#292: Comunicação não-violenta

Paulinho Degaspari, Adriana Degaspari, Daniela Marques e Felipe Marques lavam a roupa (e a louça) suja e descobrem se é possível comunicar-se com as pessoas sem agredir.

Duração: 01:12:50

» Participe do Encontro Sepal
» Inscreva-se para o VOCARE 2016
» Leia os artigos da Daniela Marques em irmaos.com
» Conheça o projeto “O Coração Vermelho”
» Comprometa-se com nosso ministério na internet

#ficadica:

CONTEÚDO RELACIONADO

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    Maravilha, PodCast novinho e quentinho para ouvir e aprender muito. Depois volto aqui para comentar de novo.

  • https://www.irmaos.com/membro/aldean/ Aldean

    Podcasts quentinho que maravilha!!!!Vou conferir agora mesmo

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    Este PodCast teve tudo a ver comigo, fiquei me lembrando de muitas situações de “pavio curto” que vivi, graças a Deus, hoje já tenho sido polido pelas bondosas mãos do Pai, mas já foi bem mais difícil.

    Enquanto ouvia, fiquei me vendo em muitas situações já passadas que foram marcantes, mas de forma negativa por entender coisas erradas e também por transmitir coisas erradas, ainda bem que existe o perdão.

    Paulinho, obrigado por este episódio do PodCast que me fez refletir em algumas áreas da minha própria vida, Deus continue abençoando vocês.

  • https://www.irmaos.com/membro/abnerlobo/ Abner Lobo

    Muito bom o episódio!!!!!

    Enquanto ouvia fiquei pensando todas as situações que poderia ter falado de maneira mais pacífica ou então como poderia fazer para melhor o que ainda consigo “mudar”.

    Muito obrigado pelo episódio
    um grande abraço

    Abner Lobo (Os Piácast)

  • https://www.irmaos.com/membro/gesiel/ Gesiel de Oliveira

    Esse programa foi muito edificante para mim. Vou começar a deixar meus “e-mails” dormirem, meus WhatsApp’s rsrs entre outros. Que o Senhor nos capacite e nos de longanimidade para saber falar de forma saudável e não violente, expressando assim o amor de Deus que em nós habita. Beijo e abraço a todos.

  • http://facebook.com/charllynstoncardoso Charllynston Cardoso

    No Pod 290 a comunicação violenta é usada na repressão religiosa aos fiéis.
    No Pod 291 a comunicação violenta é usada nas conversas a respeito da crise política.

    Resumindo, esse tema coube como uma luva ! Gostei muito dos convidados também, programa Top como sempre. Manda um abraço pro vizinho da faca e a Amiga da Dri kkkkkk.

  • https://www.irmaos.com/membro/deantarik/ Dean Tarik

    Depois de escutar o cast, reparei no meu dia como seriam as relações de comunicação, e foi surpreendente ver quantas vezes nós podemos ser agressivos mesmo sem perceber.
    Exemplos simples como pessoas que não respondem o seu bom dia, os próprios amigos que não dão a mínima para o que você está falando (alguns já querendo responder, “mostrando que sabem mais”, e outros completamente no mundo da lua), o vocabulário ofensivo que algumas pessoas usam naturalmente e todos os momentos em que senti que me comuniquei de maneira inadequada a um cristão.

    Obg pelo caaast! Já estou repassando.

  • https://www.irmaos.com/membro/amarildo/ Amarildo Rocha

    Muito bom! Parabéns. Excelente episódio, um bate papo descontraído, e ao mesmo tempo muito sério. A comunicação interpessoal é das coisas mais importantes da vida humana, e temos perdido a qualidade de forma galopante. As pessoas estão a cada dia mais egoístas, os direitos individuais se sobrepõem aos comunitários, o amor ao próximo não tem norteado as relações. E nós, que nos intitulamos seguidores de Cristo, estamos no mesmo embalo. As Bem aventuranças, são uma ótima reflexão para mudarmos este caminho.

    Deus abençoe vcs.

  • https://www.irmaos.com/membro/silasbpinto/ Silas Bastianelli Pinto

    Olá minhas pessoas queridas e nada violentas (me assustei com as entradas, mesmo sabendo ser brincadeira).

    Eu não imaginava conhecer esse lada nervoso do Paulinho e da Adriana. Fiquei imaginando as cenas contadas, e como sou bem viajado no estilo “Fantástico mundo de Bob” formei em minha cabeça uma cena estilo desenho quando contavam do filho mais novo haha.

    Não querendo ser mal e nem violento na minha escrita, mas acho que a Sara Martins e o Mateus, do no Barquinho, seriam ótimos para testemunhar nesse podcast hahaha.

    Vamos contar até 10, respirar fundo, e praticar a temperança, longanimidade e benignidade, embora muitas vezes seja bem difícil principalmente com aqueles que temos maior proximidade e convivência diária. Foi muito bom o programa!

