Queime Depois de Ler

Queime Depois de Ler foi rotulado como comédia. Pelo trailer, temos a impressão que é uma comédia. Porém, o filme está mais para drama com situações de humor negro.

A abertura é feita com um zoom crescente no Planeta Terra até chegarmos à sede da CIA, onde em uma reunião, o agente Osbourne Cox (John Malkovich), é sumariamente demitido, sem uma razão que ele considere plausível. Desempregado e sem perspectivas, Cox decide beber e escrever um livro de memórias sobre sua vida na CIA (embora beba com mais afinco do que escreve). Sua vida sofre outra reviravolta quando recebe uma ligação de Chad Feldheimer (Brad Pitt, numa atuação hilariante), propondo a devolução do CD em troca de dinheiro.

Chad é um desmiolado instrutor de academia de ginástica, bonito, sarado, quase acéfalo, que se acha “o” esperto. Ele vislumbra a oportunidade de ajudar Linda Litzke (Frances McDormand), sua amiga de trabalho. Linda precisa do dinheiro para realizar uma série de operações plásticas, em busca do modelo de corpo idealizado como perfeito. Ela deseja operar até uma região que o médico diz ser recuperável com exercícios. Mas paradoxalmente, apesar de trabalhar em uma academia, ela não quer movimentar os músculos e prefere ser completamente modificada via bisturi.

Como o CD de Osbourne Cox foi parar nas mãos dessa dupla? O faxineiro encontra o CD de Cox no banheiro da academia e Chad vasculha o conteúdo e conclui que está de posse de dados confidenciais sobre o alto escalão da CIA. O destinatário do CD, na verdade, é o advogado de Katie (Tilda Swinton), esposa de Cox, que aproveita a demissão dele para pedir o divórcio e poder assumir o caso com Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado e com síndrome de Don Juan.

A vida das personagens se entrelaça de formas excêntricas, lembrando o mote da Teoria do Caos e trazendo conseqüências irreversíveis. O filme exacerba os desejos individuais e conflitos sociais para mostrar o quanto as pessoas podem ser paranóicas, hedonistas, egocêntricas, traidoras, insensíveis e idiotas. No fundo, é um reflexo cáustico da sociedade atual.

Pra quem já assistiu ao filme: (selecione com o mouse para ler)

– Linda sofrendo com a central de telemarketing foi muito cômico.

– Chad ligando para Ox foi hilariante.

– Legal a piadinha com a trava da bicicleta e a tampa da caneta Bic. (Fizeram um vídeo ensinando a abrir a trava com a tampa e publicaram na Internet).

– A Guerra Fria acabou, mas a Rússia continua em alta como inimiga, hein?