#209: As Reflexões de Pi

Paulinho Degaspari, Marcelo Mathias, Rodrigo Bibo e Alexander Stahlhoefer se reúnem para desconstruir o discurso religioso da obra “As Aventuras de Pi”, o grande vencedor do Oscar 2013 com 11 indicações e 4 prêmios, inclusive o de melhor diretor.

Duração: 00:54:35

» Comente também o filme na Seção de Cinema

CONTEÚDO RELACIONADO

  • https://www.irmaos.com/membro/th_ibrahim/ Thiago Ibrahim

    Olha só… Totalmente inesperado! Ainda não assisti o filme, mas tô querendo muito ver.

  • https://www.irmaos.com/membro/mmsoares/ Matheus Soares

    Esse filme é muito fera… queria ter participado desse pod. #Xatiado

  • https://www.irmaos.com/membro/diegorc/ Diego R Chagas

    Esses podcasters que ficam postando antes, e não deixam a gente ganhar 500bits!

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Diego, garanto que eles não faziam a mínima ideia de que teríamos programa hoje, hehehe. Além de podcasters, eles também são fãs de irmaos.com e ficam sempre de olho! 😉

  • https://www.irmaos.com/membro/th_ibrahim/ Thiago Ibrahim

    Hahahahaha! Prometo não mais entrar na disputa pelos 500 bits, Diego. Vai que o padrinho resolve bloquear pra gente… hahaha!

  • https://www.irmaos.com/membro/pedroangella/ Pedro Angella

    Tem spoilers do filme, né? Ainda não assisti… :/

  • https://www.irmaos.com/membro/meire.souza/ Meire Ferreira

    Eba!!! Totalmente inesperado esse podcast! Quero ouvir o que os fãs de Hobbit e Batman tem a dizer sobre As Aventuras de Pi!!

  • https://www.irmaos.com/membro/fredson/ Fredson Souza Oliveira

    pretendo assistir hoje esse filme e depois ouvir o podcast sobre as aventuras de pi, e ouvir as críticas boas e ruins sobre ele!!!!!!!!!!!valeu galera!

  • https://www.irmaos.com/membro/diegorc/ Diego R Chagas

    Sem desculpas Paulinho! Hahahaha. (Brincadeira hein) 😛

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Até a metade é spoilers safe e eu aviso quando não fica mais seguro pra quem ainda não assistiu! 😉

  • https://www.irmaos.com/membro/daniels/ Daniel Seixas

    Ainda não vi o filme, ai fica a duvida: Escuto o pod ou espero pra ver o filme? E se eu acabar nunca vendo o filme? Acho que vou escutar anyways… rs

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Daniel, se você não pretende ver logo, recomendo que ouça todo o programa. Mesmo depois de ouvir mesmo a parte de spoillers, acho que o filme não perde a graça. Pelo contrário, acredito que a experiência vai ficar ainda mais interessante.

  • https://www.irmaos.com/membro/breake/ Deivid Ramon

    Pooooooowww, ainda não vi o filme…. E AGORA, E AGORA E AGORA?

  • https://www.irmaos.com/membro/lucianov/ Luciano Valério

    Oh dúvida cruel! Assistir o filme e depois ouvir o pod ou ouvir o pod e depois ver o filme (se é que vou mesmo querer assistir depois do que ouvir)?….hehehehe Pro bem ou pro mal, lá vamos nós ouvir primeiro!..rs

  • https://www.irmaos.com/membro/bibotalk/ BiboTalk

    SPOILER ALERT ` ` ` ` ` ` ` poxa, depois que a gente grava, vem coisas na cabeça que gostaríamos de ter falado. Quando o Paulinho me questiona sobre o pq acho que a segunda história é verdadeira, me enrolo pra responder hehe, mas depois pensando, percebo que a segunda é verdadeira pq é justamente essa maneira de enxergar a realidade que o filme quer combater, essa vida preto no branco. O que acompanhamos na tela é a beleza de uma história triste. é a poetização da vida. Não seria a aventura de PI, mas a tragédia de PI. enfim…

