A verdade que vence a mentira

“Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade.” II Timóteo 2:15

Certa vez o governo norte-americano decretou que todo estabelecimento bancário deveria escalar alguns de seus funcionários para que participassem de um curso especial na Casa da Moeda Norte-Americana a fim de conhecerem melhor o seu papel moeda, combatendo, assim, aos falsificadores.

Foram feitos vários grupos pequenos para que cada aluno pudesse aprender o máximo possível. Os alunos foram, então, levados a vários setores, onde podiam observar sobre detalhes que nem imaginavam existir na montagem e fabricação do papel moeda de seu país. Aprenderam sobre o tipo de papel que é usado, o tipo de tinta, letra, códigos, etc.

Depois de uns dias eles podiam saber tudo sobre o dólar verdadeiro. Mas, em um dos grupos, havia um rapaz que indagou: “Se viemos aqui para aprender a nos defender das notas falsas que circulam no mercado financeiro, por que ninguém nos dá uma amostra dos tipos das notas falsas que mais enganam a população?”. Então o instrutor chefe lhe respondeu: “Se vocês conhecerem bem a nota verdadeira, nenhuma falsa poderá lhes enganar!”

Creio que essa pequena história nos leva a pensar na grande importância de conhecermos bem a verdade para jamais sermos enganados pelas muitas mentiras que existem no mundo onde vivemos.

Muitos pregadores estão preocupados, e com razão, em combater as mentiras e heresias que penetram no meio cristão. Mas não podemos nos esquecer que, para desmascararmos os mentirosos, precisamos, em primeiro lugar, dominar bem a palavra da verdade. Precisamos estudar cada vez mais a Palavra de Deus, ensinando-a ao Seu povo, a fim de que mentira alguma infiltre no nosso meio.

Infelizmente muitos pregadores passam muito mais tempo combatendo as mentiras e os mentirosos do que, com simplicidade mas cheios de poder, ensinando a sã doutrina, a verdade de Deus.

Depois de muita oração, pedindo a direção de Deus na escolha do assunto que deveríamos tratar em nossa coluna semanal, reconhecemos a Sua vontade para escrevermos aos nossos leitores sobre a verdade que vence a mentira. Vamos, portanto, a partir da próxima semana, estudar a segunda carta de Paulo a Timóteo, seu filho na fé, pois o tema principal dessa carta é “a defesa da verdade, para poder se apresentar aprovado perante o Deus verdadeiro.”

O desejo de Paulo em relação a Timóteo era que ele estivesse pronto para se apresentar perante Deus como um servo fiel e aprovado, não com orgulho, mas honrado, depois de passar pelos testes da vida, após enfrentar os inimigos que se levantariam contra ele e contra a verdade. Mas só havia um jeito de se conseguir isso, era preciso manejar bem a Palavra da verdade!

Por isso, não deixe de conferir semanalmente essa coluna, para que, juntos, possamos conhecer mais sobre a verdade que vence a mentira!