    Um grande abraço a todos!!
    Silas Bastianelli – Mogi das Cruzes – SP

  • Raíssa Takeda

    Muito bom!!! :))) Obrigada, irmãos.com, sempre edificando 🙂

  • https://www.irmaos.com/membro/amora/ Leila Alves

    Nada nos transmite mais segurança do que saber que Deus está conosco. Quando temos essa noção, tudo fica mais fácil, porque sabemos que não estamos sozinhos.
    Deus está sempre conosco, de braços abertos para nos receber, mas o problema é que muitas vezes nós não estamos com Ele. Frequentemente nos afastamos de Deus, viramos as costas e não sabemos porque as coisas na nossa vida não vão bem.

  • https://www.irmaos.com/membro/amora/ Leila Alves

    Mas se Deus está comigo, por que coisas más acontecem?
    O facto de Deus estar conosco não significa que nunca vamos ter aflições. Por vezes vamos passar por dificuldades, mas isso não significa que Deus nos abandonou. No meio dos desafios e aflições, Deus está presente e nos ajuda a suportar. Quando perseveramos nos maus momentos, ganhamos maturidade e crescemos na nossa vida espiritual.

  • https://www.irmaos.com/membro/amora/ Leila Alves

    Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
    Josué 1:9

  • danilo lemos

    Muito bom!!!

    eu dei várias gargalhadas com a experiência da Dri com as cebolas da pizza!! Eu moro na Alemanha há quase dois anos e, vindo de São Paulo, onde as pessoas são um pouco polidas, já passei por várias dessas!! kkkkk

    O programa é mto bom, gostoso de ouvir e rico tbm

    e, sobre o esquema de falar uma receita de bolo, eu já pensei na possibilidade, mas nunca fiz… deu até vontade de fazer, mas acho que não seria uma comunicação não violenta né?

  • danilo lemos

    Ah! ficou uma dúvida:

    eu sempre ouvi desde criança aquela passagem bíblica: “irai-vos mas não pequeis, não deixei que o sol durma sobre a vossa ira”

    isso seria mais para conversas pessoais enquanto conversas eletrônicas, idealmente esperaríamos p o dia seguinte?

    Abraços da fria Alemanha (se bem que a primavera está começando aqui)

  • https://www.irmaos.com/membro/kleberp/ Kleber Pereira

    Olá Pessoas
    Desafiador este tema. Um tema que certamente nos leva a refletir sobre como nos temos comportado, como pessoas, como cristãos e como quem é capaz de ter misericórdia pelas inconsistências do Outro.
    Entendo que o episódio aborda duas perspectivas muito importantes a serem observadas para que possamos observar como cumprir a vontade de Deus, abençoando as pessoas ao nosso redor – tanto nos livrando do egocentrismo que nos cega para as carências do outro, como considerar a possibilidade de nos permitirmos desenvolver empatia real para com as questões daqueles que “cruzam” o Nosso Caminho.
    A minha Oração é para que tenhamos compaixão pela empatia que gera misericórdia e nos faz caminahar no propósito DEle.
    Realmente, achei #Fantabulástico este episódio Irmãos.com

    Fiquem com Deus e até a próxima.

  • https://www.irmaos.com/membro/lplopes/ Luciano Lopes

    baixando..

  • Deyse

    Desse relato da empatia no caso da mulher que entrou gritando e a médica, aconteceu algo parecido comigo uma vez, mas foi no ônibus. Um homem estava aos berros com outra pessoa ao telefone, xingando de tudo quanto é nome, todo mundo olhando assustado. Quando ele desligou, o Senhor falou comigo pra ir lá hehe Aí eu hesitei um pouco (quase falei “vai você”) mas pela graça de Jesus acabei indo (porque o cara estava muito bravo). Aí para minha surpresa o cara desabou, abriu a vida dele, oramos e ele se emocionou, enfim, creio que foi uma obra de Deus começando ali. Ás vezes uma pessoa precisa de um pouco de empatia e amor pra “quebrar” essa casca grossa, que ela cria como uma proteção.
    Deus abençoe

  • https://twitter.com/dqcoelho Daphne Coelho Dutra

    Muito relevante esse tema! No stress de São Paulo tô sempre lutando pra não ser violenta nas palavras.

    O programa me lembrou daquele “Mania deles, mania delas” (#70), um dos melhooores! Dou risada só de lembrar! Podia rolar repetição do tema com manias atualizadas, né? hahaha

    Bjos!

    Daph

  • Caroline

    Olá pessoas!
    Já ouvi esse programa a algumas semanas atrás, mas não podia deixar de comentar que ele me fez pensar e me chamou a atenção pra mudar muitas das minhas atitudes, principalmente o tom das palavras na comunicação. Ser pacienciosa e atenciosa, identificando a emoção da situação e aprender a controlar tudo isso pensando na pessoa que nos comunicamos é o desafio deixado.
    Abração!