  • https://www.irmaos.com/membro/diegomat/ Diego Matos

    Tem bastante coisa que gostaria de pontuar sobre a religiosidade do filme, mas vou ouvir primeiro! Depois eu volto…

  • https://www.irmaos.com/membro/edenzin/ Evandro Denzin

    [SPOILER] A história do tigre, da hiena, etc – enfim, o filme quase todo – é uma parábola de como explicar a dura realidade que o personagem principal sofreu. A segunda história é a verdadeira – estou com o Bibo. E acho que ai está a grande “sacada” do Inimigo dentro deste filme: no final ele disse – é assim que vc vai acreditar em Deus. Deus é um jeito “bonito” de vc explicar as dores da vida e a dura realidade na qual nós vivemos – e nós seres humanos sempre preferimos a história bonita. A tese do filme é a religiosidade (cristão, muçulmana ou indu, não importa!) como uma lente pela qual podemos enxergar a vida e sofrer menos! Deus na verdade é um jeito bonito de ver a vida, de entender, de aceitar, de “engolir” as coisas amargas que a vida nos impõe… O filme é lindo. Mas está na esteira da descristianização…

  • https://www.irmaos.com/membro/lucasdg/ Lucas Dantas Gueiros

    [SPOILER] nossa! eu estava achando que a primeira historia era a verdadeira, porque no relatório aparece sobre o tigre, mas pensando bem… a ilha carnívora, não dá. É realmente muito interessante todo o discurso e a alegoria presentes no filme. quando olhamos sobre a perspectiva dele como ele mesmo, tiramos algumas ideias, quando vemos eles como tigre, tiramos outras conclusões interessante. Algumas pessoas parecem ver uma conversão verdadeira nele durante o naufrágio, mas é impossível, já que ele era o tigre. na verdade, o Deus dele era o tigre, era a razão de vida dele, e única coisa que lhe dava esperança. Logo, se ele era o tigre, ele era extremamente egoísta e tinha a se mesmo como Deus. Não sei se alguém mais pensou a mesma coisa, mas está aí minha meditação no filme. Até o próximo! =D

  • https://www.irmaos.com/membro/tattinha/ Tattinha Carneiro

    ainda não vi o filme, que dúvida cruel. “Ouvir ou não ouvir o pod? Eis a questão!”

  • https://www.irmaos.com/membro/daniels/ Daniel Seixas

    Galera, vamos lembrar de dar joinha nos comentarios relevantes pra ajudar no site. Valeu, Paulinho, vou ouvir o podcast todo então. =)

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagoandreh/ Thiago André

    [SPOILER] Pow, o ponto alto do filme é a revelação de que ele teve que matar o cozinheiro para sobreviver. E aí que tá, ele era vegetariano e quebrou seu “codigo de vida” da pior maneira possível, comendo o cozinheiro para sobreviver. Ele criou essa história poética pra explicar o que aconteceu de fato sem ter que expor essa realidade cruel. Quando compreendemos isso, vemos que oo filme está propondo uma reflexão moral, de que até onde podemos ir com os nossos “códigos de vida” quando nossa própria vida está em risco? Pi quebrou as regras de todas religiões que ele seguia e por isso ele não podia contar o que de fato aconteceu. Conviver com Richard Parker depois da Hiena morrer, foi seu maior desafio, pois foi numa situação extrema que ele encontrou o pior de si e teve que conviver consigo mesmo depois de ter visto sua mãe e budista feliz morrerem e serem comidos, e de matar e comer o cozinheiro. Richard Parker representa o pior de nós, nossa parte mais selvagem e sem controle. Quando o jornalista manifesta preferência pela história “poética” dos fatos ele diz que Deus também prefere essa.

  • https://www.irmaos.com/membro/rrabelo/ Rafael Rabelo

    Cade q versao zipada? Tmb quero ouvir.

  • https://www.irmaos.com/membro/bibotalk/ BiboTalk

    [SPOILER] Thiago André, muito bom seu comentário cara, é isso, Richard Parker é a nossa fera interior, o nosso lado animal que até pode ser domesticado pelas convenções sociais, mas que no fundo nunca deixa de ser selvagem, capaz de quebrar as convenções para sobreviver! Muito bom!

