A inveja não mata, mas tenta

(1 Sm 18:5-16)

Davi, o matador de gigantes vira herói. Da noite pro dia vira celebridade, e é agora, admirado, respeitado e honrado por todos. Logicamente que ele, um homem íntegro e reto, possuidor de um coração que ama a Deus, não busca isso para si, no entanto, o povo que sempre precisa de heróis, celebridades e exemplos, reconhece que esse é o cara, reconhece que há algo de muito especial nele, e, possivelmente, aqueles poucos que andam em sintonia com o Espírito do Deus vivo, percebem que não se trata de um simples herói de guerra, mas de um ungido de Deus.

Diante da reação do povo, vem à tona um sentimento que até então estava escondido no coração dividido de Saul, surge com força total um dos piores pecados que pode haver no coração dos filhos de Adão – A INVEJA, passando a vê-lo, não mais como um servo fiel, um amigo e parceiro, mas como um candidato ao trono real“… que lhe falta senão o reino?” (v.8). Tal sentimento abriu um espaço gigante para “um espírito maligno da parte de Deus… porque o Senhor tinha se retirado dele (Saul) (v.12), e, a partir desse momento, passa a desejar a sua morte.

Vejamos porque Saul passa a ter inveja de Davi:

1. Davi é respeitado pelo povo“Davi se conduzia com prudência” (v.5) – Davi não é um tolo, ele não é negligente, não é vacilão, pelo contrário, é prudente, sábio, trabalhador, corajoso, valente, verdadeiro adorador, respeita as autoridades, honra a Deus e ao rei. Isso faz dele uma pessoa diferente da maioria. Por isso é respeitado.

2. Davi é amado pelo povo“Era ele benquisto de todo o povo, e até dos próprios servos… todo o Israel amava a Davi…” (vv. 5,16) – Se tem uma coisa que todo mundo quer, é ser amado, é saber que as pessoas gostam dele, que o respeitam, coisa e tal. Saul até que é querido pelo povo, mas não como Davi. Não se trata de um amor forçado ou comprado, e sim adquirido. Ele é gente boa, acessível, humilde e trata as pessoas com dignidade, trata todo mundo igual, tanto o grande quanto o pequeno, por isso, até pelos servos de Saul, ele é amado.

3. Davi é venerado pelo povo – Davi vira um pop star, as meninas, espremidas na platéia para assistir ao desfile dos campeões, dançando e cantando, chamam por seu nome, algumas desmaiam de emoção quando ele olha pra elas e faz um aceno, e freneticamente gritam: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares.” (v.7) Eita! Por essa nem Saul esperava! Davi é venerado.

Afinal de contas, qual é o segredo do sucesso de Davi?

Davi é falível como todo homem, porém, A PRESENÇA ATUANTE E VIBRANTE DO ESPÍRITO DO DEUS VIVO FAZ TODA A DIFERENÇA – “Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este, e havia se retirado de Saul… Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o SENHOR era com ele.” (vv. 12,14) – O sucesso de Davi, é o sucesso que Deus lhe proporciona, sua vida vitoriosa e abençoada deve-se ao fato de que ele não apaga o Espírito, nem O entristece, ele entrega o controle total de sua vida ao Espírito de Deus – é isso que costuma fazer um homem segundo o coração de Deus – Aleluia!

Pense:

Assim como Davi estamos, de todo coração e sempre, entregando o controle de nossas vidas ao Espírito Santo? Em vez de ter inveja dos vencedores, busquemos uma vida vitoriosa, deixando Deus nos guiar e ensinar. Por outro lado, se você tem sido bem sucedido em nome do Senhor, segue um conselho – não dê bola pros invejosos de plantão, aqueles seguidores de Saul que vivem derrotados e, por isso, não conseguem ver alguém vencendo na vida, pois o alvo deles é matar sua alegria e motivação de servir ao Senhor. Lembre-se: a inveja até entristece, mas não pode matar o ungido do Senhor!