#305: Alimentação descomplicada

Paulinho Degaspari e Adriana Degaspari conversam com a nutricionista Carol Viola e tiram todas as dúvidas num bom papo que vai abrir o apetite e ajudar a descomplicar nossa alimentação. Desmistifique as principais dietas, entenda como seu corpo responde ao que você come, troque o óleo de soja por água e respeite o bacon!

Duração: 01:22:55

» Participe do grupo de irmaos.com no Telegram
» Receba as novidades de irmaos.com por WhatsApp

CONTEÚDO RELACIONADO

  • https://www.irmaos.com/membro/th_ibrahim/ Thiago Ibrahim

    Sou magro de ruim.

  • Vinicius Grimaldi

    Show de bola! Mais um ótimo episódio! Parabéns!

  • Leonardo Romano

    Até que enfim o Bacon deixou de ser um super vilão. Se converteu pro bem. Agora falta o torresmo! Podcast leve, de baixas calorias e com uma convidada super simpática.

    • Carol Viola

      Obrigada!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/admsicardoso/ Simone Santos

    Gente amei esse Podcast!!!
    Quantas coisas que eu não tinha ideia que já vou adotar em casa e para mim também. Algo que eu não tinha ideia era sobre a relação do café da manhã/sono com a hiperatividade, muito esclarecedor.
    Já vou fazer minhas marmitas também quando fizer a lancheira da minha filha, pois isso de ficar muito tempo sem comer é terrível. Quando consigo comer saio devorando tudo que me aparece pela frente. E agora é acertar um cardápio que melhore a qualidade de vida.
    Vida nova para o fim de 2016!!!
    Parabéns pelo Podcast!!! \o/ O que mais me chamou a atenção foi a paixão que Carol demonstrou em conciliar a nutrição física com a nutrição da nossa vida em Cristo. Maravilhosa ela <3

    • Carol Viola

      Obrigada

  • https://www.irmaos.com/membro/abnerlobo/ Abner Lobo

    Uma alegria ao escutar esse episódio: “Saber que sem precisar eliminar tudo pra ser saudável!”

    Excelente episódio…
    preciso começar uma atividade física com urgência… Engordei cerca de 10kg em dois anos, e não foi por comer muito, mas tenho andado muito menos, além de comer mais “besteiras”.

    Vou escutar mais uma vez para poder anotar todas as dicas.

    Mais uma vez quero parabenizar pelo tema e pelo episódio…

    • Carol Viola

      Obrigada

  • https://www.irmaos.com/membro/lourival2/ Lourival Neves Gonçalves

    Paulinho,esse podcast é um utilidade pública.kk. Pela beleza das palavras da Carol Viola,se eu não fosse cristão teria me convertido também ao ouvi-la.Quero mais especialistas no irmãos.com.kkk. Parabéns!

    • Carol Viola

      Obigada

  • http://www.missoesemsuasmaos.com.br Júlio Heleno

    Muito bom ouvir a irmã Carol!
    Falou muitas das coisas que eu penso.
    Nada de extremismo na alimentação, mas equilíbrio em tudo.
    E olha que Deus tem nos dado equilíbrio! (II Tm. 1:7)

  • https://www.irmaos.com/membro/lourival2/ Lourival Neves Gonçalves

    Paulinho,Você já teve DEPRESSÃO PÓS-PRATO?kkkkkkk

    • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

      Já passei mal por comer demais e me arrependi de comer algumas coisas em horas erradas e ter consequências desagradáveis. Se isso for depressão pós-prato, então acho que sim! hehehe