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Versão zipada disponível. Obrigado por lembrar, Rafael Rabelo!

  • https://www.irmaos.com/membro/sdsbarbosa/ Daniel Sas

    Ainda não assisti o filme… Mas seguindo o raciocínio do cast.. Não importa! GWHAHAHHA!

  • https://www.irmaos.com/membro/hebertty/ Hebertty Vieira Dantas

    Assisti ontem. Boa…. Esse filme é fantástico muito bom.

  • https://www.irmaos.com/membro/loikacau/ Eloisio de Freitas

    Esse tal de SPOILER, na minha opinião, não atrapalha em nada! Ouvindo ou não, vc terá suas persepções independentes de saber o que vai acontecer! Pode tirar um pouco a fantasia e surpresas que teria em não saber, mas… não atrapalha! Ouvi , gostei e vou ver o filme assim mesmo! Seria o Apocalipse um grande spoiler?

  • https://www.irmaos.com/membro/fefo/ Felipe Augusto

    Bora ouvir! Fui na esperança de ganhar os 500 bits e JA tinham 15383629 comentários kkkkk

  • Vagner Rodrigues

    Paulinho, tenho duas observações:1) Faz tempo que o Marcelo Mathias não participava do podcast ein! Muito bom ele ter voltado a participar.2) O Bibo nem gosta de falar ein! Não deixou quase ninguém falar! heheheheh

  • https://www.irmaos.com/membro/bibotalk/ BiboTalk

    poxa Vagner, mas deixa eu me defender, se eu não falar, fica tudo em silêncio, sério hahaha na próxima gravação vou falar menos, prometo!

  • Vagner Rodrigues

    Bibo, no final do podcast, quando você fala que as dúvidas não devem ser todas respondidas e tals, me lembrei de Paulo, o Apóstolo. No final da parte teológica da carta aos Romanos (capítulos 1 à 11), ele finaliza com uma Doxologia. A primeira vez que eu li, eu não havia entendido, agora depois de 3 anos de caminhada com Deus, eu consigo entender bem Paulo e também o que você quis dizer ao final do podcast. Há momentos que as perguntas realmente não precisam de respostas, e a nós só resta cair de joelhos em adoração ao mistério (no nosso caso, Jesus Cristo).

  • https://www.irmaos.com/membro/silviagabi/ Silvia Gab♪ielle

    Uau!! o Thiago André “abriu meus olhos” com o comentário que fez…rsrs.. agora começo a entender o sentido do filme(ou não) e pra mim, esse negócio de SPOILER não estraga nada, na verdade fiquei mais curiosa pra ver se realmente era o que falaram… Primeiro ouvi o Podcast e depois fui assistir o filme… (é, acho que tenho que ouvir o pod novamente,o filme foi muito “filosófico” pra mim :s)

  • Izack Geraldo dos Passos Rodrigues

    O que?! Não é uma Live Action de Calvin&Hobbes?! xDD

  • https://www.irmaos.com/membro/filipess/ Filipe Santiago

    Ainda não vi o filme… e agora? Ouço ou não o #pod ?

  • https://www.irmaos.com/membro/tatsuo/ Natan Tatsuo

    [SPOILER] olá acredito sim que a segunda história é a verdadeira, e vejo a primeira história como uma licença poética, quanto ao brilho do mar, ilha animais, eu vejo de uma forma simples, o brilho representa a vida. Achei o filme de uma poesia linda, vamos esquecer todo tema religioso, embora eu ache que foi bem representado, mas vemos lições de amor à família, e de fé que pouco vemos no cinema.

  • https://www.irmaos.com/membro/lucianov/ Luciano Valério

    Com spoilers ou não o meu interesse pelo filme permanece o mesmo. Mas valeu mto a pena ouvir o pod e já ter antecipado algumas informações sobre ele.

