O retrovisor

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14)

Há tempos não entrava em meu carro. Ao fechar a porta, agradeci. Olhei os detalhes dos bancos, teto, piso. Todos cinza escuro. A chave na ignição virou-se e lá estava o bom e audível som do motor. Uma marcha ré, o fechar do portão da garagem e a rua bem a minha frente me convidou para um passeio. Primeira marcha, segunda e terceira. Semáforo! O verde apareceu. Movimento novamente. As pessoas passavam e eu ganhava distância. Trafegava… observava!

Um mundo vinha em minha direção pelo vidro da frente enquanto outro se distanciava pelo retrovisor. Nele, pessoas ficavam para trás e com elas pensamentos que diziam: “Pedro, as imagens do retrovisor de seu carro é como o passado, que vai se distanciando e depois é simples lembrança!”

Lembrei de meu passado, de pessoas, família, amigos, futebol, pipas no ar, quando as empinava nos morros de meu velho e querido Riacho Grande, sonhos e principalmente tempos que não voltam mais. O passado é algo realmente impressionante e um amontoado de vitórias, fracassos, tristezas e alegrias.

Vivemos com ele o tempo todo, pois o que nos move ao futuro é exatamente o que fazemos de nossas histórias passadas. Lembrei-me então de alguns amigos. Uns vivem alegres porque tanto com as vitórias ou a falta delas, hoje vivem felizes porque aprenderam lições e as transportaram para o presente porque acreditam num futuro diferente, mas lembrei-me também de outros amigos que se encontram perdidos, sobrevivendo e não vivendo uma graça redentora que Jesus nos deu ao pagar por nossos erros entregando-se em uma cruz. Para quem está nessa situação, digo por experiência própria que o passado deve ficar exatamente onde está: no passado.

Não deixe que más lembranças acabem com você. Viva um novo tempo para que em breve tenha boas lembranças, pois o que foi feito não é possível mudar, mas o que pode fazer hoje, se estiver em Cristo, com certeza produzirá boas lembranças em tempos futuros. Não as impeça em sua vida. Não olhe para trás, mas sim, para frente.

Toda jornada tem um primeiro passo e, hoje, você pode dá-lo se confiar nAquele que promete mudanças verdadeiras: Jesus Cristo. Assim, você pode dar equilíbrio à luta entre o bem e o mal porque se o medo trava suas pernas, a coragem que Deus te dá nos momentos de dificuldades impulsiona você para frente.

O medo é perigoso e cega nossa visão. Se ele for maior que você, consequentemente muitas bênçãos que estão bem na sua frente passarão despercebidas e se distanciarão como as imagens no meu retrovisor. O jeito de superar perdas é manter os olhos no alvo, nunca olhando para baixo nem para trás, não olhando para o chão, onde estão nossas falhas e nem no que ficou para trás, ou seja, aquilo que não se realizou por não ser vontade divina.

Concentre-se no futuro, porém, não sacrifique o presente. O sucesso nessa vida depende de estarmos debaixo da proteção de Deus e aceitar Jesus como único Salvador. O começo de sua jornada pode estar aqui, não nas minhas palavras, mas na certeza que Jesus pode apagar seu passado transformando seu presente dando-lhe um futuro eterno. A vitória dEle está te esperando.

Senhor, quero colocar-me diante de ti, mas minhas dificuldades em compreendê-lo me afastam do Senhor. Derrama Tua misericórdia sobre mim e me faça ver o que preciso ver e assim arrepender de meus pecados e entregar minha vida para Jesus. E é no nome dEle que oro, amém.

Fraternalmente em Cristo