O Diário de Jó: 1000 horas?

“Onde está a sua confiança em Deus?” [1]

    Longos dias…

    Até agora não entendi o por quê de tudo isto… Tem que ter alguma explicação… Os dias são longos, parecem que têm umas mil horas. O brilho do sol não me traz qualquer alegria. Após um período de silêncio, meus amigos resolveram falar comigo.

    Elifaz perguntou: `como um homem que consolava as pessoas poderia estar agora desconsolado?` A seguir ele tentou me convencer que meus sofrimentos são castigos por algum pecado particular que eu tenha cometido. Ele nem quis ouvir o que eu tinha para dizer. Mesmo sem me ouvir ele concluiu seu monólogo afirmando minha culpa e me conclamando a confessar meu pecado.

    Até que a fala de Elifaz faria sentido se, antes de falar, ele tivesse me ouvido. Aí, então ele poderia analisar minha vida e dizer as coisas que me disse. Diálogo ele não quis.

    Minha resposta a ele foi bastante firme: Veja, Elifaz, Deus é o responsável pelo meu sofrimento. De fato, eu só estou sofrendo porque Deus permitiu isto; Entretanto, minha inocência em relação ao pecado funciona como consolo neste período – estou certo que meus pecados foram perdoados; e pra falar a verdade, não dá pra ser consolado com um discurso.

Jó era obediente a Deus. Contudo, não O conhecia pessoalmente. Ele sabia que, se sofria, isto acontecia por permissão direta de Deus. Ele não podia entender o por quê. Ele não sabia do desafio que acontecia no reino espiritual .

No reino espiritual acontece uma feroz batalha entre as forças celestes e as hostes malignas. Estas, tentando nos retomar. Aquelas nos defendendo. Certamente, muitas destas batalhas se refletem na nossa vida diária. Desânimos, situações-limites, doenças, dentre outras coisas, podem surgir em nossa vida para provar nossa fé. Precisamos fazer como Jó: CONFIAR. Ele não promete nos tirar do vale da sombra da morte, mas passar por ele conosco!

Elifaz foi comparado por Jó à um rio intermitente. Não tem constância. As pessoas vão até ele e são surpreendidas ao encontrar o leito seco. Muitas pessoas são assim. Possuem uma aparência como de um rio perene, mas quando suas águas são requisitadas só oferecem sequidão. Nossas vidas só fluirão perenemente se forem constantemente abastecidas…

Segredo/Oração: “Filho aprenda a fluir como um rio perene. Aprenda de mim… ouça antes de falar… e quando falar, busque em Mim as Palavras de Vida”

Até a próxima.

Notas:

[1] Jó 4:6a (BV)