Por que Teologia?

Escrever sobre teologia não me parece ser uma coisa muito proveitosa, por isso nesta coluna gostaria de fazer teologia para que grandes conceitos sejam difundidos e assim, através de ações teológicas e práticas, tenhamos uma transformação de nosso pensamento ou de nossa maneira de pensar.

Será pretensão de minha parte fazer teologia? De maneira nenhuma! Teologia não é algo que somente professores ou teólogos renomados e famosos podem fazer – teologia é também a maneira que encontrarmos para responder a questões que ou nos atormentam ou algumas vezes deixamos sem respostas – jogamos um bolo de necessidades na questão da vontade de Deus, reputando que em Deus nada precisa ser explicado.

Quero propor que à medida dos dias faça-se teologia. Mesmo que não saibamos as respostas, podemos depender de Deus para orientar e direcionar nossa fé, nossa crença e então nossa prática, sem a qual a fé é vazia em si mesma – é fé na fé e nada é mais triste para o ser humano que ser numa finalização da sua fé onde ela termina em si mesma, ou em si mesmo e essa fé, tanto no objeto que é a fé como no veículo – o ser humano, suas potencialidades e necessidades é vazia e não leva a lugar nenhum – é beco sem saída!

Há de se analisar a realidade para enxergarmos o que existe, o que acontece, usando para isso tudo o que as ciências nos proporcionam: olhar o ser humano e sua existência pela antropologia, pela sociologia, pela psicologia e tantos outros olhares multidisciplinares; há de se fazer então uma leitura bíblica responsável, que tente ou consiga responder a estes anseios e necessidades; então, somente então, organizar os pensamentos e saber o que já foi formulado, talvez uma releitura da teologia organizada, sistematizada e olhando para tudo o que se vê – viu – na realidade do ponto de vista bíblico e agora teológico para então desenvolver-se uma teologia prática, que faça sentido não somente vivencialmente, mas principalmente que faça sentido fora dos portões da Igreja, justamente onde tudo se iniciou: na realidade, porém, não somente para ser propagada e difundida, como uma apologia do certo em vista do errado, mas para uma transformação solidária das realidades vista e vividas.

Assim deve caminhar a teologia e essa é nossa proposta: ser um canal de diálogo entre a teologia e as outras áreas do conhecimento e assim proporcionar à Igreja condições de colocar no exercício da sua fé algo de maior e melhor substância, algo que realmente faça diferença para o Reino de Deus, algo que vá glorificar o nome de Cristo!

A Deus, toda Glória!