Obras da carne versus fruto do Espírito (3)

Obras da carne Este material foi escrito e baseado em obras de Hendriksen, de Adam Clarke, Aristóteles, Albert Barnes e Edith Hamilton

normal”>Talvez possamos dividir estes nove preciosos dons em três grupos, perfazendo três frutos a cada grupo. Se este for o correto — de forma alguma se tem certeza! — o primeiro grupo estaria referindo-se às qualidades espirituais mais básicas: amor, alegria, paz. O segundo grupo indicaria aquelas virtudes que se manifestam nas relações sociais. Pressupomos que considera os crentes em seus diversos contatos uns com os outros e com aqueles que não pertencem à comunidade cristã: longanimidade, benignidade, bondade. No último grupo, se bem que aqui há bastante espaço para divergência de opinião, o primeiro fruto poderia referir-se à relação dos crentes com Deus e sua vontade revelada na Bíblia: fidelidade ou lealdade. O segundo, presume-se, teria a ver com seu contato com os homens: mansidão. O último, à relação que cada crente tem consigo mesmo, ou seja, com seus próprios desejos e paixões: domínio próprio. (Hendriksen)

CONSIGO MESMO – Grupo 1 – AMOR – ALEGRIA – PAZ (Qualidades básicas de uma pessoa Espiritual)

AmorAlegriafelicidade. Vem da mesma raiz charis, de onde vem a palavra graça. A exultação que emerge de um senso da misericórdia de Deus comunicada à alma no perdão de suas iniqüidades, e o prospecto daquela glória eterna da qual ele teve o antegozo no perdão dos pecados. Veja Romanos 5:2.

PazPaz é o primeiro fruto que se percebe após o perdão do pecado. Veja Romanos 5:1. (Adam Clarke)

COM OUTROS – Grupo 2 – LONGANIMIDADE – BENIGINIDADE – BONDADE (Virtudes demonstradas nas relações sociais de alguém Espiritual)

LonganimidadeBenignidadeexcelência de caráter, honestidade; uma graça muito rara, freqüentemente ausente em muitos que têm uma porção considerável da excelência cristã. Uma boa educação e maneiras polidas, quando trazidas sob a influência da graça de Deus, trarão esta graça com grande efeito.

BondadeAdam Clarke)

COM DEUS, COM OUTROS E CONSIGO MESMO – Grupo 3 – FIDELIDADE – MANSIDÃO – DOMÍNIO PRÓPRIO (Qualidades na relação com Deus, com outros e consigo mesmo de uma pessoa Espiritual)

Adam Clarke)

Fé não é simples crença. Sobre o significado da palavra fé, veja a nota em Marcos 16:16. A palavra aqui pode ser usada no sentido de fidelidade, e pode denotar que o cristão será um homem fiel, um homem fiel em sua palavra e promessas; um homem confiável ou em quem se pode confiar. É provável que a palavra seja usada nesse sentido, pois o objetivo do apóstolo não é falar dos sentimentos que temos para com Deus, mas sim o de ilustrar as influências do Espírito em dirigir e controlar nossos sentimentos para com as pessoas. A verdadeira religião produz um homem fiel. O cristão é fiel como um homem; fiel como um vizinho, amigo, pai, marido, filho. Ele é fiel em seus contratos; fiel às suas promessas. Nenhum homem que não seja fiel assim pode ser um cristão, e todas as pretensões de se estar sob as influências do Espírito quando tal fidelidade não existe são enganosas e vãs. (Albert Barnes)

MansidãoTem que se levar em conta o contexto negativo, pois pode ser levada a transformar-se em auto-depreciação. Quando é fruto do Espírito não nos leva a isso.

Domínio Próprio ou TemperançaAdam Clarke)

Considero mais corajoso aquele que domina os seus próprios desejos do que aquele que domina seus inimigos; pois a vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio eu. (Aristóteles)

Domínio Próprio é uma relação que alguém mantém consigo mesmo. A pessoa que tem a bênção de possuir esta qualidade possui “o poder de conter-se a si mesma”, que é o sentido do termo usado no original. O fato de terem sido mencionadas previamente, entre os virtude oposta. Fica claro que aqui temos referência a muito mais coisas que simplesmente a sexo. Aqueles que realmente exercem esta virtude levam todo o pensamento à submissão e obediência a Cristo (2 Coríntios 10:5). (Hendriksen)

O fruto do Espírito é colocado em contraste com as obras que produzimos – da carne. Uma obra consiste em algo que o ser humano pode fazer. O fruto é uma ação nascida da atuação do Espírito Santo na vida do crente – por isso é A questão aqui se resume no texto que Paulo escreve aos Efésios, capítulo 3 do versículo 14 ao 19.

15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Deus está, através do fruto do Espírito em nós, transformando-nos em pessoas mais parecidas com Jesus, e esta é a grande verdade da luta – lutamos não apenas contra nossa vontade própria, mas também lutamos a favor da vontade própria de Deus em Cristo, e assim seremos, de glória em glória, de vitória em vitória, mais aproximados do que Deus quer de nós – homens e mulheres que se pareçam cada vez mais com a imagem do seu filho Jesus. Deus quer mais pessoas como Jesus em seu reino, ao seu lado.

Deus nos abençoe.