Amigo de verdade

(1 Sm 18:1-4)

Entre todas as honras e privilégios por matar Golias, o principal presente de Davi foi ganhar um amigo de verdade. Como foi bom para ele ter um amigo como Jônatas! Não por ser ele o filho do rei, mas, principalmente, porque ele o amou com aquele tipo de amor que Jesus disse: “… Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Sim, um dos maiores presentes que Deus poderia dar a Davi foi esse – Um amigo de verdade.

Ser um bom amigo ou ter bons amigos é perfeitamente normal e, de certa forma, até fácil de se ver por aí, nas escolas, empresas, ruas, bares, casas e até nas igrejas, mas, desculpe-me informar-lhe que amigo de verdade da marca Jônatas é o tipo de sujeito que não se encontra facilmente não.

Por que Jônatas foi um amigo de verdade?

1. Jônatas queria Davi por perto ((v.2) – Jônatas gostava da presença de seu amigo, ele gostava da ideia de tê-lo sempre por perto. Havia bom papo, muitas risadas, e lágrimas também. Havia sinceridade, confidências, confiança, proteção, graça, misericórdia, amor e perdão. Amigo de verdade quer que seu amigo esteja por perto nos bons e nos maus momentos, quer participar de sua vida. Amigo de verdade não aprova os erros do amigo, mas se coloca ao seu lado, para lhe ajudar a fazer o que é certo. Ele nunca vira as costas para o amigo, mas coloca-se sempre ao seu lado.

2. Jônatas fez uma aliança com Davi (v.3) – Uma aliança fala de compromisso, fala de lealdade, fidelidade, amizade sincera. Aliança fala de pacto, fala de voto, fala de amor verdadeiro. Aliança fala de esforço em buscar o que é melhor para o amigo.

3. Jônatas honrou a Davi (v.4) – Não foram apenas presentes, mas a honra de vestir a capa do sucessor do rei e as armas consagradas por Deus ao príncipe de Israel. Amigo de verdade está pronto a se despir para vestir ao amigo, está pronto a dividir quando necessário. Amigo de verdade reconhece a grandeza do amigo, e não se sente humilhado com a sua honra, muito pelo contrário, alegra-se quando seu amigo é honrado e reconhecido, por isso não há espaço para inveja.

Gostaria de lhe mostrar a letra de uma canção que compus em homenagem a Jesus, meu Amigo de verdade, e que, na permissão do Senhor, estará no próximo CD:

Amizade sincera é como flor da primavera,

Como chuva que se espera o amigo que já vai chegar.

Amizade certeira não é coisa passageira,

Dura uma vida inteira, mesmo quando longe está.

Amizade perfeita, não se compra, nem é feita,

existe em coração que aceita o amigo que um dia cai.

Quando canto sobre isso, lembro de uns bons amigos,

muito mais do mais amigo Jesus que sempre,

Sempre, sempre, sempre perto vai.

Pense:

Se você não tem nenhum amigo como Jônatas, lembre-se, mas lembre-se mesmo que Jesus é o meu e o seu Amigo de verdade!