Oração desprezada por Deus

Tenho estudado o livro de Daniel e aprendido muito com o comportamento de Nabucodonozor. Pode parecer um contrasenso, mas a hipocrisia do rei Nabucodonozor ensina tanto quanto a fidelidade de Daniel.

Sem medo de errar, afirmo que algumas orações Deus simplesmente despreza. As orações feitas por Nabucodonozor certamente causaram repulsa em Deus:

… em Dn 3: 28 e 29:

“Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este”.

… e Dn 4: 1 a 3:

“O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas, que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração”.

Não que elas tenham sido mentirosas. Não! São lindas palavras, porém proferidas por alguém muito pouco disposto a mudar sua postura diante do “Deus Altíssimo”. A mesma pessoa que disse essas lindas palavras, lançou os amigos de Daniel na fornalia e ameaçou matar todos os sábios da cidade caso seu sonho não tivesse a devida interpretação.

Dialética vazia! Eloquência suja! Oração desprezível!

Deus não nos chamou para um relacionamento de aparências com Ele. Não nos salvou para ouvir de nós nada além daquilo que vai no nosso coração. O que está no seu coração é feio demais para ser revelado para Deus? Ele é Santo demais para ouvir de você sobre suas derrotas diante das tentações? Saiba que pensar assim, por mais que possa parecer nobre, agrada mais ao Diabo do que a Deus porque ele é que gosta de coisa escondida. Deus gosta da verdade, afinal Ele é a própria verdade. E se você pensa que o que ocupa seu coração é tão pecaminoso que não deve ser exposto a Deus, lamento te informar que seu deus não é o mesmo da Bíblia.

Deus quer ouvir você!

Em Dn 4: 34 a 37 Nabucodonozor, após ser humilhado por Deus, faz uma linda oração, agora sim, aceitável e agradável, pois não foi dirigida ao Deus de Sadraque Mesaque e Abdenego (Dn 3:28), mas sim revelou uma experiência pessoal com o “Deus dos céus”.

“Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba”.

Por mais pecaminosa que seja, Deus quer a verdade do seu coração. Ele quer ouvir você, sem hipocrisia, sem meias palavras.

É fácil agradar a Deus é só não irritá-lo com orações vazias!