  • Carlos Montoro

    Olá meus caros… Amo muito os podcasts que são colocados e pela forma que falam comigo!!!! Obrigado! Vale falar algo: Vi o filme e pensei em coisas diferentes do que vocês falam. Estou passando por um momento muito difícil da minha vida… E a realidade me dá enjôo… viver “abrandando” alguns detalhes em alguns momentos é melhor… não saí da realidade, mas simplesmente prefiro ver as coisas com outros olhos… Tenho uma tia com problemas psiquiátricos… e o fato em sí é PÉSSIMO, mas sei que Deus colocou isso em minha vida… É interessante que hoje eu aprendi a ver outros sinais além da loucura… a aparência… a cor da pele, se está alimentada… e fico em paz quando vejo isso. A realidade é BEEEEEEM pior… pois quando vemos a loucura pela loucura não vemos o que realmente importa… A saúde e a integridade física está OK… E isso tem me alegrado, enquanto a medicina não responde e não diagnostica o que ela tem… portanto que sabemos que este estado durará mais um BOM TEMPO! Oro por vocês, e nestes momentos vocês tem feito a diferença em minha vida… (sem falar no barquinho e no Bt cast! ) Obrigado pela leitura…

  • https://www.irmaos.com/membro/cleyton/ Cleyton Queiroz

    Levei uma turma da igreja para ver o filme. Que surpresa! o Filme é incrivelmente lindo e Emocionante…#segurei as lágrimas.

  • https://www.irmaos.com/membro/stahlhoefer/ Alexander Stahlhoefer

    Carlos, Me emocionei lendo seu comentário. Cara, cada vez que eu gravo um pod eu fico pensando: será que valeu pra alguma coisa? Será que ajudou alguém? Ou será que é só pra me “divertir”? Que bom q vc pode ser confortado, animado, encorajado nas suas lutas, tb na convivencia com sua tia. Que Deus continue a te conceder graça, amor e compreensão nessa situação. Que Deus conceda a ela cura, restauração, mas sobretudo conforto, paz em seu coração. Abraços!

  • https://www.irmaos.com/membro/lplopes/ Luciano Lopes

    Baixando…

  • https://www.irmaos.com/membro/kele.amaral/ Kele Amaral

    Será que consigo dormir agora? Que reflexão! Assisti duas vezes o filme. Gostei muito. Logo de cara pela narrativa gostosa como o Marcelo disse e pelos efeitos especiais. Sou do tipo que gosta do “fantástico”, que vibra com os super heróis, que se apaixona pelo Avatar, que queria viver em Nárnia acariciando a juba do Aslan. Esse poder que a ficção tem de nos transportar para uma outra realidade me fascina. E por ser assim eu fiquei muito triste com o fim do filme. [SPOILER] Fica muito claro pra mim que a 2ª história é a verdadeira, e isso incomoda, porque me leva a essa reflexão. Creio que todos nós fazemos um pouco do que o Pi fez. Ele convenceu a sí mesmo que a 1ª historia realmente aconteceu. Às vezes, maquiamos as nossas lembranças porque de outra forma não suportaríamos conviver com a dor. Acho que é uma forma que o nosso cérebro encontra de se proteger. Terminei de escutar pensando na música “Somos quem podemos ser” do Engenheiros do Havaí, e sinceramente: eu gostava mais do tempo em que eu tinha certeza de que as nuvens eram de algodão.

  • https://www.irmaos.com/membro/hebertty/ Hebertty Vieira Dantas

    No início foi bonitinho como o Marcelo disse(senti sua falta) , depois tentei ver algo espiritual e fiquei um pouco inquieto com a falta de definição religiosa do protagonista, no final nem queria acreditar na segunda história… A história é boa e trás uma moral legal, mas a ideia é tão pós-moderna que acaba confundindo mais do que ajudando. Por exemplo: Se um adolescente ateu assistir esse filme, ele vai sentir sua espiritualidade afetada ou atiçada? Deus foi realmente provado a partir da história? Ter várias religiões ajuda a mensagem cristã?

  • Renato Alves

    A paz galera, tudo bem? Sobre o filme me espanta que todos não tenham entendido a sua real proposta. Ele traz uma visão totalmente contrária a Deus e no final apresenta a idéia de Deus como utópica; além de ser muito chato. Quanto aos efeitos especiais, sem palavras, pois o tigre ficou realmente muito real.

