A preocupação é fútil

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Mateus 6:27

Ninguém precisa lembrá-lo do alto custo da ansiedade. (Mas eu vou lembrá-lo assim mesmo). A preocupação divide a mente. A palavra bíblica para preocupação (merimnao) é uma combinação de duas palavras gregas, merizo (“dividir”) e nous (“a mente”). A ansiedade divide nossa energia entre as prioridades de hoje e os problemas de amanhã. Parte de nossa mente está no agora; o resto está no ainda não. O resultado é uma vida com uma mente dividida.

Esse não é o único resultado. A preocupação não é uma doença, mas causa doenças. Ela tem sido relacionada à alta pressão sanguínea, problemas de coração, cegueira, enxaquecas, mau funcionamento da tireóide, e inúmeras doenças de estômago.

A ansiedade é um hábito caro. Claro, ela valeria a pena se funcionasse. Mas não funciona. Nossas preocupações são fúteis. A preocupação nunca clareou um dia, resolveu um problema, ou curou uma doença.

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com

  • https://www.irmaos.com/membro/mussa/ Marcos Mussugati

    Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Filipenses 4:6)

  • https://www.irmaos.com/membro/melo/ Rodrigo S Melo

    Já se sentiram anciosos por nada? Pois é… é isso que estou sentindo nos últimos dias, não sei explicar, mas é realmente muito desagradável estar à espera de algo que não pertence a nós. Vou apresentar meus pedidos a Deus!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/vandeco/ Vander Lee

    É A PURA VERDADE, MAS ACHO QUE TEMOS QUE NÃO NOS PREOCUPAR A PONTO DE DIVIDIR A MENTE, MAS PROJETAR E SONHAR COM O FUTURO DE FORMA CALMA E ENTREGUE NAS MÃOS DE DEUS, QUE SABE TODAS AS COISAS.

  • https://www.irmaos.com/membro/stefanita12/ Stefani Sales

    “A ansiedade é um hábito caro”. mais ou menos por ai…

  • https://www.irmaos.com/membro/mirella/ Mirella Carvalho

    A vida moderna de hj é assim mesmo, vivemos por aí sem saber direito em que focar pq há mt o que pensar e decidir, mas não foi isso que Deus planejou para nós. Somos produtos dessa sociedade que muitas vezes ou melhor sempre nos impõe algo. Viver sem preocupações não dá alguma hr ela vem as vezes contra a nossa vontade, mas viver preocupado não tem condições. É infelicidade d+. Aprendi a praticar com um certo sábio que é ótimo e prazeroso viver cada dia no seu momento. Viver como se fosse o último de nossas vidas.

  • https://www.irmaos.com/membro/carolina_ac/ Carolina

    Sou PEQUENA a ponto de achar às vezes que INVENTEI o conceito de ansiedade… affff! Mas Jesus é o Senhor e tenho sido transformada (tb)nisso!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/jolyne/ Joline

    “Viver com preocupações é humano. entregá-las a Deus é divino!” Quando entregamos diariamente a Deus nossas preocupações, em oração Ele dará descanso a nossa alma. “Se na vida não tenho direção e preciso tomar decisão, eu sei que existe Alguém que me ama…”

  • https://www.irmaos.com/membro/klaudia/ Claudia

    Não se deixar dominar pela preocupação é uma atitude de confiança plena em Deus. Não é fácil……

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagomattos/ Thiago Schellin de Mattos

    Deixar-se controlar pela ansiedade é pecado. Significa não confiar em Deus que é Senhor da nossa vida. Andar ansioso é duvidar de que Deus não sabe governar o nosso viver. Devemos crer que uma vez que entregamos tudo nas mão do Senhor não há motivos para temer nada. “Não andeis ansiosos por coisa alguma…” (Filipenses 4:6)

  • https://www.irmaos.com/membro/cileide/ Cileide Dantas Cabral

    Trabalho em farmácia, e sei do que ele está falando…

  • https://www.irmaos.com/membro/meire.souza/ Meire Ferreira

    Tantas coisas antes me tiravam o sono.Hoje peço à Jesus fazer o que eu não posso e lanço fora mesmo a ansiedade. Quando uma bola é lançada sai do nosso alcance, e é isso que o Espírito Santo nos falou para fazermos.Lançar sobre Jesus Todas as nossas ansiedades e fim, acabou, não nos pertence mais!

