Em busca da pessoa escolhida!

Nós, jovens crentes, temos passado por momentos de grande tentação e dificuldade no mundo atual. O mundo oferece uma série de “benefícios” que são prazerosos, mas que no final são caminhos de morte (Pv 14:12).

Quando vamos crescendo, sentimos a necessidade natural de encontrar um(a) companheiro(a). Nesse momento começam os problemas. Se essa “procura” não for guiada por DEUS, corremos um sério e grande risco de cair em situação que não convém para um jovem cristão. O mundo está cheio de pessoas boas, amáveis, que parecem ser direitas e que são “maravilhosas”, mas será que é da vontade de DEUS um cristão namorar, noivar e casar com essa pessoa? O que a Bíblia diz sobre isso?

Existe na Bíblia o exemplo de Isaque, que seu pai Abraão mandou o servo buscar uma esposa pra ele, mas deveria ser de sua parentela (Gn 24). Isaque se casou com Rebeca e desde o início, quando o servo foi encontrá-la, DEUS mostrou-lhes a Sua vontade. O que temos feito para ouvir a vontade de DEUS?

Existe ainda outro exemplo em que o desfecho da história não foi dos melhores: Sansão sempre buscou “aventuras” fora do seu povo e o seu destino foi trágico (Jz 14-16). Não precisamos nem comentar muito sobre esta história, porque ela é exaustivamente utilizada para tratar desse assunto.

Queridos irmãos, a vida do jovem não é fácil e o inimigo de nossas almas sempre procura ocasião para nos destruir. Esta é uma maneira que ele encontrou para tentar fazer isso. Ele sempre está planejando formas para nos derrubar. O jugo desigual é uma arma poderosa para destruir a vida de pessoas que buscam estar na presença de DEUS.

O apóstolo Paulo nos exorta em 2 Co 6:14-16. Ele faz comparações perfeitas para nos mostrar que realmente não existe comunhão entre crentes e descrentes, entre salvos e não salvos. Temos visto nos últimos dias um grande número de pessoas crentes, servas de DEUS, que se deixam levar pelas aparências, pelas palavras e acreditam que é vontade do Pai aquela relação. Ainda dizem: “Ele(a) vai se converter. Tenho fé!!” A fé é muito importante, mas você já buscou a orientação de DEUS? Ore, ore muito!!

O inimigo nos cega (porque deixamos) e acabamos caindo na tentação de “procurar” uma pessoa fora dos padrões bíblicos. Isso tem acontecido frequentemente nas igrejas. Não somente com jovens. Não devemos “sair à caça” ou “à procura” de ninguém por nossas próprias forças e maneiras, devemos deixar o Espírito Santo trabalhar e nos mostrar o caminho certo a seguir (sabendo e aceitando, porém, que se o caminho que nos foi mostrado não estiver de acordo com os princípios bíblicos, este não foi mostrado pelo Espírito Santo). Alguém pode estar dizendo: “Na minha igreja não tem ninguém que me agrada. Eu quero é ele(a).” Lembre-se que Sansão disse palavras parecidas com essas em Jz 14:3. DEUS sabe de tudo e Ele faz tudo no tempo correto (Ec 3:1-8), nem tarde nem cedo demais. Ele não precisa de nossa ajudinha!

Como será a vida de um casal em que um dos cônjuges não vai à igreja, não tem nenhum prazer na Lei do SENHOR, não está nem aí para o seu futuro pós-morte? Tenho certeza de que não é possível viver bem nessa situação. Um casal deve ser unido em tudo, devem ter os mesmos pensamentos quando o assunto é a Palavra de DEUS. A oração do casal é fundamental para a manutenção do casamento. Um descrente não entenderia isso e não ajudaria em nada nessa atividade de oração.

Lembramos ainda que sempre acontece o afastamento, até mesmo sem perceber, dos caminhos do SENHOR. O inimigo utiliza da sutileza para nos desviar dos caminhos de DEUS. “Não tem nada a ver faltar a essa reunião da sua igreja.”, “É só hoje.” E por aí vai… Assim ele vai derrubando a nossa vida.

Vivi durante algum tempo enganado por Satanás. Ele estava me afastando dos caminhos do SENHOR, mas DEUS honrou mais uma vez sua Palavra (Jo 10:5) e me deu um grande livramento. Ele não permitiu que eu seguisse com o plano de me casar com a pessoa errada. Foram acontecendo algumas coisas que Ele demonstrou me avisar para não cometer tal loucura.

Durante anos estive cego. Estava acreditando somente em que meus olhos viam. Estava totalmente inerte ao que o SENHOR preparou para a vida dos que o amam. Queridos irmãos, a vida numa situação em que eu vivi não é fácil. Foram muitos problemas, que trouxeram outros problemas e que me prejudicaram muito, em se tratando da vida espiritual. Mas os prejuízos não foram somente espirituais. Vejo que se tivesse buscado a DEUS no momento certo, eu poderia ter alcançado outras bênçãos e ter sido livrado de alguns perigos e maus momentos que passei.

DEUS age na hora correta, Ele não precisa contar o tempo como nós contamos. Ele sabe de todas as coisas. Ele me deu muitas oportunidades de enxergar o que estava acontecendo em minha vida. Eu não tinha participação efetiva nos trabalhos dos jovens da igreja, tinha pouco ânimo de estar nos trabalhos do SENHOR, mas, eu louvo a DEUS porque o Espírito Santo sempre colocava uma dúvida em minha cabeça. Uma não, várias! Dúvidas em relação ao casamento, ao futuro, sobre a vontade do SENHOR, filhos, família… não era fácil viver nessa situação. Ele agiu com perfeição e me libertou do meu pecado. Mesmo que os métodos tenham sido dolorosos para mim e para ela, DEUS fez o que deveria ser feito e sei que só Ele tinha poder para operar isso em minha vida.

Hoje compreendo o que é confiar em DEUS e aguardar nele a resposta certa. Ele sabe de todas as coisas e sei que tem preparado para mim uma esposa que é uma serva Sua.

O melhor que podemos fazer é orar e viver uma vida que agrade ao SENHOR DOS EXÉRCITOS, pois assim Ele fará o melhor para nós (Sl 37:4-5). Ore, ore, ore, pois a oração nos aproxima do Pai e nos faz compreender a vontade Dele em nossas vidas.

A busca pela pessoa certa deve ser guida por DEUS através do Espírito Santo. Confie no SENHOR e Ele honrará sua vida!!! DEUS é Fiel!!!