Preocupa-se

“Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso” [1]

“Aqueles que ele de antemão conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito de uma multidão de irmãos” [2]

Eu me preocupo se vou viver muito ou pouco, se com saúde ou doente. Me preocupo se terei uma família sólida, e como serei esteio de um lar. Me preocupo em conseguir um bom trabalho, que traga satisfação profissional e o reconhecimento da sociedade. Me preocupo se conseguirei realizar todos os planos que tracei na virada do ano. Ando preocupado…

O que Deus me diz a respeito das minhas preocupações? Ou será que no meio de tantas preocupações eu não me preocupe de saber o que Ele pensa?

Sobre dinheiro, me preocupo em ter uma vida financeira estável, sem dívidas, ajudando necessitados. Em Mateus 6:19-21 Deus diz que esta preocupação não deve ser norte da minha vida, uma vez que a riqueza perene não está nesta vida, mas no porvir. Os tesouros que Deus tem reservado para mim estão livres de especulações. Cuidarei, portanto, dos tesouros terrenos, mas sem me preocupar.

Sobre os cuidados pessoais, procuro ter boa saúde, manter bom padrão de higiene e não permitir que doenças previsíveis sejam desencadeadas por displicência. Deus diz, em Filipenses 2:4-5; 8-11 que esta preocupação também não deve nortear minha vida. Ao invés de me preocupar comigo mesmo, devo me preocupar com os outros. Logo, não descuidarei do próprio, pois em Mim habita o Espírito Santo, mas sem me preocupar.

Muitas pessoas se preocupam em correr da morte. Praticam esportes, fazem alimentação saudável, são avessos à uma vida estressante. Deus, porém, diz para não me preocupar com a morte, mas com a Glória Eterna. Romanos 8:18; 1Coríntios 15:53. Nada de errado em praticar esportes e alimentar-se bem. Tudo errado se isto se constitui preocupação.

Quero ser lembrado na sociedade como um bom profissional, bom filho, amigo e cidadão exemplar. Efésios 2:10 diz que ao invés de nos preocupar com nosso próprio nome, devemos nos preocupar com o Nome de Jesus. Querer ser lembrado pela sociedade não é errado. Preocupar-se com isto é.

PREOCUPAR = PRE + OCUPAR = Encher antecipadamente. Se eu me torno cheio com todos estes cuidados, eu me esvazio de Cristo e minha vida se torna um fardo pesado. Quanto mais ansiedade acumulamos, mais decepções colhemos. Preciso me PRE-OCUPAR de Jesus. As outras coisas? Elas vêm…

Notas:

[1] Mateus 11:28 (Bíblia Católica Versão Pastoral) [2] Romanos 8:29 (TEB – Tradução Ecumênica da Bíblia)