Cristo sentado à destra de Deus

“Buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Colossenses 3:1)

“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19)

Na epístola aos Hebreus achamos quatro passagens que nos apresentam Jesus “sentado” à destra de Deus.

– No começo (Hebreus 1:3), Jesus aparece em toda Sua glória; é o Filho, Herdeiro de todas as coisas, o Criador do universo e o Redentor. Possuindo todos esses títulos, depois da obra cumprida na cruz, voltou para o céu e Se sentou em toda a dignidade de Sua pessoa “à destra da Majestade, nas alturas”.

– Depois é mostrado exercendo o ofício de sumo sacerdote e sentado “à destra do trono da Majestade” (8:1). Em outros tempos, o sumo sacerdote israelita entrava todos os anos no templo, onde Deus estava presente. Não fazia senão entrar e sair, e enquanto estava no interior do Lugar Santíssimo permanecia de pé. Hoje Cristo exerce permanentemente Seu serviço de intercessão no céu a nosso favor. Ele está sentado, posição de repouso, estabilidade e dignidade.

– “(Cristo) havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus” (10:12): é o testemunho dado sobre a perfeição de Sua obra. Tal obra não necessita ser renovada e tampouco precisa que algo lhe seja acrescentado.

– Cristo “suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (12:2), destacando-Se nessa nuvem de testemunhas citadas no capítulo 11 por Seu andar perfeito em um mundo hostil.