#297: Fazendo acontecer

Neste programa especial, Gabriel Prieto (Holy Burger), Marcos Botelho (Glocal), Thiago Crucciti (Máquina do Bem), Vinícius Lima (SP Invisível) e Sinval Jr (Expresso Ação) contam como surgiram suas iniciativas que estão fazendo a diferença.

Conheça quem desistiu de engenharia pra fazer jornalismo, quem achou que mentir ajudaria em sua estratégia de evangelismo, quem perdeu muito dinheiro antes de conseguir fazer um projeto dar certo, quem achava que tinha criado o modelo de BAM e quem gosta de ter cheiro de vida e de morte.

Duração: 00:57:57

Gravado no Encontro de Líderes do Jovens da Verdade

#ficadica:
SALVA-VIDAS – o mais moderno guia devocional para a galera

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    Cheguei até pensar que não ia sair o PodCast hoje, vou ouvir depois volto para comentar!

  • https://www.irmaos.com/membro/claudiosilva/ Cláudio Antônio da Silva

    É muito desafio que essa galera compartilha, mas bom é ver que Deus está agindo e quer agir através da vida de cada crente, pessoas disponíveis em servir, confiando na provisão que ele faz.

    Estou aqui, só esperando o #300, difícil é resumir em um minuto, tanta edificação nestes anos todos.

  • https://www.irmaos.com/membro/amandacrda/ amanda crda

    Gente, ótimo episódio! Amei ouvir relatos tão lindos e muito desafiadores!
    Show!

  • http://eberevangelista.wix.com/evangelista Eber Evangelista

    Meus queridões do peito do Irmãos.com. Este Podcast foi, assim como os outros, excelente. Contudo, este foi para mim ainda mais especial. Ouvir irmãos que partilham da mesma fé em Jesus contando suas experiências de como foram direcionados por Deus em seus intentos foi algo para mim extremamente animador.
    Bem, já que o Paulinho disse para utilizar este espaço para compartilhar sonhos, então vamos lá.
    Sou artista. Já ilustrei e ilustro para revistas, jornais, livros didáticos e ocasionalmente para publicidade.
    Ocorre que já há um bom tempo, tenho sentido aquele famoso incômodo de utilizar esta ferramenta que Deus me deu não apenas como meio de manutenção material. Tenho buscado em Deus uma forma de utilizar minha arte de uma forma mais direcionada e eficaz para o Reino de Deus. Enfim.
    Agora, aqui vai um sonho que vou compartilhar:
    Antes de contar o projeto, preciso dizer que sempre gostei de Histórias em Quadrinhos, Cinema, e nestas mídias, de forma muito especial, o gênero Sci-fi. Em 2003, precisamente, adquiri uma publicação contendo as primeiras 5 histórias, se não me engano, do personagem Surfista Prateado, criado por Stan Lee. Eu nunca havia tido contato muito grande com o personagem, mas ao ler suas primeiras publicações, ilustradas por John Buscema, fiquei maravilhado, tanto com a estética visual quanto com a escrita. A forma poética, linguagem erudita, a beleza do texto como um todo empregado pelo Stan Lee me deixou muito empolgado, especialmente por que se tratava de um gênero que sempre admirei.
    Nesta época, estava muito encantado com o livro de Atos dos Apóstolos e as cartas para Timóteo. E num certo dia, me veio de forma muito intensa, muito intensa mesmo, um desejo de utilizar minha arte, meu gosto pessoal pelos elementos que já mencionei, na realização de um projeto meu com características semelhantes àquelas contidas na publicação do Surfista Prateado que tanto me encantaram.
    Na mesma época, escrevi um texto e fiz muitos sketches desta história, mostrei para alguns amigos, e eles acharam muito bacana (não sei se por serem meus amigos… rs). Enfim.
    De lá para cá já se somam 13 anos. Não consegui ainda viabilizar este sonho. Neste período me casei, tive filho, trabalhei muito tempo como freelancer, trabalhei em empresa também, de modo que não consegui canalizar energia para fazer algo com a qualidade que imaginei desde o início.
    Minha idéia, então, é uma História em Quadrinhos no gênero Sci-fi, com personagens baseados em relatos bíblicos, fazendo como que uma releitura dos fatos bíblicos de forma fictícia, porém mantendo-se a essência do que está na Palavra.
    Neste período de 13 anos, muitas vezes desejei abortar o projeto, tive muitas dúvidas sobre continuar investindo neste sonho, alguns medos também sobre como ele seria encarado, tanto pelos cristãos como pelos não cristãos, etc. Mas, de alguma forma, buscando à Deus em oração, sinto este projeto apenas crescer dentro de mim, com várias idéias. O ano de 2011 foi marcante neste processo, quando participei de um Congresso no qual vocês também estavam, que era o 1º Congresso de Ensino Criativo, organizado pelo CRIAMA, na pessoa do Eliseu Gomes. No último dia daquele Congresso, aconteceu o que para mim foi um tipo de START. Ao término dos trabalhos, muito chocado com a palavra da Mayra e do Sharl, missionários da do CREARE, na África do Sul, me dirigi até eles e contei das minhas aspirações, sonhos, etc. Então, naquela ocasião, Eliseu Gomes, Juliano Modolo, Mayra, Sharl, minha esposa e eu, fizemos um círculo e estes irmãos oraram por mim, pedindo à Deus direção. Foi emocionante e uma mola propulsora.
    No ano seguinte, participei do 2º Congresso, na oficina de Roteiro de Cinema. No ano passado, também fiz um curso de Roteiro para cinema e histórias em quadrinhos com uma excelente profissional, Marcela Godoy.
    Tenho escrito muito, colocado muitas idéias e desenhos no papel (imagine quantos rascunhos, ao longo de 13 anos), mas quero aqui confessar um pecado. Acho que tenho guardado muito este sonho comigo, com um certo medo de compartilhar ou achar parceiros. Depois de uma fase na qual procurei parceiros para me ajudar, e esses não estavam com disponibilidade de tempo, fiquei um pouco desnorteado.
    Uma outra preocupação também é que trata-se de uma idéia muito pessoal, com conceitos e experiências pessoais frente a Palavra de Deus, o que me gera uma certa resistência de procurar um parceiro para me ajudar a escrever.
    MASSS, ao ouvir este Podcast, um dos testemunhos continha o seguinte, mais ou menos assim:”Para se realizar um sonho, é necessário achar parceiros, fazer parcerias, etc. É muito difícil ir para frente com um projeto grande sozinho…”.
    E depois dos testemunhos, Paulinho Degaspari nos convida a compartilhar sonhos aqui nos comentários.
    Bem, então, é o que estou fazendo.
    Tenho uma década de sonho, muitos papéis com escritos e desenhos, mas gostaria de pessoas que entendessem meu desejo maior, que é o de falar de verdades do Reino de Deus de uma forma um pouco incomum: uma HQ Sci-fi. Mas também pessoas que gostassem de HQ, Cinema, Sci-fi, roteiro, mas acima de tudo que amassem a Jesus, pois este elemento é fundamental para o projeto, do começo ao fim.
    Pronto. Falei!
    Obrigado por este espaço, e me desculpem por fazer este texto imenso. Só acatei a sugestão do Paulinho… rsrs
    Um grande abraço!!!

    • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

      Eber, obrigado por compartilhar sua história. Com certeza enriquece muito nossa área de comentários. Fico feliz por ter se sentido motivado a levar adiante o projeto e meu incentivo é que vá em frente mesmo pois você tem muito talento. Abração.

      • http://eberevangelista.wix.com/evangelista Eber Evangelista

        Muito obrigado, Paulinho, pelo incentivo e pelo podcast!
        Que Deus continue na direção deste projeto chamado irmãos.com, fazendo com que cada vez mais frutifique.
        Abração!

    • Veronique

      Olá Eber, como mãe, já senti, a necessidade até de oferecer um conteúdo que não só contasse uma história mas enchesse os olhinhos dela, até mesmo os desenhos animados, pelo menos os que estão disponíveis no you tube, parece que estão lá a três décadas, sei que pessoas como vc pode oferecer muito mais, que o Senhor seja contigo nesse projeto, vá em frente.

    • https://www.irmaos.com/membro/demaismm/ Denise Machado

      Muito legal Eber!! Obrigada por compartilhar seu sonho. Esse podcast realmente foi muito inspirador!
      Quero compartilhar com você um link de um dos livros mais fantásticos que eu já li que se chama Atos dos Apóstolos: http://centrowhite.org.br/files/ebooks/egw/Atos%20dos%20Apóstolos.pdf
      É uma espécie de comentário extendido do Atos dos Apóstolos da Bíblia. Muito lindo!
      Também tenho contato de uma pessoa que trabalha com gráficas. Se uma hora você decidir imprimir seu livro em quadrinhos e quiser o contato para fazer um orçamento, eu posso te passar. A pessoa também é cristã e com certeza conseguirá um bom preço pra você. 😉 Meu email é [email protected].

      Abraço, que Deus abençoe seus planos e sonhos.

  • http://www.asseka.com.br Bruno Escarim

    É sempre bastante inspirador ouvir histórias como a desse episódio. Faz-me refletir o quanto eu já fiz e o quanto ainda dá pra fazer.

    Em 2004 eu criei a ASSEKA (www.asseka.com.br) com o intuito de falar de Deus para aqueles que assim como eu, são apaixonados por automobilismo, principalmente o kart. Foi a forma que encontrei de juntar duas paixões.

    São quase 12 anos de muito trabalho, persistência e grandes recompensas, principalmente quando vejo vidas sendo transformadas. Até ateu virando cristão eu já vi!