  • https://www.irmaos.com/membro/pauloos/ Paulo Otavio Santos

    Ouvinte assíduo do podcast desde de Curitiba-PR 2 sugestões de temas: – FOGO DO CÉU – Que fogo é este citado em várias passagens bíblicas? – ESCATOLOGIA – Eu sei que já tem sobre, mas poderiam fazer um novo, aconteceu muita coisa no mundo desde os últimos! Grande abraço e que Deus abençoe muito todos vocês!

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Oi Paulo Otávio. Obrigado pelas sugestões. Quanto à Escatologia, o BTCast tem produzido uma série escatológica que ainda está em andamento e vale a pena conferir. Chama-se Plenitude dos Tempos [http://bibotalk.com.br/site/category/podcast/btcast/escatologia-btcast] Abração.

  • https://www.irmaos.com/membro/lourival2/ Lourival Neves Gonçalves

    Olá Pessoas!!xaudade de todos!!Cara o pod tá show de bola!!Ainda não vi o filme,mas a análise de vcs sempre abrange os nossos pontos de vistas.Mas deixo um link que visa explicar O que há por trás das aventuras de Pi [http://cirozibordi.blogspot.com.br/2013/01/as-aventuras-de-pi.html].Mas tirando a análise do link,que não deixa de ser importante,o filme apresenta uma qualidade espetacular nos efeitos especiais.Abraços!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Correção de uma bola fora que demos: Ang Lee, o diretor do filme e vencedor do Oscar, é taiwanês e não chinês, como falamos.

  • https://www.irmaos.com/membro/bibotalk/ BiboTalk

    hehe, então, chinês, tailandês ou taiwanês, o que quis dizer é que a própria composição dos bastidores já é diversificada. Viva Lee, oscar merecido!

  • https://www.irmaos.com/membro/arilsonart/ Arilson Saw

    Muito bom o cast, me despertou o interesse em ver esse filme, dos ganhadores é o único que não vi. abraço saúde e paz!

  • https://www.irmaos.com/membro/jussaras/ Jussara Soares

    Comecei a ouvir o podcast mas tive que parar pra ir correndo assistir. Marcelo disse que não tinha entendido bem como o escritor ia acreditar em Deus através da história e eu também fiquei com essa dúvida no fim do filme. Mas eu logo eu vi que é assim mesmo como o Lucas disse aí em cima, assim como com a história contada pelo Pi, é uma questão de querer acreditar ou não em Deus. O escritor poderia escolher acreditar numa história sem graça, sem magia e racional ou poderia crer numa aventura cheia de reviravoltas, suspense, emoção. Assim também, podemos acreditar em uma vida cética, sem graça, programada e até sem sentido apesar de racional, ou escolher embarcar numa vida de fé, sentimento, esperança e até uma certa magia ao acreditar que um dia viveremos em corpos glorificados, eternos, adorando eternamente um Deus que nos deu vida através da morte de seu filho. Aliás, uma parte que me tocou bastante, foi a descoberta do cristianismo por Pi. Assim como ele, redescobri o evangelho naquela hora. Assim como ele, redescobri um Deus de amor, um Deus apesar de tudo nos ama, e deu tanto orgulho poder fazer parte disso.

  • PATRICK

    Muito bacana a reflexão.

  • Wanedson

    Muito bom esse podcast, tive q parar um pouco para ver o filme e então voltar a ouvir os spoilers, parabéns pessoal!!

  • https://www.irmaos.com/membro/afc2006/ André Carvalho

    Ainda bem que vocês disseram que não tem graça para criança… eu iria decepcionar algumas..rsrsrs Muito bom!

  • https://www.irmaos.com/membro/zizirockg3/ Alrizete

    Eu já viu esse filme! Só por causa que eu vi um pod sobre esse filme q ele era bom e tal! Gente o filme nao e essas coisas e esse Pi é muito confuso! Pessoa estranha ele! Mas eu passaria na Igreja de boa! =D

  • https://www.irmaos.com/membro/tatidesenh/ Tatiana Stinghen

    que legal, eu havia sugerido este filme… ! nao li as opinioes de todos mas vejo da seguinte forma… a historia questiona.. no final … vc prefere acreditar na historia onde ele conta que a mae estava no barco etc… ou na historia que realmente aconteceu onde parece impossivel.. assim como a historia de Cristo que tem pessoas que nao acreditam na ressurreicao de Cristo etc.. nao sei se consegui resumir. me desculpa todo mundo mas EU ACREDITO! rs bj e um gde abraco. Tati.

