Os pagãos são responsáveis?

“O que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:19-20).

Os pagãos não possuem a Bíblia, portanto, não conhecem a Palavra de Deus. Nunca ouviram falar do Senhor Jesus, o Salvador.

Mas a Palavra de Deus é o único testemunho da existência de Deus? Não! A criação é uma magnífica prova da grandeza do Criador. Leis imutáveis a regem; estas determinam o ciclo das estações, a reprodução das espécies e a gravitação universal. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Salmo 19:1). Essas demonstrações do poder de Deus, acessíveis à inteligência e aos sentidos, estão disponíveis a todos os seres humanos. Porém, muitos se recusam a vê-las. Além disso, o homem conheceu realmente a Deus até o dilúvio, quando ainda não havia idolatria. As circunstâncias referentes ao dilúvio, o sinal do arco-íris, tudo falava sobre a majestade e bondade divinas. Os descendentes de Noé comunicaram às gerações seguintes esse conhecimento de Deus. Resquícios disso se acham nas tradições de tribos pagãs, como descobriu o missionário e antropólogo D. Richardson, por exemplo. Infelizmente, pouco a pouco, o homem se esqueceu do que lhe fora transmitido, separando-se de Deus e passando a adorar ídolos.

Deus, que é justo, avaliará o grau de responsabilidade de cada homem. Mas, você que tem ouvido falar de Jesus e tem a Bíblia à sua disposição, o que tem feito com todas as verdades que já chegaram ao seu conhecimento?