Requisitos para ser aprovado

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se

envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade.” II Timóteo 2:15

Certa vez, quando eu trabalhava em um Banco, em São Paulo, fui enviado à linda cidade de Dourados-MS, para auxiliar na implantação de uma nova Agência. Quando lá chegamos, entre outras coisas, precisamos entrevistar centenas de candidatos e aplicar alguns testes aos vários cargos disponíveis.

Não era um trabalho fácil pois muitas pessoas chegaram e tínhamos que escolher apenas algumas. Queríamos escolher as melhores, mas sabíamos que uma entrevista e um teste não eram suficientes para fazermos as melhores escolhas. Apesar disso, como não havia outro jeito, começamos o trabalho e, para facilitar nossa tarefa, cada chefe de setor teria que escolher os seus próprios comandados.

Tudo foi levado em conta e alguns dos requisitos eram: boa aparência, capacidade intelectual, educação, datilografia, conhecimento de informática, etc. O resultado foi que, depois de uma semana, tínhamos o quadro de funcionários formado para começarmos o treinamento.

Lembro-me de um rapaz recém casado que nunca tinha trabalhado antes. Ele estava muito ansioso, pois tinha se casado com uma espingarda apontada em suas costas, por ter aprontado com sua namorada, filha de um boieiro do pantanal. Ele estava apavorado porque teria que sustentar sua esposa e o filho que logo viria. Mas, no final das contas, ele ficou mais nervoso ainda, pois não houve jeito de aprová-lo pois infelizmente ele não preenchia nenhum dos requisitos para ser aprovado.

Fico feliz ao pensar que o único requisito exigido por Deus para que eu pudesse alcançar a salvação foi a minha fé, caso contrário, eu jamais teria sido aceito no Seu Reino. Mas o que não posso esquecer é que, entre os salvos pela graça, Deus tem procurado um obreiro possuidor de alguns requisitos para ser aprovado, o qual, terá a grande honra de ser um defensor da verdade.

Mas o que Deus está procurando em Seus obreiros?

  1. Aquele que está sempre disposto a se apresentar a Deus – O obreiro, para ser aprovado, apresenta-se a Deus, dispõe-se nas Suas mãos e vai na Sua força e capacitação, pois sabe que é limitado mas está sempre desejando servir ao seu Senhor. Para ele não tem tempo ruim, está sempre animado e disposto – não tem tempo a perder. “Eis-me aqui, envia-me a mim.”
  2. Aquele que está sempre de cabeça erguida – O obreiro, para ser aprovado, pode olhar nos olhos das pessoas, pode pregar a Palavra de Deus com autoridade, pois não é um fariseu hipócrita. Procura não ser escândalo para a obra do Senhor e está sempre honrando o nome de cristão. É alguém íntegro, alguém que tem seu coração nas mãos do seu Senhor. “Quanto ao Senhor, Seus olhos estão sobre a terra, a procura de alguém cujo coração seja totalmente dEle.” Sim, integridade é a palavra.
  3. Aquele que está sempre com a Palavra de Deus no peito – o obreiro, para ser aprovado, tem a Palavra de Deus como regra de vida. Ele empenha a sua honra nisso, pois, para ele, conhecer e praticar a Palavra da verdade não é uma opção, mas um honrado dever. “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra Ti.”

Será que, ao olhar para dentro de mim mesmo, posso dizer que, apesar de minhas fraquezas e limitações, tenho procurado estar sempre em condições de ser usado pelo Senhor na Sua Grande Obra? Será que eu tenho os requisitos para ser aprovado por Deus?