  • https://www.irmaos.com/membro/lplopes/ Luciano Lopes

    excelente podcast, vou primeiro ler o livro que Bibo citou depois vou assisti o filme…

  • Dani Pinheiro

    Saudades de vocês!!!! Fiquei quase três meses sem poder escutar o podcast e tava com muuuuitas saudades. Agora estou trabalhando em mil coisas e aproveitando para curtir os últimos e inclusive o cast Santidade foi fantástico. Saudades de vocês e beijos nos babys. Dri saudades!!!!!! Beijinhos,

  • https://www.irmaos.com/membro/lplopes/ Luciano Lopes

    Bibo Paulinho e Marcelo mandou bem nesse podcast, fico na expectativa do filme…

  • https://www.irmaos.com/membro/lbguiga/ Loana Pereira Guedes

    Poxa que pena, tava tão empolgada pra assistir o filme, mas a correria de fim e do início de ano não permitiu :/

  • https://www.irmaos.com/membro/diegorc/ Diego R Chagas

    Curti o podcast. Se me sobrar dinheiro, eu vou assistir.

  • Luciano Coelho Alves

    Finalmente consegui ouvir o podcast e ver o filme. Não li o livro mas o filme tem uma “reflexão” interessante e concordo com muita coisa dita no pod. Uma espécie de “arca-de-Noé” porém apenas um Tigre sobrevive até o final como representante da raça. Enfim, eu particularmente gostei apenas das partes que o PI conta sua experiência em busca de uma “religião”, no demais fico apenas com a “computação gráfica” como atrativo. Abraço e parabéns!!!

  • @arrozinha

    Gente desculpa não comentar exatamente a respeito do pod, mas… cadê o Giuliano???

  • https://www.irmaos.com/membro/amorim.pati/ Patricia Amorim Bispo

    Vocês me fazem pensar…rss Achei que a histórinha que o Pi conta pro pessoal da seguradora era só uma invenção para tornar a história mais “aceitável”. Nem passou pela minha cabeça que aquela poderia ser a história verdadeira. Repensarei ?!?!?

  • https://www.irmaos.com/membro/lbguiga/ Loana Pereira Guedes

    Só sei que tietei o filme logo que lançaram o trailer (agosto ou setembro, não lembro)… passei um tempão fazendo propaganda pros meus amigos e aí acabou que quem não pôde assistir fui eu :S

  • https://www.irmaos.com/membro/luciene0410/ Luciene Pinto Pimentel

    Excelente podcast, galera, na minha opinião um dos melhores dos últimos tempos em irmãos.com. E os comentários deram show também, já tinha visto o filme e deu até vontade de ver de novo…

  • Felipe Marques

    Amigos!! Ouvi hoje esse Pod, estou louco pra assistir ao filme, mas já tinha lido o livro e posso dizer que me marcou demais a história do Pi! Acho que a citação do que o Chesterton diz no livro Ortodoxia diz tudo: precisamos de poesia, pois apenas o racional nos enlouquece. Adorei! Quando li a sinopse desse Pod achei que vocês iam detonar com a história, mas não foi isso que aconteceu, pq ela nos faz refletir muito sobre fé, vida e motivação. Parabéns! Ah! E detalhe: no livro diz que o Pi limpava sim as fezes do Richard Parker no barco e que o intestino do tigre funcionava mal pra caramba vivendo naquele espacinho (no livro relata até a curiosidade do Pi em saborear um pouco das fezes do bicho, não sei se isso é contado no filme). Abraços!

