Feridos em nome de Deus é destaque na revista Época e na rádio CBN

Feridos em nome de Deus, lançado em junho pela Mundo Cristão, teve sua primeira tiragem esgotada em cerca de 48 horas. A primeira obra da jornalista Marília de Camargo César traz à tona a temática dos abusos cometidos por pastores e líderes dentro das igrejas evangélicas.

De forma direta e ilustrada por histórias reais, a autora relata os danos que esse assédio causa na vida de tantos cristãos atualmente. Em entrevista à revista Época, assinada por Kátia Mello, Marília justifica a escolha de seu tema: “Eu parti de uma experiência pessoal, de uma igreja que freqüentei durante dez anos. Eu não fui ferida por nenhum pastor, e esse livro não é nenhuma tentativa de um ato heróico, de denúncia. É um alerta, porque eu vi o estado em que ficaram meus amigos que conviviam com certa liderança. Isso me incomodou muito e eu queria entender o que havia dado errado. Não quero que haja generalizações, porque há bons pastores e boas igrejas. Mas as pessoas que se envolvem em experiências de abusos religiosos ficam marcadas profundamente”.

Marília conta ainda à Época que esses abusos não são culpa apenas do pastor, detalha algumas das conseqüências destes males que testemunhou e faz alertas sobre como evitar que isso aconteça. A matéria, publicada na edição de 29 de junho da revista, está transcrita no blog do livro: www.feridosemnomededeus.com.br.

Na rádio CBN, a autora foi entrevistada por Tânia Morales para o programa Revista CBN. Marília afirma que o abuso espiritual “poderia ser definido como o encontro de uma pessoa fraca com uma pessoa forte emocionalmente, no qual a forte usa o nome de Deus para levar a mais fraca e frágil a obedecer ordens de comando dessa liderança que podem acabar por diminuir essa pessoa emocionalmente e financeiramente”.

Assim como em Feridos em nome de Deus, Marília cita na entrevista o abuso financeiro como sendo uma conseqüência das relações desvirtuadas entre pastores e líderes. A fragilidade que leva muitas pessoas às igrejas as leva a crer quase que cegamente naqueles líderes que a acolheram com tanto amor e atenção. Os abusos se iniciam quando cristãos entregam as rédeas de sua vida nas mãos destes líderes.

Você pode ouvir esta entrevista na íntegra no site da rádio CBN. Clique aqui.