  • https://www.irmaos.com/membro/demaismm/ Denise Machado

    acabei de ouvir o programa e achei bem controverso…
    a carol é muito simpática e deu pra perceber que ela dá o seu melhor do fundo do coração. o que ela falou é tudo o que todo mundo quer ouvir, e é um bom começo, mas segundo tudo o que eu tenho lido (nos últimos 15 anos), estudado e cursos que tenho feito sobre esse assunto, muito do que ela falou não é o que mostram as últimas pesquisas sobre o assunto. nutrição é um assunto que me interessa muito e as vezes eu tenho vontade de estudar nutrição e mudar de área de atuação…
    um documentário que eu achei super interessante se chama “food matters” (o alimento é importante), disponível no youtube. (há muitos outros, inclusive sobre a cura do câncer e do diabetes…)
    independente do meu ponto de vista, eu achei o tema excelente!! e tb curti muito o podcast anterior com a adri e as outras “meninas”. bravo!

    • Carol Viola

      Denise, existem realmente muitos estudos na área da alimentação, da nutrição, da relação comida e saúde e comida e doenças. É um assunto muito estudado e controverso, mas espero poder ter ajudado.
      Obrigada por ouvir!

      • https://www.irmaos.com/membro/demaismm/ Denise Machado

        Oi Carol, eu adorei o podcast e me ajudou a ver algumas coisas de forma diferente. É sempre bom ouvir ouvi um novo ponto de vista. Mas é verdade que esse assunto é muito controverso mesmo. Mas vc está de parabéns por se deixar e querer ser usada por Deus em sua profissão. Parabéns!

    • Dri Degaspari

      Denise, fiquei curiosa pra saber o que vc achou controverso! Conta pra nós! 🙂

      • https://www.irmaos.com/membro/demaismm/ Denise Machado

        Oi Dri, o Rafael Silva já mencionou um pouco do que eu tb acredito abaixo e colocou até as fontes (isso sim é comentário! rs).
        Meu pai é vegetariano há 54 anos, e segundo os médicos dele, ele ainda está vivo graças a esse estilo de vida (ele tem uma doença congênita no pulmão). Seus hábitos tb consistem no café da manhã de um rei, almoço de um príncipe e jantar de um mendigo. Eu cresci aprendendo tudo isso… Logo, apesar de as vezes eu enfiar o pé na jaca comendo um fondue (moro na Suíça), eu acredito que a alimentação quanto mais natural, melhor. Isto é, eu acredito que a alimentação vegana é a melhor alimentação para o ser humano. O melhor documentário que eu assisti sobre o assunto é o “Fork over Knives” (http://www.forksoverknives.com/the-film/). Mas existem vários outros como “Cowspiracy” no netflix, Food Inc., no Brasil tem o “Muito além do peso” (https://youtu.be/8UGe5GiHCT4), etc, que como o Rafael citou muito bem não consiste só no alimento, mas na nossa responsabilidade de cuidar do planeta e garantir que todas as pessoas tenham alimento. A questão de justiça e segurança alimentar tb passam por aqui…
        Outra coisa que acho controverso é o fato de se comer de 3 em 3 horas. Eu acredito que isso sobrecarregue o nosso organismo, pois o estômago tb precisa descansar. Para que isso aconteça, precisamos esperar pelo menos 4 a 5 horas para uma próxima refeição. Eu li isso, mas achei esse vídeo no youtube que explica super bem: https://youtu.be/Uv7MUJp7w_Y?t=1m56s.
        Voilà!!! Beijão.

  • https://www.irmaos.com/membro/rafasdoc/ Rafael Silva

    Muito bom o podcast, sou médico aqui em Vitória-ES, acompanho o podcast já há alguns anos, a Carol Viola fala muito bem, verdadeira utilidade pública. Gostaria de comentar alguns pontos:

    1- A alimentação e a atividade física é realmente de suma importância num grande leque de enfermidade. Sabidamente o sedentarismo e o alto consumo de sódio estão diretamente relacionados com hipertensão, então toda redução de sódio é bem vinda, já que ingerimos mais que 5x o recomendado, bem como a prática de atividade física (30min 5-7x/semana). Os dois juntos promovendo redução importante nos níveis de pressão arterial. Mais importância ainda tem a redução de peso no controle da pressão alta, 20-30% de redução para cada 5% de peso perdido (1)