  • https://www.irmaos.com/membro/diogo1988/ Diogo Oliveira

    gente eu ri muito quando o tigre mijou na cara do pi ele deve ter ficado pi da vida ne af sem graça a brincadeira ne rs

  • https://www.irmaos.com/membro/morcego137/ Roberto Vale

    Exite uma frase neste filme que mais ou menos assim: “Contei duas histórias sobre o que aconteceu, nenhuma explica o motivo do naufrágio e ninguém pode provar qual história é verdadeira. Em ambas histórias o navio afunda, minha família morre e eu sofro. Qual história você prefere?”, ele subentende que não importa qual você decida acreditar,porque o desfecho é o mesmo em ambas… Assim como D’us… a maior busca é sempre por nosso senhor…

  • https://www.irmaos.com/membro/rafa_paiva/ Rafael Paiva da Silva

    [SPOILER] Tive uma reflexão agora, no final o tigre vai embora sem ao menos dizer adeus, e na verdade o tigre era o Pi, então acho que ele (Pi) como um menino foi embora sem dizer adeus, ou seja, aquele rapaz ingênuo e vegetariano morreu e se tornou um homem que conhece a dura realidade da vida e seus sofrimentos.

  • https://www.irmaos.com/membro/duda18/ Airton da Silva Moraes

    O que eu vi no filme foi uma produção que realçou toda a criação, feroz, selvagem e que glorificam do jeito que foram criadas e o homem intervem do jeito que lhe convém. A criação foi a protagonista o tempo todo. Uma produção que consegue colocar a criação como tema principal e Deus como seu criador merece 10.

  • https://www.irmaos.com/membro/andriascesar/ Andrias

    Sinceramente, acho que quem achou que a história não era verdadeira é muito cético, e não entendeu que ele resolveu contar uma versão “crível” por pedido dos representantes da seguradora, que o alertaram que a seguradora não liberaria o dinheiro com aquela história. Ele mesmo pergunta: “Então vocês querem que eu conte outa história?” Ele contou a mesma história dele, só que de uma forma que outros pudessem acreditar, algo que parecesse mais com o tipo de coisa que eles estavam acostumados a ver e ouvir.

  • https://www.irmaos.com/membro/ninajjs/ Nina (josene Jácome)

    Já assisti o filme e estou baixando esse podcast! 😉

  • https://www.irmaos.com/membro/rogersilva9/ Rogério Silva

    Pulei o podcast porque não tinha visto o filme. Vi ontem e ouvi o podcast em seguida. Ao contrário da maioria eu acredito que a primeira história é verdadeira. Por quê? Justamente pra fugir do óbvio, a segunda história parece mais certa porque ela é mais próxima do mundo tangível, vc diz “ele criou aquela fantasia pra não ter que lidar com a realidade”. Ela é mais fácil de acreditar. Mas esse raciocínio desconsidera que Pi está relatando uma história extraordinária, fora da realidade tangível, uma experiência com Deus. Pi só conta essa história depois de ser forçado pela seguradora que precisava relatar uma história tangível, pra ele a verdadeira história é a primeira. O Bibo disse que a segunda história é verdadeira porque contém muitos detalhes, a primeira história também é bem detalhada. Um problema pra quem acredita na segunda história. Quando Richard Parker entra na floresta sem se despedir Pi sente uma tristeza enorme, ele se comporta exatamente como um animal selvagem e se embrenhar na floresta sem pensar em se despedir, ele revive essa angústia e tristeza enquanto conta a história pro escritor. Se a segunda história é verdadeira Richard Parker é uma abstração dele próprio, ele não teria porque sentir remorso ou saudade já que Richard Parker continuaria existindo dentro dele.

  • https://www.irmaos.com/membro/danielcaze/ Daniel Cazé

    Não tive oportunidade de ver no cinema, pois minha mulher não quis ir, mas quem viu no cinema assistiu um ótimo filme. Muito bom o filme e todas as discussões feitas no pod. A segunda história, com certeza é a real, mas como ele disse, não faz diferença, pois nas duas somente ele sobrevive…

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    O PodCast, sempre mandando bem, quanto ao filme, eu assisti e não gostei nada mesmo, esperava muito mais, até porque me foi pedido para assistir e dar minha opinião, foi bom ouvir a opinião da galera.