Águas que se movem

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” [1]

Recentemente minha noiva vivenciou uma situação bastante peculiar. Teve que passar por uma consulta médica. Como aluna da UNICAMP, ela conseguiu facilmente agendar uma consulta no HC e no dia marcado lá estava ela. Chegando ao HC, ela relata que uma multidão estava espalhada nos arredores do hospital. Alguns estavam aguardando há horas uma consulta agendada há muitos meses atrás; outras ainda tentavam conseguir uma senha para marcar sua consulta. Havia todo o tipo de pessoas – os que aparentavam estar realmente muito mal, os que à vista não estavam tão graves e várias crianças. Minha noiva se sentiu profundamente incomodada com aquela situação! Quanta gente doente! – Foi o que ela me disse…

Um grande aglomerado de doentes… A Bíblia fala de um lugar assim. O endereço? Perto da porta das ovelhas, à oeste de Jerusalém, no tempo de Jesus. De acordo com o relato de João [2], a região do tanque de Betesda com suas cinco varandas, ou pórticos, abrigavam uma multidão de doentes, entre cegos, coxos (mancos) e paralíticos.

É interessante observar que os indicadores de saúde medem ‘saúde’ como o estado de ‘não doença’. A qualidade da atenção à saúde de uma população é medida pela quantidade de ‘não-saúde’, ou seja, pelos índices de doenças. Por exemplo: quanto maior a mortalidade infantil, menor é a qualidade da atenção dada à saúde naquela população. Os serviços públicos de saúde são os maiores refúgios dos doentes. Serviços de referência frequentemente não dispõem de tempo ocioso, porque possuem um alto índice de resolubilidade dos problemas que atendem.

Betesda significa lugar de misericórdia. Em Betesda eventualmente as águas se moviam, agitadas por um anjo. Aqueles que entrassem nas águas agitadas eram curados. O mover das águas durava alguns instantes… Todos deveriam estar preparados para se lançar às águas a qualquer momento.

Somos conduzidos pela narração de João até um determinado enfermo. Não sabemos o seu nome. Não sabemos qual era o seu diagnóstico. Sabemos, porém, que sua doença já durava trinta e oito longos anos. Durante trinta e oito anos aquele homem viu as águas serem agitadas. Durante trinta e oito anos ele viu enfermos serem curados de suas enfermidades. Durante trinta e oito longos anos ele contemplou cegos enxergar, coxos se endireitar e paralíticos retomar os movimentos.

E ele continuava ali. Deitado no seu leito, aguardando que, durante o mover das águas alguém o coloque no tanque, porque ele não consegue chegar à tempo.

Jesus se dirige à este enfermo e lhe pergunta: Queres ser curado? O homem simplesmente não responde à pergunta. Ele se explica, complica, revela sua fragilidade. Jesus, então, ordena que este homem se levante. O milagre acontece. Trinta e oito anos, uma pergunta e uma ordem bastaram para desfazer o sofrimento daquele homem.

Em Betesda, Jesus moveu as águas especialmente para aquele homem. Não as águas do poço. Mas as águas da misericórdia.

A gente as vezes perde muito tempo esperando a pregação certa, o apelo mais comovente, o artigo mais incisivo ou o louvor mais sincero para nos quebrantar diante do Senhor.

Perdemos muito tempo remoendo pecados já confessados, como se existisse um período de ‘convalescença’ a cumprir após confessar os nossos pecados…

Perdemos muito tempo até buscar o perdão e a reconciliação sincera com aqueles que nos ofenderam ou a quem ofendemos…

Perdemos muito tempo até buscar o Senhor em relação às nossas enfermidades, como se fosse um incômodo para Deus se importar com nossas doenças – oh, vamos intensificar nossas orações porque o caso do fulano é grave! E os não-graves – também não dependem da atuação do Senhor?

Perdemos muito tempo não aproveitando as oportunidades que Deus nos dá para exercer misericórdia uns com os outros. Pense bem no que o enfermo de Betesda disse: não tenho ninguém que e ponha no tanque, quando a água é agitada (v.7). Você pode ser este alguém… manifestando a misericórdia de Jesus através do teu testemunho e compaixão.

O Senhor Jesus está disposto a mover as águas, não de forma esporádica, mas de forma contínua sobre a tua vida, meu irmão. Não fique esperando alguém te conduzir à misericórdia do Senhor. Vá até ela, clame por ela, chore por ela, quebrante seu coração por misericórdia. Coloque-se na brecha pela sua família, pelo seu cônjuge, pelos seus filhos, pelos seus pais. E o Senhor, certamente moverá as águas para você!

Notas:

[1] João 7:38 [2] cf. João 5:1-9