O Diário de Jó: O dia do cataclisma

“… Assim, Satanás partiu e entrou em ação”[1]

    Terremoto

    Tudo estava indo bem. Amanheci muito bem hoje. Tomei meu café como todos os dias. Beijei minha esposa e fui trabalhar como sempre. Os negócios estavam prosperando enormemente. Contratos fechados em vários pontos de venda me garantiam prosperidade. Sou muito grato a Deus por tudo o que Ele me deu. Tenho gado, fazendas e muito dinheiro. Nada disso subiu a minha cabeça, porque sei que Deus foi quem me deu tudo o que tenho, por isto eu o louvo sempre que tenho oportunidade.

    Porém algo muito desagradável aconteceu enquanto meus filhos estavam reunidos festejando: Ladrões inescrupulosos roubaram todo meu gado e mataram meus funcionários. Mal acabei de ouvir a notícia chega outro funcionário ofegante e trôpego dizendo que minhas ovelhas haviam sido mortas por um fogo misterioso que caiu do céu, e junto com as ovelhas foram-se também os pastores. Tentava calcular o tamanho da desgraça quando uma terceira notícia triste chegou: Os camelos e seus cuidadores foram atacados por caldeus. Não sei, porém, como expressar o profundo abalo que sofri ao receber a última notícia do dia: um furacão misterioso veio sobre o lugar onde meus filhos estavam festejando causando um desastre culminando na morte de meus dez filhos.

    Este dia para mim nem pode ser mais chamado dia. Tudo está escuro.

Em um único dia satanás foi capaz de, covardemente, desferir quatro duros golpes na vida de Jó. Ele estava disposto a provar que Deus estava errado ao afirmar que Jó era um homem íntegro. E por que ele provoca caos na vida de Jó?

É durante os momentos de caos em nossa vida que nossa integridade é posta a prova. É impossível que após tantos desastres Jó permanecesse incólume em seus sentimentos. Tristeza, dor, angústia e aflição fazem parte do conjunto de sentimentos naturais que compõem nossas vidas. É humano senti-los. O que satanás estava tentando provar é que o caráter de Jó estava subordinado aos seus sentimentos. Assim, a integridade de Jó estaria vinculada aos sentimentos de satisfação e prazer.

É duro admitir, mas quantas vezes satanás prova sua teoria em nossas vidas. É muito duro afirmar isto. É humilhante. Contudo é a mais pura verdade: nós temos dado razão à teoria do diabo através de nossas atitudes.

A atitude de Jó é expressa em três versículos . Por isto mesmo, muitas pessoas podem achar que foi uma atitude fácil de tomar. Não, não foi. Como você sabe, você pode questionar. Jó era tão humano quanto eu ou você. Ele não era perfeito. Jesus é perfeito. Jó não. Portanto, ele estava sujeito aos mesmos sentimentos que eu ou você.

Uma grande batalha espiritual foi travada no coração de Jó. Contudo, em meio à toda esta escuridão ele adorou!

Segredo/Oração: “Filho, se você está sofrendo agora não desanime. Descansa em mim. Mesmo que você esteja passando pelo vale da sombra da morte, não temas. Eu estou contigo, mesmo quando estiver sem forças para lutar”

Até a próxima.

Notas:

[1] Jó 1:12b (BV)