    Sucesso pra vocês!

    • http://eberevangelista.wix.com/evangelista Eber Evangelista

      Muito bacana, cara! Fantástico sua iniciativa.
      Parabéns, e que Deus continue fazendo frutificar este projeto!

      • http://www.asseka.com.br Bruno Escarim

        Valeu Eber!

  • https://www.irmaos.com/membro/jacquesilva/ Jacqueline Silva

    Ola Pessoas!!
    Que alegria foi saber que tinha saído esse pod, estive no Encontro de Lideres e tive o privilegio de ouvi-los pessoalmente, foi maravilhosos todo o evento, mas essa parte foi particularmente desafiadora pra mim.
    Claro que já escutei o programa de novo e mandei pra todo mundo que não pode ir, mas que podem ser tbm impactados e inspirados.
    Muito Obrigada pelo trabalho de vocês, faz sempre muita diferença pra mim!

  • Gabriel da Silva

    To acabando de escutar falta 15 minutos e esse podcast deixou uma vontade de quero mais, haverá parte 2?

    • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

      Oi Gabriel, gostamos bastante do formato e, com certeza, tentaremos fazer isso mais vezes. Que bom que gostou também!

  • http://www.facebook.com/carlacrisribeiro Carla Ribeiro

    Primeira vez que ouço o Podcast e digo que, foi excelente. São histórias inspiradoras e que me fazem refletir como Deus pode nos usar de tantas maneiras para que manifestemos o Reino!! Quem sabe não me inspiro!
    Continuem sempre a trazer ótimos conteúdos Paulinho e Adriana!

  • Daphne

    Legal demais o episódio! Tenho um monte de amigos que frequenta o Holy Burger (nunca consegui ir), mas não sabia de toda essa história por trás! Muito inspiradora a visão deles.
    Vou compartilhar com outras pessoas que também querem fazer a diferença por aí!

  • http://programacancela.com.br Vinicius Miranda

    Comecei um projeto depois de ouvir várias ideias de vocês.
    Fui incentivado a empreender na obra de Deus para avanço do Reino Dele!

    Criei um projeto chamado de “Programa Cancela”, na ideia: o que você gosta de fazer nos finais de semana? Cancela e vem para nosso programa! =)
    Ele é um programa para desigrejados e pessoas que não se interessam pelo evangelho. Temos a presença de 150 pessoas que não tem ligação forte com igrejas e vários ateus.
    Fazemos palestras sobre assuntos da cultura pop, como filmes, séries, livros e HQs. Já fizemos sobre The Walking Dead, A Culpa é das Estrelas, Vingadores, Prison Break, Friends, 50 Tons de Cinza, GoT, The Big Bang Theory, Lost, MasterChef, Nárnia e teremos mais 4 episódios esse ano!

    Se quiserem ver as fotos e assistir as palestras, esse é o site: http://programacancela.com.br

    • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

      Cara, que legal o projeto de vocês! Curti muito a proposta e os vídeos. Parabéns!

  • http://facebook.com/charllynstoncardoso Charllynston Cardoso

    Incrível como projetos que a princípio pareciam pequenos ou até mesmo sem futuro, mostraram oque uma boa ideia, organização e muita força de vontade podem fazer. E Hoje estão aí, contribuindo para o reino e inspirando outras pessoas a tirar seus projetos do papel e dar seus próprios passos. Show de bola como sempre, parabéns, vocês são 10 !

  • Jony Bigu

    Bastante inspirador pra mim. Logo agora que eu e outros irmãos aqui de Fortaleza tbm iremos começar um trabalho com pessoas em situação de rua. Deus abençoe todos esses projetos e obrigado irmaos.com pelas lindas histórias..;

  • https://www.irmaos.com/membro/marcoagc/ Marco Galindo

    Oi Paulinho!! O programa está incrivelmente inspirador, mas acho que o arquivo está com erro.
    Consigo ouvir apenas até a metade e o mesmo ocorre com tentativas de download e transmissão por app do Android.
    Desculpa incomodar, mas quero muito ouvir o restante do episódio.
    Grande abraço e fiquem com Deus.

    • https://www.irmaos.com/membro/marcoagc/ Marco Galindo

      Consegui terminar pelo aplicativo 😀
      Mas o Download no PC ainda está indo apenas até a metade.
      Obrigado!!

  • Joás

    Olá Paulinho, onde encontro o vídeo desses talks?

    • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

      Não foi feito vídeo. Abraço.

  • http:www.missoesemsuasmaos.com.br Júlio

    Olá irmãos!
    Pensando em ideias e atitudes, tenho acompanhado alguns missionários e atitudes missionárias e administrado o site http://www.missoesemsuasmaos.com.br.
    A ideia é disponibilizar conteúdo consistente à igrejas e cristãos que querem fazer diferença: seja orando ou contribuindo com missões, seja fazendo missões localmente.
    WhatsApp 61 98147-2584