Livro “O Evangelho Segundo Os Simpsons” será lançado no Brasil

O título desta notícia pode parecer estranho, mas é justamente este o objetivo do livro do Mark Pinsky, que está para ser lançado no Brasil pela editora Novo Século: “O Evangelho Segundo Os Simpsons”.

Este livro fala de Deus, Fé e Espiritualidade que aparecem em abundância na Série de TV Os Simpsons.

“O Evangelho Segundo Os Simpsons” narra a vida espiritual da família mais animada do mundo escrito por um experiente repórter de assuntos religiosos do Orlando Sentinel, Mark Pinsky, que vê na série animada e irreverente, uma reflexão do papel da religião na vida famíliar americana.

Os Simpsons, desenho assistido por mais de 18 milhões de espectadores semanais só nos Estados Unidos, já faz parte da cultura americana, tanto que a marca registrada de Homer Simpson “Doh!” foi adicionada ao Dicionário de Oxford da língua inglesa.

O desenho é uma afirmação vigorosa da vida, uma crítica social em horário nobre, o que de melhor podemos esperar de um grande desenho de TV.

Pinsky diz que quando começou a assistir Os Simpsons com seus dois filhos, ficava surpreso com o papel central que a fé tinha nas vidas dos personagens. Os teólogos concordam que Os Simpsons é a maneira mais consistente e inteligente de falar de religião na televisão. Pinsky fala de assuntos teológicos complexos, como a natureza da alma e dilemas morais como adultério, que são freqüentemente tratados na série.

Deus (Ele mesmo aparece em vários episódios), Jesus, céu e inferno, a Bíblia, e a oração também figuram nas vidas dos Simpsons e seus vizinhos.

Pinsky examina como o desenho fala de judaísmo, hinduísmo, pentecostalismo, novos cultos e novas crenças, e mostra a relação de amor e ódio que alguns dos escritores do desenho têm com o catolicismo.

Em capítulos como “Oração: Querido Deus, dê a este sujeito calvo um tempo”; “A Igreja e o Pastor: Nós não temos uma oração”; e “A Bíblia: Eu acho que pode estar em algum lugar do passado”; Pinsky fala em o Evangelho Segundo os relacionamentos que Os Simpsons e seus vizinhos têm são definidos e circunscritos à religião.

Fonte: Praise Shopping