  • https://www.irmaos.com/membro/leiliane/ Leiliane Barbosa Antonio Moret de Oliveira

    Nunca vou me esquecer do que a irmã (eu esqueci o nome!) esposa do irmão Luiz Soares disse no Congresso da União Feminina em Ouro Preto do Oeste (RO), em 2008. Ela disse + ou – isso: “Nunca vemos uma criança se descabelando ou perdendo o sono por a comida da despensa ter acabado, pois ela sabe que os pais darão um jeito e não deixarão faltar nada. Assim deve ser também a nossa confiança em Deus, como uma criança que confia e espera plenamente no Pai! Nós, muitas vezes, nos damos mal porque dizemos que entregamos uma causa nas mãos de Deus e, quando parece que ficou mais fácil, nós a “tomamos” de Deus e tentamos resolver da nossa maneira!” Mas, mesmo assim, Deus não nos desampara NUNCA! Que possamos ser como crianças, confiando inteiramente no Senhor! Amém.

  • https://www.irmaos.com/membro/afc2006/ André Carvalho

    Tenho visto muitos amigos e conhecidos com esse tipo de problemas. Com certeza controlar a ansiedade é manter a qualidade de vida.

  • https://www.irmaos.com/membro/flayane/ Flayane & Wendel Moreira

    “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”… Salmos 46:10a

  • https://www.irmaos.com/membro/drii/ *´¨adri*´¨

    Por mais que sabemos que nada se resolve assim… somos teimosos… acho que isso é inerente ao ser humano… Sabemos que temos um Deus grande, enorme… que faz maravilhas… do impossível, faz possível… mas ás vezes nos vemos como Pedro e bate aquele medo… aquela ansiedade… Mas Deus é maior que os nossos medos e anseios… q nos perdoa, pois sabe que somos mutáveis, fracos…. q sem Sua força, estamos perdidos.

  • https://www.irmaos.com/membro/estevaosouto/ Estevão Souto

    Realmente… não vale a pena se preocupar… Sem falar que quem se preocupa, enche o coração de ansiedade e medo e esvasia de confiança em Deus! Voltei aqui para editar este coment… pois transformei este texto em áudio… ouçam ai… [https://soundcloud.com/estev-o-souto/a_preocupacao_e_futil] https://soundcloud.com/estev-o-souto/a_preocupacao_e_futil

  • https://www.irmaos.com/membro/anmar/ Antonio Marcos Rodrigues

    Dizer que não nos preocupamos, é um pouco de mais e chega a beirar a hipocrisia e a mentira. Mas buscar a dependência de Deus, permitir que Ele seja o nosso guia, nos colocar em suas mãos, deixar que a Palavra seja viva em nós, creio que ajuda muito. Pra gente o difícil e crer, deixar o mal de amanha para amanha, e ter a convicção de que o Senhor como Pai, esta conosco.

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    O fato de nos deixarmos ficar ansiosos, em nada muda as coisas, na verdade, só nos atrapalha e nos impede de vermos as situações com clareza, por isso precisamos descansar nos braços do Pai, que nos conduzirá à melhor escolha.

  • Anita Rocha

    A preocupação não é uma doença, mas causa doenças. Ela tem sido relacionada à alta pressão sanguínea, problemas de coração,etc. Nossas preocupações são fúteis. A preocupação nunca clareou um dia, resolveu um problema, ou curou uma doença. O prprio texto diz tudo.

  • https://www.irmaos.com/membro/amora/ Leila Alves

    E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. E, clamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina. Mt.15:6-11

  • https://www.irmaos.com/membro/amora/ Leila Alves

    Agradecer a Deus pelo novo dia. Agradecer a Deus pelo dia de trabalho. Agradecer a Deus por me permitir viver neste dia. Oração de agradecimento pelo dia de hoje.

  • https://www.irmaos.com/membro/jonatasbrr/ Jônatas Barbosa

    “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Mateus 6:27