Quem diria?

2 Sm 5:1-10

O caminho percorrido por Davi, desde os tempos em que era um pastor de ovelhas até ser reconhecido e entronizado como o rei de Israel. Foi um caminho de risos e lágrimas, alegrias e decepções, honra e injustiça, deleite e sofrimento, festas e lutas, liberdade e fugas, palácios e cavernas, mas acima de tudo, de vitórias no Senhor.

Não se trata de uma ficção, nem de uma novela nascida na mente brilhante e escrita pela pena mágica de um artista. Trata-se da saga verdadeira de uma pessoa de carne e osso, um filho de Adão como você e eu. Alguém que saiu do anonimato para se tornar o rei dos reis de Israel. Quem diria, hein?

Quem diria que um adolescente franzino derrotaria um gigante valente e poderoso? Quem diria que um tocador de harpa acalmaria a alma de um atormentado? Quem diria que o filho de um criador de ovelhas seria o melhor amigo do filho do rei? Quem diria que refugiados numa caverna um bando de maus elementos se transformariam na tropa de elite do rei de Israel? Quem diria que o filho de Jessé um dia seria rei?

A história de Davi nos ensina que, embora sejamos pequenos e fracos nesse mundo, podemos ser grandes e poderosos no Reino de Deus. Sua trajetória mostra que a “humildade diante de Deus precede a honra diante dos homens”, seu exemplo avisa que um coração íntegro e reto é o que realmente vale para Deus.

Davi aprendeu que para chegar lá, ele não dependia dos homens poderosos, e sim do Deus Todo-poderoso que o escolheu e o ungiu para ser quem ele foi.

Tem algumas lições nessa história que temos que aprender: “Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos Exércitos era com Ele.” 2 Samuel 5:10 – O trono só foi possível porque um servo se entregou nas mãos DAQUELE que tudo pode.

1. “Ia Davi crescendo” – trata-se de um processo, e não de algo instantâneo que acontece do dia para a noite. Levou tempo para que Davi amadurecesse e ficasse pronto para assumir o trono. É preciso aceitar a trajetória que o Senhor colocou diante de nós, para que, ao chegarmos lá, reconheçamos o que Deus fez por nós, e o que mais Ele pode e quer fazer.

2. “em poder, cada vez mais” – Esse poder não é algo humano, mas espiritual. Davi sabia que seu poder era limitado, por isso ele “se fortalecia no Senhor e na força do Seu poder.” O servo de Deus tem que crescer cada vez mais em poder, e para que isso aconteça, é necessário a busca constante da plenitude do Espírito Santo, pois o verdadeiro poder não vem do homem, e sim de Deus.

3. “porque o SENHOR dos Exércitos era com ele” – A presença marcante de Deus guiando, fortalecendo, protegendo, capacitando, operando, amando, perdoando, cuidando, acompanhando fez com que Davi pudesse ser o rei de Israel. E é assim que tem que ser conosco, é assim que será com você e comigo, meu irmão.

Pense:

Em sua trajetória, às vezes parece que você nunca vai chegar lá? Parece que você está destinado ao fracasso e à mediocridade? Então, pare de olhar para as dificuldades e derrotas e entregue-se nas mãos do Deus de Davi, e um dia falarão sobre você – QUEM DIRIA?