É vã a vossa fé?

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé…” [1]

Há algum tempo atrás assisti um excelente filme protagonizado pelo ator Antônio Banderas chamado O Corpo (or. The Bodie). O enredo do filme contava a história de um padre católico (Antônio Banderas) chamado para investigar o achado arqueológico de um corpo datado do primeiro século, encontrado em uma tumba muito antiga nos arredores de Jerusalém. O padre vive um conflito intenso ao perceber que os ossos exibiam marcas de crucificação romana semelhantes às de Jesus, inclusive com marcas de espinhos em seu crânio. A investigação arqueológica chega à conclusões perturbadoras sobre o tal corpo… A robustez dos ossos sugeriam ser de alguém que caminhou muito e trabalhou com serviço pesado, como um carpinteiro; não havia ossos quebrados; a tumba era tipicamente utilizada para sepultar rabinos… portanto não era comum encontrar corpos de trabalhadores comuns neste tipo de túmulo, exceto um: o de Jesus…

A medida que os fatos vão se desenrolando, o padre vive um conflito interior extenuante… e no final… bem, o final você vai ter que conferir por si mesmo!

A Ressurreição de Jesus é ponto crucial da Fé Cristã. A Bíblia diz que Jesus ressuscitou. A Bíblia diz que houve testemunhas oculares que O viram Dificilmente uma ilusão coletiva afetaria uma multidão de 500 pessoas, ainda que bem sugeridas subliminarmente.

A Bíblia diz que os discípulos só entenderam o propósito da morte de Jesus após a sua ressurreição – Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus [2] – Esta nota não se refere somente à credulidade parcial dos seguidores de Jesus antes da sua morte. Ela também desmente a própria farsa judaica para explicar o sumiço do corpo de Jesus. Se os discípulos se compreenderam as palavras de Jesus após Ele ter ressuscitado, como poderiam eles ter forjado a ressurreição?

Muitas outras hipóteses arqueológicas podem ser levantadas para defender ou condenar a Ressurreição de Jesus… Hoje, porém, eu gostaria de trazer á nossa memória algumas conseqüências espirituais deste fato. Questões estas que não são dignas de sustento arqueológico, porque são sustentadas pelo mais forte pilar cristão: a Fé.

1Co 15:15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Muito bem – diz Paulo – se Cristo não ressuscitou, somos todos uns mentirosos, falsos profetas e dignos do castigo de Deus. Imagine bem… se Cristo não ressuscitou e nós afirmamos que Ele ressuscitou, blasfemamos contra o próprio Filho de Deus.

1Co 15:17-18 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se Jesus não ressuscitou, cremos num mártir qualquer… Nossa fé não difere de nenhuma outra religião deste século. Se Jesus não ressuscitou, sua mensagem se dilui e soma-se à mensagem de pseudo pacifista de Buda, Krishna e Maomé. Se Jesus não ressuscitou, tudo aquilo que dizemos acontecer na nossa conversão – o perdão dos pecados, a justificação com Deus, a reconciliação e a paz eterna como Criador – torna-se uma mentira.

Você sabe o que é hipérbole? É uma figura de estilo que consiste em engrandecer ou diminuir exageradamente a verdade das coisas. Alguns pensam que estes versos de Paulo foram exagerados justamente para enfatizar a mensagem que se queria transmitir. Eu, porém, não creio que Paulo se valeu desta figura de linguagem. Quando ele diz que nossa Fé seria vã se a ressurreição não fosse um fato, não há exagero nenhum nisto.

Se Jesus não ressuscitou, a morte não foi vencida… O cristianismo não poderia oferecer nada além de um conjunto de boas intenções morais que resumir-se-iam à esta vida! 1Co 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

Muitos grupos religiosos da Nova Era estão transformando a Verdade da Ressurreição em uma crença opcional. Eles dizem: o que vale no cristianismo não é somente a ressurreição! Você pode ser cristão obedecendo e seguindo os padrões morais de Jesus e crer na ressurreição apenas como uma alegoria, uma retórica que mantém Jesus vivo na memória de cada `irmão`.

Amados, não podemos nos enganar com esta doutrina diabólica! Jesus está vivo de fato! Não precisamos buscar os restos mortais de Jesus porque eles simplesmente não existem. Não precisamos de provas arqueológicas para crer que Jesus veio, viveu, morreu e ressuscitou. As profecias a respeito de Jesus cumpriram-se cabalmente…

FÉ é convicção e FATOS que não se vêem. Se nossa fé é movida por achados e confirmações, não somos mais que Tomés… Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram [3]… Amados, precisamos resistir às artimanhas do diabo. Defender a Verdade, brilhar no meio desta `podriqueira` espiritual, ensinando aos mais jovens na fé e preparando as gerações para enfrentar duelos ainda mais vorazes… “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” [4]

Notas:

[1] I Coríntios 15:14-25 [2] João 2:22 [3] João 20:29 [4] João 16:33