Up, Altas Aventuras

Assistir Up, Altas Aventuras, foi mais uma história maravilhosa para rir e chorar! Bom, comentar filmes da Pixar é sempre comentários clichês… é difícil sair do “maravilhoso”, “esplendoroso”, “bom demais” e “eles não perdem a mão”! Eles ainda merecem esses elogios e espero que não deixem de receber! Só que desta vez teve um gostinho diferente, foi o primeiro filme da Pixar em 3D!

Carl Fredricksen é um idoso de 78 anos que finalmente coloca em prática o início da realização do seu sonho: ir para a América do Sul! Esse sonho, na verdade, foi o sonho de sua esposa Ellie, que conheceu quando ainda era o menino sonhador Carl, tão tímido e já tão apaixonado por voos! O filme conta, além da maior aventura da vida de Carl, a sua linda a história de amor de Ellie com o Sr Fredricksen.

A aventura começa quando Carl percebe que não tem mais nada a perder em sua vida. Ameaçado de ir para o asilo e de ver a sua casa ser ameaçada por construções de arranha-céus, ele bola o plano mais maluco que alguém podia bolar: amarrar um monte de balão em sua casa e sair voando até a América do Sul, para “estacioná-la” no topo de uma cachoeira, onde sua esposa sempre sonhou ir. Aem menos esperar, Fredricksen percebe que não está sozinho. Russel é um menininho de 8 anos, escoteiro em busca da sua última boa ação para ser promovido a grande escoteiro, que está na varanda dele e embarca junto com ele nessa aventura maluca. Como visto no trailler, Carl não tem outra opção a não ser levar o pequeno Russel na aventura.

No começo, os dois não tinham ligação nenhuma! Sr Fredricksen estava sempre de mau-humor e às vezes até pensava em se livrar do garoto enquanto Russel estava sempre tentando ser amigo do bom velhinho. Com sua simpatia, Russel consegue finalmente o carisma de Carl que sem perceber se vê na infância através do pequeno explorador da natureza e o aceita em sua jornada em busca da concretização do maior sonho de sua vida. A amizade que se desenvolve entre Carl e Russel é tocante, bem como o envolvimento dos personagens nessa viagem fantástica. O filme consegue atingir o coração e o humor tanto de adultos, jovens e crianças, coisa que a Pixar sempre consegue fazer.

Não posso terminar essa crítica sem falar das dublagens! Sempre assisti animações dubladas e os dubladores brasileiro nunca deixaram a desejar! A equipe de dublagem do filme fez um excelente trabalho, encabeçada por Chico Anysio (voz de Carl), Nizo Neto, filho de Chico Anysio (cachorro Dug) e a voz de Charles Muntz (um heroi apresentado no início do filme e bem importante na trama) fica por conta de Jomeri Pozzoli, dublador de Marlon Brando no Brasil.

Vá o mais rápido possível para assistir Up em 3D, chegue mais cedo para não perder o curta Parcialmente Nublado, aliás, tão lindo e fofinho quanto Up, e prepare-se para se emocionar ao desviar de árvores, matos e de muitos, muitos balões.

Pra quem já assistiu (selecione com o mouse para ler):

– Achei muito legal a Pixar brincar com as vozes dos cachorros. Que coisa mais nonsense!
– Esquilo?! Hahaha!
– Que lugar da América do Sul é aquele?
– E o Kevin? É a Kevin!