Cristãos são agredidos ao distribuir panfletos religiosos na Malásia

Dois cidadãos estadunidenses foram detidos esta semana por policiais da Malásia por distribuirem panfletos cristãos naquele país, segundo informações fornecidas nesta quarta-feira pela agência EFE.

Ricky Ruperd e Zachary Harris, que estão presos desde segunda-feira, deverão permanecer atrás das grades durante 14 dias, até que as investigações sobre o caso sejam concluídas pelas autoridades policiais locais.

De acordo com a embaixada dos Estados Unidos na Malásia, os dois cristãos foram detidos por distribuírem panfletos de conteúdo religioso em Putrajaya, capital administrativa do país, que fica 30 quilômetros ao sul de Kuala Lumpur.

Apesar de ser considerado um Estado islâmico moderado, o Conselho Mundial de Igrejas elegeu em um relatório a Malásia como um dos nove países com leis e políticas onde há um predomínio de uma religião sobre as outras.

Há uma semana o primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, afirmou que o governo iria permitir a tradução da Bíblia para o malaio sempre que estiver estampado na capa o aviso “Não apto para muçulmanos”. Porém, outras publicações de caráter religioso ainda são proibidas, como A história de Deus, de Karen Armstrong, e Mulheres e islã, de Fátima Memissi.

A religião muçulmana é praticada por 60% da população total da Malásia, enquanto que os demais são majoritariamente chineses e hindus, onde se inclui o budismo, o hinduismo e o cristianismo.

Fonte: Elnet