Deus quer ser adorado

“Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são esses que o Pai procura para Seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24

Deus não espera nada menos do que uma verdadeira adoração vinda da parte dos Seus filhos. Diante disso, precisamos saber o que de fato significa adorar.

Deus quer ser adorado por Seus servos: Esse é um dos adjetivos mais adequados para um verdadeiro adorador. O conceito essencial da palavra adoração na Bíblia é o de serviço. No hebraico – bhôdhâ, e no grego – latreia. Cada uma dessas palavras significa originalmente: “o trabalho efetuado pelos escravos ou empregados”. Sim, através do nosso serviço dedicado à Obra do Senhor, nós O adoramos em espírito e em verdade. Quando servimos de todo o nosso coração, quando nos dedicamos a um serviço específico, por menor que pareça ser, estamos prestando verdadeira adoração. Creio que não é difícil entender isso, pois bem sabemos que os servos fiéis em todos os tempos sempre estão prontos a adorar ao seu Senhor, alegram-se com esse rico privilégio que Ele lhes concedeu. “Bendizei ao SENHOR todos os Seus exércitos, vós, ministros Seus, que fazeis a Sua vontade.” Salmo 103:21

Deus quer ser adorado por aqueles que O temem: O verdadeiro adorador teme ao Senhor. Para adorar a Deus o Seu servo se prostra perante Ele. No hebraico – hishatahawâ, e no grego – proskyneõ, manifestando, assim, temor reverente, admiração e respeito. Temer a Deus tem a ver com nossa atitude diante de um Deus Tremendo, Santo e Eterno. Não podemos adorá-Lo sem temor, reconhecendo sempre Quem Ele é e quem somos nós. É comum, na Bíblia, vermos pessoas se prostrando rosto em terra para adorar. “Adorai ao SENHOR na beleza da Sua santidade; tremei diante dEle todas as terras.” Salmo 96:9. É preciso dizer que temor não tem nada a ver com medo e tristeza, e sim com o mais alto nível de admiração e respeito.

Para nós que já fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo, temer a Deus não significa ter medo de Sua pessoa e de Sua presença. Temer a Deus é fazer todo o necessário para não desonrá-Lo e desagradá-Lo, pois Ele só merece ser adorado.

Portanto, assim como era com os judeus e os samaritanos, também podemos cair no erro de adorar a Deus em falsidade, ou seja, com palavras que não expressam uma adoração verdadeira, por não estarmos vivendo como servos fiéis e tementes a Ele, por isso, temos que ter em mente que adoramos a Deus individualmente no nosso dia a dia, ou quando nos reunimos com outros servos tementes a Ele, para juntos O servirmos. Aí, então, prestamos a Ele nossa humilde e reverente adoração, em nome de Jesus, apresentando-nos perante Ele com hinos, cânticos espirituais e com palavras sinceras que exaltam a Sua Pessoa. “Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, não confiamos na carne.” Filipenses 3:3.

“A verdadeira adoração nos conduz à mais linda expressão do louvor”