Homem de Ferro

Diretamente das histórias em quadrinhos da Marvel para as telonas de cinema. Mais um, é verdade, mas como tem sido essa tendência de transporte de HQ, livros e afins para as telas de cinema, cada um vem se superando, pelas imagens, pela tecnologia, pelos grandes efeitos especiais, pelas infindáveis e gostosas aventuras cheias de ação.

Robert Downey Jr., interpreta o milionário, inventor, inteligente e hidonista Tony Stark, famoso pela maior indústria e fornecedora de armas do governo norte-americano, as Indústrias Stark. Preocupado apenas em aumentar seu império de muitos milhões de dólares, Tony apresenta sua maior e mais potente arma de destruição em massa a um grupo militar americano no Afeganistão (claro que foi aproveitado o momento histórico, porque nos HQs o enredo se passa no Vietnã), e logo em seguida, por meio de uma armadilha, é ferido por estilhaços de uma bomba, que por ironia do destino é de sua indústria, e se alojam próximo do coração. Capturado e mantido como refém, se mantém vivo através de uma intervenção cirúrgica pelo médico e também prisioneiro Yean, que aloja no peito de Tony uma bateria que impede os estilhaços de se moverem.

Tony é ameaçado e forçado a construir a arma destruidora, mas ao invés disso, constrói um precário robô que lhe permite fugir do cativeiro, matar os inimigos e destruir o grande artefato de armas da sua indústria, que os afegãos possuíam. Resgatado, Tony volta decidido a mudar o mundo e sua própria vida. Investe seu tempo e sua tecnologia para aprimorar seu invento, tornando-se o Iron Man.

O personagem Tony Stark foi criado em 1963

por Stan Lee (que também faz uma ponta no filme), inspirado na personalidade de um famoso americano inventor, mulherengo e multimilionário Howard Hughes (também utilizado como mote em O Aviador e O Vigarista do Ano). É justamente esse elemento humano, um caráter totalmente imperfeito em Tony Stark, que faz desse super-herói tão próximo da realidade complexa do homem.

Liderando o ranking de bilheteria, vale a pena assistir nas grandes telas do cinema. Boa diversão!