    2 – Diabetes. Marcadamente se reduzimos a gordura visceral (pochete que temos na barriga) melhoramos o controle da glicemia e a resistência a insulina. A prática de atividade física e a reeducação alimentar funcionam sozinhos como excelentes medicamentos

    3) Câncer. Dietas ricas em frutas e hortaliças e fibras reduzem a incidência global de câncer, bem como as com predominância de industrializados pobres em fibras aumentam o risco, principalmente do câncer de colon e reto. O aumento no consumo de frutas e hortaliças promove uma redução na incidência global de câncer, que varia de 7% a 31%, a depender da metodologia. Já as fibras poderiam reduzir em até 33% o risco de câncer de colon e reto, o que dá umas 10000 pessoas por ano, só no Brasil (3,4)

    4) Enxaqueca. Não só alguns, mais vários alimentos tem ligação direta com o aparecimento de uma crise de enxaqueca, gatilhos. Café, chocolate, leite e derivados, refrigerantes de cola, chás, aditivos químicos e adoçantes. Devendo, quem tem enxaqueca, ficar atento a isso. (5)

    5) Atópicos e leite. Nos pacientes atópicos com sensibilidade ao leite, o consumo do mesmo pode aumentar a produção de muco, piorando os sintomas de asma e rinite. O que não acontece quando estamos falando de aleitamento materno, que reduz o risco de atopias (dermatite atópica, asma e rinite)

    Referências
    1) http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf
    2) http://www.diabetes.org.br/sbdonline/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf
    3) http://www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/2301/S1415-52732004000400009.pdf?sequence=1&isAllowed=y
    4) http://www.inca.gov.br/rbc/n_60/v01/pdf/11-resenha-estimativa-2014-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf
    5)https://www.researchgate.net/profile/Aline_Costa6/publication/276275955_Migranea_e_os_fatores_alimentares_desencadeantes/links/561d176208aef097132b187c.pdf
    6) http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v33n4/v33n4a16

  • https://www.irmaos.com/membro/rafasdoc/ Rafael Silva

    Quanto ao leite, eu tenho minhas dúvidas. Naturalmente ao envelhecermos nos tornamos cada vez mais intolerantes a lactose, por mera redução na produção de lactase, com quase todos nós possuindo algum grau de intolerância a lactose. Acho eu que pregarmos o consumo adequado de cálcio usando leite, algo impraticável sob a lógica cristã, que prega que devemos exercer bom governo sobre a terra. Se hoje, mesmo consumindo bem menos leite do que deveríamos, temos uma indústria alimentícia que tortura animais da sua concepção a sua morte para tentar saciar nossa fome, como seria possível produzir leite para todos, se hoje as vacas precisam ser constantemente inseminadas de forma artificial para produzir leite de forma ininterruptas, permanecendo ligadas à maquinas de sucção que provocam mastite crônica, de modo que a quantidade de pus, sim pus, no leite precisa ser constantemente monitorada e antibióticos são rotina. Fora todo o restante da industria de alimentos que para atender nossa fome (nossa gula na verdade, por carne, leite e ovos) tem que montar uma linha de produção onde todos os processos envolvem a tortura de animais. Penso eu que como cristãos que “adoram comer”deveríamos pensar também nessas coisas, penso que disso também teremos que prestar conta…

    Fica a sugestão do documentário “A Carne é Fraca”: https://www.youtube.com/watch?v=EvP2Qy4ZEzA

    Bem como o “Super Size Me” – A dieta do palhaço: https://www.youtube.com/watch?v=FW0MsB-KVDk

    #ficaadica

  • https://www.irmaos.com/membro/elias/ Elias Paiva

    Muito bom o programa. Estou tentando pensar em um jeito de melhorar por aqui. Parabéns.

  • Marco Aurelio

    Entre várias dicas legais, tem a do ovo e auxilia na imunidade.

