Morte iminente

Há alguns anos eu vivi uma experiência desagradável: um colega de serviço veio a falecer de tuberculose. Ele chamava-se Antonio Carlos, gente boa, excelente profissional, bom marido, ótimo pai, enfim, “genro que muitas mães pedem a Deus” Porém não era um salvo.

Num Domingo pela manhã eu estava saindo de folga* de oitenta e ele pegando das oito às quatro, batemos aquele papo de rendição de turno e eu notei que ele estava tossindo muito. Como ele era fumante não estranhei, ainda falei com ele que se ele não parasse com o cigarro o cigarro parava com ele. Ele alegou com uma gripe forte eu “receitei” uma sopa de nhame com bastante alho e cebola. Viajei para São Paulo em visita à Igreja do Jardim Peri .

Voltamos na terça-feira para eu retornar ao serviço na quarta no horário de quatro a meia-noite. Chegando ao serviço recebi a notícia de que o Antonio estava no CTI com apenas alguma horas de vida. Imaginei que fosse acidente de carro, bala perdida, etc, mas me falaram que ele estava tuberculoso terminal. Ele veio a falecer naquele dia à tarde.

Eu fiquei analisando: tuberculose demora seis meses para dar o óbito e nesses seis meses o Antonio trabalhou como todos e fez até alguns serões, brincou com todos, sofreu com o rebaixamento do seu Botafogo, mas estava condenado à morte e nós não reparamos.

Eu em minhas meditações chego à conclusão: quantos parentes e amigos estão condenados à morte eterna e nós estamos conversando com eles, brincando com eles e não percebemos que nossa responsabilidade é pregar com nossa vida para que eles vejam Cristo em nós e venham a se converter .

Não tenho dúvida que amamos os nossos parente e amigos e queremos que eles se tornem nossos irmãos em Cristo, mas o que estamos fazendo de concreto para que isso aconteça? Estamos compartilhando as suas piadas muita vezes imorais, seus assunto muita vezes não edificantes?

Ou estamos sendo Luz e Sal como Cristo nos “manda” ser? Mateus 5:13 a 16.

Que tenhamos o propósito de sermos realmente Luz e Sal para que os homens vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus nosso Pai. Mateus 5:16.

*Obs. Folga de oitenta na CSN é quando trabalhamos de meia-noite às 8 da manhã, folgamos mais 2 dias e retornamos no terceiro dia às 16 horas e trabalhamos até às 24 horas.