto da Sam… O talento dela é incontestável e o Will teve pouco trabalho… até “ela ser levada de entre os vivos” (Sniff)….

  • https://www.irmaos.com/membro/sarabosco/ Sara Bosco

    legal pelo will, mas chorei algumas vezes…

  • https://www.irmaos.com/membro/waguin/ Wagner Martins

    Não gostei do filme… Em minha opinião deixou muito a desejar…. Parece um Resident Evil, mais dramático….

  • https://www.irmaos.com/membro/pbnetto/ Pb. Ellyas Netto

    Bom filme. Eu particulamente gostei..

  • https://www.irmaos.com/membro/richen/ Ricardo Henrique da Silva

    Ótimo! quem não viu tem que ver. obs: gostei mais do segundo final.

  • https://www.irmaos.com/membro/neto.marinho/ Marinho S. Neto

    Este filme me traz mto a memoria o versiculo: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ.” Gálatas 3.11

  • https://www.irmaos.com/membro/martinez/ Edilson Quintanilha Martinez

    Este filme é mais uma repetição dos filmes de Zumbis. Inclusive o enredo é parecido com outro que assisti. Hoje em dia virou moda, as refilmagens baseadas no clássico da década de 80. Séries como Walking dead.faz-me pensar. Quando surgiu a gripe suína o povo entrou em pânico. Imagine um vírus altamente contagioso, como seria a reação das pessoas?

  • Cibele

    esse tbm é d+… adoro filme de zumbis!! quem viu The walkink dead? valew abç pra todos??

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Há muitos anos, lá pelos anos 70/80 já passou o original com Charlton Heston.Mudou pouco da história original, esse do Will o personagem é mais sofrido.

  • https://www.irmaos.com/membro/israelsoares/ Israel Magalhães

    Excelente. Eu já o assisti pelo menos 4 vezes. Gosto de toda a história, exceto o final, achei desnecessário ele fazer o que fez (não vou dizer exatamente, vai que aparece alguém aqui que ainda não assistiu este filme né), enfim. Boa história.

  • https://www.irmaos.com/membro/tamirastoldo/ Tamires Rastoldo

    Não recomendo! Filme sem pé nem cabeça, chato demais, cheio de furos. Um bom filme sobre extinção de seres humanos é “A Estrada”, esse eu recomendo!

  • https://www.irmaos.com/membro/mirian_bispo/ Mirian Bispo Moreira

    Gostei do filme. Na sessão em que eu asssiti foi uma choradeira só. Diferente da maioria me emocionei em outras partes do filme. Na minha opinião a parte mais triste do filme é quando ele implora por uma resposta.

  • https://www.irmaos.com/membro/tinthy/ Cinthia Esteves

    Não gosto muito do enredo do filme. Mas as atuações são boas…

  • https://www.irmaos.com/membro/kleberp/ Kleber Pereira

    UAU. Uma atuação quase individual de Will, espetacular mesmo. Quase me fez lembrar a atuação incrível de Tom Hanks em o Naufrago, contracenando com uma bola murcha. Um filme forte que vale a pena ver e rever ao estilo Paulinho Degaspari.

  • https://www.irmaos.com/membro/taleshns/ Tales Henrique do Nascimento da Silva

    Qualquer coisa que tem zumbis, já merece a minha atenção.

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Poucas pessoas sabem que foi um “remake” do ” A última esperaça da terra” lá dos anos 80.

  • Felipe Fraga

    os efeitos hojes estão uma porcaria usaram para fazer até os animais ,mas isso deu pra relevar ,as interação do Will Smith com o cachorro foram boas ,ele falando as falar do Burro do Shrek tambem ,mas apatir dali ,ficou meia boca ,mas nada que estragasse o filme ,mas mo com o final , meio :/

  • https://www.irmaos.com/membro/pgso13/ Pedro G. Oliveira

    esse filme é muito bom, mas se fosse o final igual do livro seria bem melhor

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Eu vi o original com o título “A úlltima esperança da terra” lápelos anos 70/80 o Charleton Helston.Mas essa produção foi muito boa.

  • https://www.irmaos.com/membro/pcdob/ Pedro César

    Nossa esse filme sem comentario e mt bom e emocionante!!!!!!!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/maygonzalez/ Mayara Gonzalez

    É um bom filme!!! Mas é um filme para assistir uma vez e só.

  • https://www.irmaos.com/membro/luukinhas/ Lucas Santos

    Will Smith sem dúvida nenhuma é um dos melhores atores dos últimos tempos!, o Drama apresentado é excelente! chorei quando o cachorro morreu… :S

  • https://www.irmaos.com/membro/duda18/ Airton da Silva Moraes

    Sei, não. Sem esperança e sem alguém… Tudo fica muito sem sentido

  • https://www.irmaos.com/membro/edusoares20/ José Eduardo de Oliveira Soares

    Achei esse filme muito fraco.Quando tiver a oportunidade o vejo de novo e coloco nota por que tem muita gente dizendo que o filme é muito bom.

  • Alexsandra Bezerra da Silva

    Gosto do filme. Apesar da solidão.