    Parabéns pelo pod #305

  • https://www.irmaos.com/membro/osmanbaena/ Osman Baena de Melo

    Muito bom: Comer, “de manhã como um Rei, de tarde como um Príncipe e de noite como um mendigo”.
    Vou ter que fazer muitas mudanças, pois tenho comido:
    -De manhã como um MENDIGO,
    -De tarde como um IMPERADOR,
    -De noite como um REI MOMO.

  • https://www.irmaos.com/membro/c4ptain/ Cristiano Almeida

    Programa muito informativo com uma convidada simpática que sabe bem do que fala. Gostei.

    Só um pequeno comentário sobre a dieta dos pontos que foi citada bem rapidamente na lista das que não funcionam. Não concordo muito com isso. Claro que não há dieta mágica que mantenha saúde, mas acredito que essa dieta não se propõe a ser mágica nem compromete a saúde.

    Comecei uma dieta desregrada, do meu jeito, lá pelo começo do ano. Com ela perdi uns 11 Kg em cerca de uns 6 meses ou pouco mais. Como era desregrada não marquei bem as datas nem fui acompanhando meu peso. Após isso comecei uma versão da dieta dos pontos adaptada por um site/app de dieta. Basicamente a proposta é comer de tudo de forma consciente. É sugerido comer bem no café da manhã, almoço e janta. Fazer lanches bem leves de manhã, de tarde, e de noite. Consumir frutas, legumes, cereais, leite. Não se privar por completo daqueles alimentos calóricos a pessoa ama, apenas diminuir a quantidade. Fazer exercícios físicos também. O programa no entanto leva a pessoa a ter noção das quantidades consumidas, dos horários, das frequências de alimentação, do consumo de água, do hábito do exercício. Ou seja, trabalha o conhecimento do processo de emagrecimento e manutenção de um peso ideal, com hábitos saudáveis. Não é uma dieta milagrosa, apenas um método de levar as pessoas a terem bons hábitos que refletem na questão do peso.

    Abraços.

  • https://www.irmaos.com/membro/ismaelsmith/ Ismael Batista

    Já ouvi duas vezes e na segunda foi com minha mãe pra ele aprender algumas coisinhas também. Devagar vou mudando minha alimentação (para melhor), de acordo com o que o bolso permite também né, porque não tá fácil pra ninguém.. :p

  • KIKO de Angra

    Aí muuuuito bom o cast… parabens…posso dizer que, minha esposa fazendo pizza, não comer massa a noite é quase uma batalha diária….Ouvi com minha esposa e cunhada e ela curtiram muito…
    Grande abraço…

  • https://www.irmaos.com/membro/altina/ Renata dos Santos Sousa

    ameiiiiiii!!!!!!!!! irmãos.com só tem melhorado.cada podcast novo é melhor do que o anterior!!!!!parabéns…… e nesse os comentários tem acrescentado ainda mais conteúdo. gostei muito de ouvir o papo descontraído de vcs…podia ter a parte 2 dessa conversa.

  • Andreia Lima

    Muito bom este podcast!
    Parabens!!
    Foi mencionado que nos Estados Unidos não vende óleo de canola, porém, apesar de ser grandemente combatido aqui, ele é vendido em todos os mercados.
    Obrigada pelo empenho de todos!
    Amei a notícia do bacon e o cafe com chocolate amargo pré e pós treino. Valeu!

  • http://www.paraquebras.com.br Victor Alexandre

    Ótimo programa!!

    Só uma dúvida, quais suas considerações sobre JEJUM INTERMITENTE?

  • Cláudio Antônio da Silva

    Excelente este episódio.
    Eu já muito cuidadoso com essa questão e não tenho problemas relacionados, mas tem algumas coisas que vou começar a por em prática a partir deste PodCast.
    Parabéns pessoal, continua valendo a pena estar ligado em irmãos.com
    Estou de volta, hahaha