De volta para casa

Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez, e como teve compaixão de ti”. (Marcos 5:18,19).

Sempre necessário destacar a importância da família no Evangelho de Jesus Cristo. A família é o primeiro campo missionário, a família é o ambiente onde mostramos quem realmente somos. Nela o cristão é averiguado, sua fé é provada.

No episódio citado acima, vemos um endemoninhado que vivia longe da família, seu modo de viver era insuportável para todos que lhe cercavam, ninguém conseguia relacionar-se com ele. O resultado disso foi o isolamento da família, da sociedade e o consequente maltrato a si mesmo. Como ele chegou a esse ponto?

Percebe-se que tudo foi um processo longo, que o levou a uma situação terrível. Quando encontrou a Cristo, foi liberto. Sua vida foi transformada, agora ele queria servir a Cristo, que bom! Mas, podemos observar a escala de valor evidenciada por Cristo. O homem precisa, primeiramente, acertar os relacionamentos familiares, voltar para casa e mostrar a Obra de Deus em sua vida, deixar que percebam o quanto Cristo transformou sua vida, ninguém melhor que seus familiares para atestar a conversão e a partir de então, ouvir sobre o Evangelho transformador de Cristo.

A mesma necessidade pode ser vista hoje. Muitas famílias estão completamente destruídas, vivendo apenas uma aparente harmonia. Vivem juntos, mas não são mais uma família. O Evangelho conduz o homem ao reconhecimento de seus erros, a uma atitude de humildade e amor em relação aos demais membros da família, a um interesse em ajudar e participar de cada momento. O Evangelho restaura a família.

Infelizmente há muitas famílias na igreja que não estão vivendo uma verdadeira harmonia, precisam de tratamento. Mas aí começa um dilema: Como tratar alguém que não reconhece sua necessidade? Como ajudar quem acha que não precisa de ajuda? É necessário sempre nos medirmos a partir da Palavra de Deus. Não podemos servir a Deus sem primeiro estar bem na família.

Jesus continua dizendo a todos que querem servi-lo: volte-se para tua família, arrume as coisas, depois vem e sirva-me. Se não conseguimos nos entender no pequeno grupo familiar, como conseguiremos nos entender no grande grupo da família de Deus? Família forte, igreja forte. Família fraca, igreja fraca. Além do mais, não podemos ignorar que a falência social é resultante da falência familiar.

Portanto, deixe Jesus transformar sua vida e restaurar seus relacionamentos familiares, salvar sua casa, antes que seja tarde demais.